5
Jesus ensina a multidão
1Quando Jesus viu a grande multidão, subiu para o alto de um monte e se sentou. Os seus discípulos se aproximaram2e Ele começou a ensiná-los, dizendo:
3—Felizes os que reconhecem que precisam de Deus,
pois o reino do céu é deles.
4Felizes os que choram,
pois Deus os consolará.
5Felizes os humildes,
pois eles herdarão a terra que Deus prometeu.
6Felizes os que têm fome e sede de justiça,
pois ficarão completamente satisfeitos.
7Felizes os que têm misericórdia dos outros,
pois receberão misericórdia.
8Felizes os que têm coração puro,
pois verão a Deus.
9Felizes os que fazem a paz,
pois serão chamados “filhos de Deus”.
10Felizes aqueles que são perseguidos por fazerem a vontade de Deus,
pois a eles pertence o reino do céu.
11—Felizes serão vocês quando forem insultados, perseguidos e mesmo quando receberem todo tipo de calúnias pelo fato de me seguirem.12Alegrem-se e fiquem realmente muito felizes, pois grande é a recompensa que receberão no céu. Foi desta mesma maneira que os profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. que viveram antes de vocês também foram perseguidos.
O sal e a luz
13—Vocês são o sal da terra! Se o sal, porém, perde o seu sabor, como poderá voltar a ser salgado? Ele não presta para mais nada! É jogado fora e pisado pelos que passam!
14—Vocês são a luz do mundo! Uma cidade situada no alto de uma montanha não pode ser escondida.15Da mesma forma, ninguém acende um lampião para colocá-lo debaixo de um vaso, mas sim para colocá-lo em cima da mesa, para que possa iluminar a todos os que estão na casa.16Que a luz de vocês brilhe diante das pessoas de tal forma que, ao verem as boas obras de vocês, elas dêem glória ao Pai que está no céu.
Jesus ensina a respeito da lei
17—Não pensem que eu vim para acabar com a lei de Moisés ou com o ensino dos profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.. Não vim destruí-los, e sim dar o verdadeiro significado deles.18Digo a verdade a vocês: Enquanto o céu e a terra durarem, nem uma letra ou mesmo um único acento desaparecerá da lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica. até que todas as coisas aconteçam.19Portanto, quem desobedecer o menor dos mandamentos e ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo, será considerado o menor no reino do céu. Por outro lado, quem obedecer os mandamentos e ensiná-los a outras pessoas será considerado o maior no reino do céu.20Digo a verdade a vocês: A não ser que excedam os professores da lei e os fariseus em fazer o que Deus quer, jamais entrarão no reino do céu.
Jesus ensina sobre o relacionamento entre as pessoas
21—Vocês ouviram que aos nossos antepassados foi dito isto: “Não mate” e “Quem matar alguém será levado a julgamento”.22Mas eu lhes digo: Qualquer um que ficar com raiva de uma outra pessoa será levado para julgamento. Qualquer que insultar uma outra pessoa será levado ao Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento.. Quem chamar uma outra pessoa de “tolo” merece ser jogado no fogo do inferno.
23—Portanto, se você for até o altar para dar a sua oferta e se lembrar ali de que alguém tem alguma coisa contra você,24deixe a sua oferta lá mesmo, diante do altar. Primeiro vá e faça as pazes com aquela pessoa; depois volte e dê a sua oferta.
25—Entre em acordo sem demora com o seu adversário, enquanto você estiver a caminho com ele. Caso contrário, ele o entregará ao juiz, o juiz o entregará aos guardas e você será colocado na prisão.26Digo a verdade a você: Não sairá de lá até que pague tudo o que deve.
Jesus ensina sobre o adultério
27—Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério”.28Eu, porém, lhes digo que todo aquele que olhar para uma mulher desejando possuí-la, já cometeu adultério em seu coração.29Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora, pois é melhor que uma parte do seu corpo seja destruída do que todo o seu corpo seja atirado no inferno.30Da mesma forma, se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora, pois é melhor que uma parte do seu corpo seja destruída do que todo o seu corpo ir para o inferno.
Jesus ensina sobre o divórcio
31—E também foi dito: “Se alguém se separar de sua esposa deve dar-lhe carta de divórcio”.32Eu, porém, lhes digo que qualquer um que se divorciar de sua esposa sem que ela seja culpada de imoralidade sexual, faz com que ela cometa adultério e quem se casar com ela também comete adultério.
Jesus ensina sobre os juramentos
33—Vocês também ouviram o que foi dito aos nossos antepassados: “Não quebre um juramento, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer”.34Eu, porém, lhes digo: Não jurem por nada. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus;35nem pela terra, pois é onde Deus coloca os seus pés; nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei.36Não jurem nem por suas próprias cabeças, pois vocês não são capazes de tornar um só fio de cabelo branco ou preto.37Vocês devem dizer somente “sim” ou “não”. O que passar disso vem do Diabo.
Jesus ensina sobre a vingança
38—Vocês também ouviram: “Olho por olho e dente por dente”.39Eu, porém, lhes digo: Não se oponha aos perversos. Mas, ao contrário, se alguém lhe bater na face direita, vire-lhe também a esquerda.40Se alguém quiser processar você a fim de lhe tomar a capa#capa Peça de roupa comprida que os judeus usavam por cima das outras roupas., deixe que leve também a túnica#túnica Peça de roupa, tipo de camisola, que os judeus usavam por baixo da capa..41Se alguém lhe obrigar a carregar uma carga por um quilômetro, leve-a por dois quilômetros.42Dê a quem lhe pedir alguma coisa e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado.
Jesus ensina sobre o amor
43—Vocês também ouviram que foi dito: “Ame o seu próximo e odeie os seus inimigos”.44Eu, porém, lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que perseguem a vocês.45Dessa forma o Pai que está no céu os considerará seus filhos, pois Ele faz com que o seu Sol brilhe tanto para os bons como para os maus e manda suas chuvas tanto para os justos como para os injustos.46Se vocês amarem somente às pessoas que amam a vocês, o que é que vocês ganham? Até mesmo os cobradores de impostos fazem isto!47E se cumprimentarem somente aos seus irmãos, o que fazem de mais? Até mesmo os que não crêem em Deus fazem isso.48Portanto, sejam perfeitos assim como o Pai de vocês, que está nos céus, também o é.
Loading reference in secondary version...