10
Jesus fala sobre o divórcio
1Depois, partindo dali, ele se dirigiu para a região da Judéia, cruzando o rio Jordão. Uma grande multidão se juntou novamente ao redor de Jesus e ele, como era seu costume, os ensinava.2Alguns fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. também se aproximaram dele e lhe perguntaram:
—É permitido a um homem se divorciar de sua esposa?
(Eles perguntaram isso para colocá-lo à prova.)3Ele respondeu:
—O que Moisés ordenou?
4Eles responderam:
—Moisés permitiu ao homem dar carta de divórcio e mandar a sua mulher embora.
5Jesus, porém, lhes disse:
—Moisés lhes deu essa lei por causa da teimosia de vocês.6Pois desde o princípio da criação, como foi dito, “Deus os fez homem e mulher”#“Deus … mulher” 10.6 Citação de Gênesis 1.27..7“Por isso o homem deve deixar seu pai e sua mãe e unir-se à sua esposa,8e os dois serão um só”#“Por isso … um só” 10.8 Citação de Gênesis 2.24.. Portanto, eles não são mais dois, mas sim um só.9Por isso, que ninguém separe o que Deus uniu.
10Quando chegaram a casa, os discípulos voltaram a perguntar sobre este assunto.11E Jesus lhes disse:
—Quem se divorcia de sua esposa e se casa com uma outra mulher comete adultério contra sua esposa.12E a mulher que se divorcia de seu marido e se casa com outro homem também comete adultério.
Jesus e as crianças
13Depois disso alguns trouxeram algumas crianças para que Jesus as abençoasse, mas os discípulos os repreenderam.14Ao ver isto, Jesus ficou indignado e disse-lhes:
—Deixem que as crianças venham até a mim. Não as impeçam, pois o reino de Deus pertence aos que são como estas crianças.15Digo a verdade a vocês: Quem não receber o reino de Deus assim como uma criança o faz, nunca entrará nele.16E pegando as crianças no colo, colocava as suas mãos sobre elas e as abençoava.
O jovem rico
17Quando Jesus estava começando de novo a sua viagem, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se aos seus pés, perguntou:
—Bom Mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?
18Jesus lhe respondeu:
—Por que você me chama de bom? Só Deus é bom e mais ninguém!19Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho, não seja desonesto, honre o seu pai e a sua mãe”#“Não mate … sua mãe” 10.19 Citação de Êxodo 20.12-16; Deuteronômio 5.16-20..
20O homem, então, disse:
—Mestre, desde pequeno tenho obedecido a todos esses mandamentos.
21Jesus olhou para ele e, sentindo um grande amor por ele, disse-lhe:
—Está faltando somente uma coisa: Vá, venda tudo o que você tem e distribua o dinheiro entre os pobres, pois assim você terá tesouro no céu. Depois venha e siga-me.
22O homem, porém, ficou contrariado ao ouvir isso e foi embora triste, pois ele tinha muitos bens.
23Jesus olhou ao seu redor e disse aos discípulos:
—Como é difícil para os ricos entrarem no reino de Deus!
24Os discípulos acharam estranho o que Jesus tinha dito, mas ele disse novamente:
—Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus!25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus!
26Eles acharam isso ainda mais estranho e começaram a perguntar uns aos outros:
—Então, quem é que pode ser salvo?
27Olhando para eles, Jesus explicou:
—É impossível para as pessoas, mas não para Deus, porque para Deus tudo é possível.
28Pedro, então, disse:
—Olhe, nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
29E Jesus respondeu:
—Digo a verdade a vocês: Aquele que deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou propriedades por minha causa e por causa das Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.,30receberá muito mais, ainda nesta vida. Ele receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, com perseguições. E no futuro receberá a vida eterna.31Muitos dos que agora são os primeiros serão os últimos e muitos dos que agora são os últimos serão os primeiros.
Jesus prediz a sua morte e a sua ressurreição pela terceira vez
32Eles estavam viajando para Jerusalém e Jesus caminhava à frente deles. Os discípulos estavam admirados com ele, mas alguns que o seguiam estavam com muito medo. Então, Jesus chamou os doze discípulos de lado e começou a revelar as coisas que iam acontecer a ele, dizendo:
33—Escutem bem! Nós estamos indo para Jerusalém. Lá o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). será entregue aos líderes dos sacerdotes e aos professores da lei e eles o condenarão à morte e o entregarão aos que não são judeus.34Eles zombarão dele, cuspirão nele, baterão nele e, por fim, o matarão. Três dias depois ele ressuscitará.
O pedido de Tiago e João
35Tiago e João, os filhos de Zebedeu, se aproximaram de Jesus e pediram:
—Mestre, gostaríamos que nos fizesse uma coisa.
36E Jesus perguntou:
—O que vocês querem que eu faça?
37Eles disseram:
—Nós gostaríamos que nos desse o direito de sentar ao seu lado na sua glória, um à sua direita e outro à sua esquerda.
38Jesus, porém, disse-lhes:
—Vocês não sabem o que estão pedindo. Vocês podem, por acaso, beber o cálice#cálice Aqui Jesus usou a idéia de beber de um cálice referindo-se à aceitação das coisas horríveis que Ele ia sofrer. que eu bebo ou ser batizados#batizar, batismo 10.38 Aqui “batismo” tem um significado todo especial: é sendo batizado ou enterrado em problemas. com o batismo com que eu sou batizado?
39Eles responderam:
—Podemos.
E Jesus lhes disse:
—Vocês beberão o cálice#cálice Aqui Jesus usou a idéia de beber de um cálice referindo-se à aceitação das coisas horríveis que Ele ia sofrer. que eu bebo e serão batizados com o batismo com que eu sou batizado;40mas não sou eu que estabeleço quem vai se sentar à minha direita ou à minha esquerda. Esses lugares são para as pessoas para quem eles foram preparados.
41Quando os outros dez ouviram isto, ficaram zangados com Tiago e João.42Mas Jesus os chamou e disse-lhes:
—Vocês sabem que os que não são judeus são dominados pelos que são considerados seus governadores e são os seus líderes que exercem autoridade sobre eles.43Com vocês, entretanto, isto não acontece. Pelo contrário, aquele que, entre vocês, quiser ser importante, tem que servir a vocês;44e aquele que quiser ser o primeiro entre vocês, tem que ser servo de todos.45Digo isto pois nem mesmo o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). veio para ser servido, mas sim para servir e até mesmo para dar a sua vida como resgate por muitos.
Jesus cura o cego Bartimeu
46Jesus e seus discípulos atravessaram a cidade de Jericó. Quando saíam da cidade, acompanhados por grande multidão, encontraram um mendigo cego sentado à beira da estrada. Seu nome era Bartimeu (isto é, filho de Timeu).
47Quando o cego ouviu que era Jesus de Nazaré que estava passando, começou a gritar, dizendo:
—Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim!
48Muitas pessoas o repreenderam, mandando que ele ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais:
—Filho de Davi, tenha pena de mim!
49Jesus, então, parou e disse:
—Chamem-no.
E eles chamaram o cego, dizendo-lhe:
—Coragem! Levante-se, pois ele está chamando você.
50Bartimeu atirou o seu casaco para o lado, levantou-se depressa e foi até Jesus.51Jesus lhe perguntou:
—O que você quer que eu faça por você?
E o cego respondeu:
—Eu quero voltar a ver, Mestre!
52Então Jesus lhe disse:
—Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Loading reference in secondary version...