5
Os primeiros discípulos
1Certo dia, Jesus estava perto do Lago de Genesaré e uma multidão se ajuntou ao seu redor, apertando-o para ouvir a mensagem de Deus.2Jesus, então, viu dois barcos perto da praia. Os pescadores tinham desembarcado e estavam lavando as suas redes.3Ele entrou no barco que era de Simão e lhe pediu que afastasse um pouco o barco da praia. Depois ele se sentou e começou a ensinar a multidão.
4Quando ele acabou de falar, disse a Simão:
—Leve o barco para onde o lago é mais fundo. E você e seus companheiros joguem as redes para pescar.
5Simão lhe disse:
—Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas como manda jogar as redes, eu obedecerei.
6Quando jogaram as redes, pegaram tantos peixes que as redes deles estavam quase arrebentando.7Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco para ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos de tal maneira que quase se afundaram.
8Simão Pedro, quando viu isso, se ajoelhou aos pés de Jesus e disse:
—Afaste-se de mim, Senhor, pois eu sou um pecador!
9Ele disse isso porque tanto ele como os outros estavam muito assustados com a quantidade de peixes que tinham apanhado.10Tiago e João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão, também estavam muito assustados. Então Jesus disse a Simão:
—Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente.
11Eles então arrastaram os barcos para a terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Jesus cura um leproso
12E aconteceu que, enquanto Jesus ensinava numa vila, lá também apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, o homem se ajoelhou com o rosto encostado na terra e pediu:
—Eu sei que, se o senhor quiser, pode me curar.
13Então Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
—Eu quero! Fique curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu.14Jesus, então, lhe deu esta ordem:
—Não conte isso a ninguém, mas vá e se apresente ao sacerdote. Ofereça o sacrifício pela sua purificação, como Moisés mandou. Faça isso para provar que está curado.
15Mas a sua fama se espalhava cada vez mais e grandes multidões se juntavam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças.16Ele, porém, sempre ia para lugares solitários para orar.
Jesus cura um paralítico
17Um dia, quando Jesus estava ensinando, achavam-se presentes alguns fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. e professores da lei, vindos de todas as vilas da Galiléia e da Judéia e da cidade de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com Jesus para realizar curas.18Alguns homens chegaram trazendo um paralítico numa maca e tentavam levá-lo para perto de Jesus.19E, como não tinham conseguido entrar com ele por causa da multidão, subiram no telhado e, por entre as telhas, abaixaram a maca no meio das pessoas que estavam ali e o puseram diante de Jesus.20Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse:
—Homem, os seus pecados estão perdoados!
21Os professores da lei e os fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. começaram a perguntar a si mesmos:
—Quem é este homem que está ofendendo a Deus com estas palavras? Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
22Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse-lhes:
—Por que vocês estão pensando essas coisas?23O que é mais fácil dizer: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”?24Mas eu vou lhes mostrar que o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). tem poder na terra para perdoar pecados. E então disse ao paralítico:
—Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa!
25E imediatamente ele se levantou, pegou sua maca e foi para casa louvando a Deus.26Todos ficaram maravilhados e muito impressionados e por isso louvavam a Deus, dizendo:
—Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!
Jesus chama a Levi
27Depois disto, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava sentado no posto de cobrança e lhe disse:
—Siga-me!
28Levi se levantou, deixou tudo, e o seguiu.29Levi deu um grande banquete em sua casa para Jesus. Muitos cobradores de impostos e outras pessoas estavam comendo com eles.30E os professores da lei e os fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. se queixavam aos discípulos de Jesus:
—Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?
31E Jesus lhes respondeu:
—Aqueles que estão bem não precisam de médico, mas sim aqueles que estão doentes.32Eu vim para chamar os pecadores para se arrependerem e não os justos.
Jesus e o jejum
33Eles lhe disseram:
—Os discípulos de João jejuam freqüentemente e fazem orações e o mesmo acontece com os discípulos dos fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.. Os seus discípulos, porém, estão sempre comendo e bebendo!
34Jesus perguntou:
—Vocês acham que podem obrigar os convidados do noivo a jejuarem enquanto o noivo estiver com eles?35Claro que não! Mas virá o tempo em que o noivo será levado para longe deles. Daí então jejuarão.
36Jesus lhes contou uma parábola:
—Ninguém corta um pedaço de roupa nova para remendar numa roupa velha. Se fizer isso, além de estragar a roupa nova, o pedaço novo não vai combinar com a roupa velha.37Ninguém coloca vinho novo em odres#odres Bolsas feitas de pele de animal e usadas para guardar vinho. velhos. Se fizer isso, o vinho novo arrebentará os odres velhos, o vinho se derramará e os odres ficarão arruinados.38Deve-se colocar vinho novo em odres novos.39Ninguém, depois de beber vinho velho, quer vinho novo, pois diz: “O vinho velho é melhor!”
Loading reference in secondary version...