12
Os lavradores maus
1Depois disto Jesus começou a falar com eles mediante parábolas#parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas., e disse: —Um homem fez uma plantação de uvas e a cercou com um muro. Depois construiu um tanque, onde as uvas seriam amassadas, e uma torre. Então arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar.2Quando chegou o tempo certo, o dono mandou um servo seu aos lavradores a fim de receber parte dos frutos da sua plantação de uvas.3Os lavradores, porém, pegaram o servo e, surrando-o, o mandaram de volta de mãos vazias.4Ele enviou-lhes outro, mas eles bateram na cabeça dele e o insultaram. Enviou-lhes, então, um outro que, por sua vez, foi morto por eles.5O dono da plantação de uvas enviou-lhes muitos outros, mas eles bateram em alguns e mataram a outros.6Só restava ao dono da plantação enviar seu querido filho. E enviando-o, finalmente, disse: “Ao meu filho eles respeitarão”.7Os lavradores, porém, disseram uns aos outros: “Este é o herdeiro. Se nós o matarmos a herança será nossa”.8Então, agarrando ao filho do dono, mataram-no e jogaram o seu corpo fora da plantação.9Agora eu lhes pergunto: O que o dono da plantação de uvas vai fazer com esse lavradores? Ele virá e os matará e arrendará a sua terra a outros lavradores.10Vocês nunca leram as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.? Elas dizem:
“A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a pedra mais importante.
11Isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos!”
12Os líderes dos sacerdotes e os professores da lei entenderam que Jesus tinha dito esta parábola#parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas. contra eles e começaram a procurar um meio de prendê-lo, mas tinham medo do povo. Então, deixando-o, foram embora.
Pagamento de impostos a César
13Depois, enviaram alguns fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. e alguns herodianos#herodianos Um grupo político que seguia Herodes e sua família. até Jesus para ver se o pegavam em alguma coisa que ele dissesse.14E, aproximando-se dele, disseram:
—Mestre, nós sabemos que é um homem honesto e que não se importa com o que as pessoas possam pensar, pois o senhor não olha para as aparências, mas ensina sempre o caminho de Deus com toda honestidade. É certo ou não pagar impostos a César? Devemos pagá-los ou não?
15Jesus, porém, percebendo a hipocrisia deles, disse-lhes:
—Por que estão me testando? Tragam-me uma moeda#moeda (de prata) 12.15 Literalmente “denário”, uma antiga moeda romana. de prata para eu ver.
16Eles lhe deram a moeda#moeda (de prata) 12.16 Literalmente “denário”, uma antiga moeda romana. e ele lhes perguntou:
—De quem são esta imagem e esta inscrição?
—De César—eles responderam.
17Jesus, então, disse-lhes:
—Dêem a César o que é de César e dêem a Deus o que é de Deus.
E todos ficaram admirados com ele.
18Depois, alguns saduceus#saduceus Um principal grupo religioso de judeus. Eles aceitavam somente os primeiros cinco livros do Velho Testamento. Eles acreditavam que as pessoas não tinham uma outra vida depois da morte., os quais dizem não haver ressurreição, se aproximaram dele e perguntaram:
19—Mestre, Moisés nos deixou escrito que se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar-se com a viúva para terem filhos que serão considerados filhos do irmão que morreu.20Era uma vez sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos.21O segundo se casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Com o terceiro aconteceu a mesma coisa,22e nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher.23No dia da ressurreição, quando todos voltarem à vida, de quem ela será esposa, uma vez que foi casada com todos os sete irmãos?24Jesus, porém, lhes respondeu:
—Como vocês estão enganados! E a razão é que não conhecem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. nem o poder de Deus.25Quando o dia da ressurreição chegar, ninguém se casará nem ninguém será dado em casamento. Porém todos serão como os anjos no céu.26Mas a respeito da ressurreição dos mortos, vocês nunca leram no livro de Moisés, a passagem que fala sobre o arbusto que queimava? Nela Deus disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó#Abraão, Isaque, Jacó Três dos mais importantes líderes do Velho Testamento.”.#“Eu sou … o Deus de Jacó” 12.26 Citação de Êxodo 3.6.27Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos! Vocês estão completamente errados!
O mandamento mais importante
28Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, perguntou-lhe:
—Qual é o mandamento mais importante?
29Jesus respondeu:
—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.30Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”#“Ouça, Israel … força” 12.30 Citação de Deuteronômio 6.4-5..31O segundo mandamento é este: “Ame ao seu próximo como você ama a você mesmo”#“Ame ao seu próximo … mesmo” 12.31 Citação de Levítico 19.18.. Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes.32O professor da lei disse-lhe:
—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele.33O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar ao nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.
34Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do professor da lei, disse-lhe:
—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.
A pergunta sobre o Messias
35Quando Jesus estava ensinando no templo, disse:
—Como podem os professores da lei dizer que o Cristo#Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus. é filho de Davi?36O próprio Davi, inspirado pelo Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., disse:
“O Senhor disse ao meu Senhor:
Sente-se do meu lado direito
até que eu coloque todos os seus inimigos debaixo dos seus pés”.
37Se o próprio Davi o chama de Senhor, como pode ele ser seu filho?
E a multidão o ouvia com prazer.
38E enquanto ensinava, dizia:
—Tenham cuidado com os professores da lei. Eles gostam de andar com as suas roupas elegantes e de ser cumprimentados com respeito nos lugares públicos.39Eles também gostam de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas#sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras. e os lugares de honra nas festas.40Eles exploram as viúvas, roubando delas os seus bens e, ao mesmo tempo, fazem longas orações para serem notados. Estes receberão o pior castigo.
A oferta da viúva pobre
41Jesus estava sentado perto da caixa de contribuições do templo e observava como as pessoas punham seu dinheiro nela. Muitos ricos depositavam grandes quantias.42Veio, porém, uma viúva pobre e colocou duas pequenas moedas, correspondentes a um centavo.43Jesus, então, chamando os seus discípulos, disse-lhes:
—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre colocou na caixa de contribuições mais do que o fizeram todos os outros!44Digo isto pois todos deram o que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.
Loading reference in secondary version...