11
João Batista envia mensageiros a Jesus
1Quando Jesus terminou de dar essas instruções a seus doze discípulos, partiu dali e foi ensinar e proclamar a sua mensagem nas cidades deles.
2Quando João, que estava na prisão, ouviu falar a respeito de todas as coisas que Jesus estava fazendo, mandou seus discípulos perguntarem-lhe:
3—O senhor é aquele que ia vir, ou ainda devemos esperar por outro?
4E Jesus lhes respondeu:
—Vão e digam a João Batista tudo o que vocês estão vendo e ouvindo, isto é:5Os cegos vêem, os coxos#coxos Aqueles que mancam. estão andando normalmente, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres ouvem as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita..6Feliz é aquele que não vê dificuldade em me aceitar.
Jesus fala a respeito de João Batista
7Quando os discípulos de João Batista estavam indo embora, Jesus se dirigiu às multidões e começou a falar a respeito de João, dizendo:
—O que vocês esperavam ver no deserto quando foram ao encontro de João? Uma cana sacudida pelo vento?8O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os homens vestidos com roupas finas são encontrados nos palácios e não no deserto!9Mas o que é que vocês foram ver? Um profeta#profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.? Sim, e eu lhes digo que o homem que vocês viram é muito mais do que um profeta!10João é aquele a respeito de quem está escrito:
“Aqui está o meu mensageiro que envio antes de você,
e ele vai à sua frente para preparar o caminho para você”.
11—Digo-lhes a verdade: De todos os homens que nasceram, não há nenhum que seja mais importante do que João Batista. E ainda assim, o menor no reino do céu é maior do que ele.12Desde a época em que João Batista começou a anunciar as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. até agora, o reino do céu tem sofrido muito. Ele tem sido atacado violentamente por homens malvados que tentam conquistá-lo à força.13Tanto os profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. como a lei de Moisés profetizaram somente até à época em que João Batista veio,14e se vocês querem aceitar o que a lei e o que os profetas disseram, João Batista é o Elias que estava para vir.15Quem pode ouvir, ouça.
16—Com o que eu poderia comparar esta gente de hoje? São como grupos de crianças que, sentadas na praça, gritam umas às outras:
17“Nós tocamos músicas alegres e vocês não dançaram;
cantamos músicas tristes e vocês não choraram!”
18Isto ocorreu também com João Batista. Ele jejuava#jejuar É ficar sem comer por um período especial de oração e adoração a Deus. e não bebia vinho e, mesmo assim, as pessoas diziam: “Ele tem demônio!”19Depois veio o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).. Ele come, bebe vinho e as pessoas dizem: “Olhem para este homem! Não passa de um comilão e beberrão! Ele é amigo de cobradores de impostos e pecadores”. A sabedoria, entretanto, encontra sua razão de ser em suas obras.
Jesus e as cidades que não creram
20Depois Jesus começou a acusar as cidades nas quais tinha feito numerosos milagres, pois os seus moradores não tinham se arrependido de seus pecados. Ele dizia:
21—Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, há muito que o povo daquelas cidades já teria se arrependido e mostrado o seu arrependimento usando roupas de saco e derramado cinzas sobre suas cabeças.22Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com as cidades de Tiro e de Sidom do que para com vocês!23E você, cidade de Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Você será jogada no lugar dos mortos. Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem ocorrido na cidade de Sodoma#Sodoma Uma cidade que Deus destruiu para castigar as pessoas más que moravam lá., ela ainda existiria hoje!24Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo da cidade de Sodoma do que para com vocês!
Jesus oferece descanso a quem o aceitar
25Naquela ocasião Jesus disse:
—Pai, Senhor do céu e da terra! Eu lhe agradeço por ter escondido estas coisas dos sábios e dos entendidos e por tê-las mostrado aos que são simples.26Sim, Pai, pois esta era a sua vontade.
27—Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.28Venham a mim todos vocês que estão cansados ou sobrecarregados e eu lhes darei descanso.29Aceitem o meu jugo e aprendam de mim, pois eu sou bondoso e tenho espírito humilde. Dessa forma vocês encontrarão descanso para as suas almas.30Eu digo isso pois o meu jugo é suave e a carga que lhes dou para carregar é leve.
Loading reference in secondary version...