4
A tentação de Jesus
1Então, Jesus foi levado pelo Espírito#Espírito (de Deus) Também é chamado de “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. para o deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo.2Depois de não comer nada durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome.3O tentador aproximou-se, então, dele e disse:
—Se você é mesmo o Filho de Deus, mande estas pedras se transformarem em pão.
4Jesus, porém, respondeu:
—As Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Nem só de pão vive o homem;
mas de toda a palavra que procede de Deus”.
5O Diabo levando-o depois para a cidade santa de Jerusalém, colocou-o sobre o ponto mais alto do templo6e lhe disse:
—Se você é mesmo o Filho de Deus, atire-se daqui para baixo, pois as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Deus dará ordens aos seus anjos
para que cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com suas mãos
para que nem os seus pés se machuquem nas pedras”.
7Jesus, porém, respondeu:
—Mas as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. também dizem:
“Não ponha o Senhor seu Deus à prova”.
8A seguir o Diabo o tentou novamente, levando-o para um lugar muito alto. Ele lhe mostrou todos os reinos do mundo e toda a glória que eles tinham.9Depois, disse:
—Eu lhe darei todas estas coisas se você se ajoelhar diante de mim e me adorar.
10Jesus lhe disse:
—Vá embora daqui, Satanás! As Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Adore ao Senhor seu Deus, e sirva somente a Ele”.
11Depois disto, o Diabo o deixou e os anjos vieram e o serviram.
Jesus começa o seu trabalho na Galiléia
12Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia,13mas não permaneceu em Nazaré. Ele foi viver em Cafarnaum, cidade próxima do lago da Galiléia, na região de Zebulom e Naftali.14Isto aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido dito por Deus por meio do profeta#profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. Isaías:
15“Terra de Zebulom e de Naftali!
Caminho para o Mar Mediterrâneo e lado ocidental do rio Jordão!
Galiléia dos que não são judeus!
16O povo que vive na escuridão verá uma grande luz,
e até os que vivem nas regiões sombrias da morte serão iluminados // por esta luz”.
Jesus escolhe alguns discípulos
17Daí em diante, Jesus começou a proclamar a mensagem, dizendo:
—Arrependam-se, pois o reino do céu está próximo.
18Jesus estava andando na beira do lago da Galiléia quando viu dois irmãos: Simão, também conhecido como Pedro, e André. Eles eram pescadores e estavam jogando suas redes no lago19quando Jesus lhes disse:
—Sigam-me e eu os ensinarei a serem pescadores de pessoas.20E, imediatamente, eles deixaram as suas redes e o seguiram.
21Jesus continuou caminhando e encontrou outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco com seu pai, consertando as suas redes. Jesus os chamou22e eles, imediatamente, deixaram seu pai e o barco e o seguiram.
Jesus ensina e cura muita gente
23Jesus viajou por toda a província da Galiléia, ensinando nas sinagogas, proclamando as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. do reino de Deus e curando todo tipo de doença e de enfermidade entre o povo.24A fama de Jesus se espalhou por toda a região da Síria e o povo levou a Ele todos os doentes que sofriam de vários tipos de doenças e males. Ele curou a todos: os que tinham dores, os que estavam possuídos por demônios#demônios São maus espíritos que procedem do Diabo., os epiléticos#epiléticos Pessoas com uma doença que faz com que elas, às vezes, percam o controle do corpo, ou desmaiem, ou que não sejam capazes de se mover. e os paralíticos.25Muitas pessoas o seguiam—gente vinda da Galiléia, de Decápolis#Decápolis Dez cidades. Uma área ao leste do lago da Galiléia. Antigamente havia dez cidades importantes lá., de Jerusalém, da Judéia e também de toda a região situada do outro lado do rio Jordão.
Loading reference in secondary version...