17
A transfiguração de Jesus
1Seis dias depois, Jesus chamou a Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou para um alto monte para poderem ficar sozinhos.2Ali, Jesus se transfigurou#transfigurar Mudar a feição ou o caráter ou a forma. diante deles. O seu rosto brilhava como o sol e as suas roupas se tornaram brancas como a luz.3De repente, Moisés e Elias também apareceram diante deles e ambos começaram a conversar com Jesus.4Pedro, então, disse a Jesus:
—É bom que nós estejamos aqui, Senhor! Se quiser eu posso construir aqui três tendas—uma para o senhor, uma para Moisés e outra para Elias.
5Pedro mal tinha acabado de falar quando uma nuvem brilhante apareceu e os envolveu. E da nuvem também vinha uma voz que dizia:
—Este é o meu Filho! Eu o amo muito e Ele me dá muita alegria. Ouçam-no!
6Quando os discípulos de Jesus ouviram aquilo, ficaram com tanto medo que caíram de bruços.7Jesus, então, aproximou-se e, tocando neles, disse-lhes:
—Levantem-se! Não tenham medo!
8Quando eles olharam, não viram mais ninguém a não ser Jesus.
9Ao descerem do monte, Jesus disse aos seus discípulos:
—Não digam nada a ninguém a respeito do que vocês viram até que o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). tenha sido ressuscitado dos mortos.
10Então os discípulos perguntaram:
—Por que os professores da lei dizem que Elias deve vir antes do Cristo#Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus.?
11E Jesus lhes respondeu:
—De fato, Elias virá e colocará todas coisas em ordem.12Eu, porém, lhes digo que Elias já veio e não o reconheceram. Ao contrário! Eles fizeram com ele o que quiseram e agora tratarão o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). exatamente da mesma maneira.13Então os seus discípulos entenderam que Jesus estava falando a respeito de João Batista.
Jesus cura um rapaz
14Quando voltaram para junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus e, ajoelhando-se aos seus pés,15disse-lhe:
—Senhor, tenha piedade do meu filho, pois ele é epilético#epilético Pessoa com uma doença que faz com que ela, às vezes, perca o controle do corpo, ou desmaie, ou que não seja capaz de se mover. e sofre terrivelmente. Ele freqüentemente cai no fogo ou na água,16e eu o trouxe aos seus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo.
17Jesus, então, lhe disse:
—Gente sem fé e desviada! Até quando terei de ficar com vocês? Até quando terei de suportá-los? Tragam o menino aqui.
18Jesus deu uma ordem e o demônio saiu do menino; e, no mesmo instante, ele ficou curado.
19Os discípulos de Jesus aproximaram-se então dele em particular e lhe perguntaram:
—Por que nós não fomos capazes de expulsar aquele demônio?
20E Jesus lhes respondeu:
—Porque a sua fé é pequena! Digo a verdade a vocês: Se a sua fé fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Vá daqui para lá” e ele iria. Nada lhes seria impossível.21#Verso 21 17.21 Alguns manuscritos gregos acrescentam verso 21: “Este tipo de espírito é expulso somente por oração e jejum.”
Jesus torna a falar de sua morte e ressurreição
22Mais tarde, os discípulos de Jesus se reuniram na Galiléia. Nessa ocasião, Jesus lhes disse:
—O Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). vai ser entregue nas mãos dos homens23e estes o matarão, mas ao terceiro dia Ele ressuscitará!
Ao ouvirem aquilo, os discípulos de Jesus ficaram muito tristes.
Jesus e os impostos
24Quando Jesus e seus discípulos entraram na cidade de Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto do templo#imposto do templo O mesmo que o imposto das duas drácmas. Um imposto que todo judeu tinha que pagar uma vez por ano pelo templo. se aproximaram de Pedro e lhe perguntaram:
—O professor de vocês não paga o imposto do templo?
25E Pedro respondeu:
—Sim, paga!
Pedro foi para a casa onde Jesus estava e, antes que pudesse falar, Jesus lhe perguntou:
—Simão, o que você acha? De quem os reis da terra cobram impostos e taxas: dos seus próprios filhos, ou dos estranhos?
26E Pedro, então, lhe respondeu:
—Dos estranhos.
E Jesus lhe disse:
—Os filhos, então, estão isentos.27Nós, porém, não queremos ofender as autoridades. Por isso vá até o lago, jogue o seu anzol e puxe o primeiro peixe que você pescar. Na boca dele você encontrará uma moeda que dará para pagar o seu imposto e o meu. Pegue-a e entregue a eles por mim e por você.
Loading reference in secondary version...