17
O pecado e o perdão
1Jesus disse aos seus discípulos: —Sempre vão acontecer coisas que farão com que as pessoas pequem; mas ai daquele que as provoca!2Seria melhor para ele ser jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que fazer com que um dos meus seguidores peque.3Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar contra você, repreenda-o; e se ele se arrepender, perdoe-lhe.4E, se o seu irmão pecar contra você sete vezes no mesmo dia, e, se todas as sete vezes ele vier e disser: “Estou arrependido”, perdoe-lhe.
A fé
5Então os apóstolos#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. disseram ao Senhor:
—Aumente a nossa fé.
6E o Senhor lhes disse:
—Se a sua fé fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: “Arranque-se daqui com raiz e tudo e plante-se no mar” e ela lhes obedeceria.
Sejam bons servos
7—Suponhamos que você tenha um servo que trabalhe na lavoura ou que cuide de ovelhas. Quando ele volta do trabalho, será que você vai lhe dizer: “Venha depressa e sente-se para comer”? Claro que não!8Você vai lhe dizer: “Prepare o meu jantar, ponha o seu avental e me sirva, enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber”.9Você não vai agradecer ao seu servo por fazer o que você mandou.10O mesmo acontece com vocês. Depois de fazerem tudo o que lhes foi ordenado fazer, devem dizer: “Somos servos e não temos mérito algum, pois fizemos somente o nosso dever”.
Jesus cura dez leprosos
11Em seu caminho para Jerusalém, Jesus passou pelo meio da Galiléia e Samaria.12Quando se aproximava de uma vila, dez homens com lepra foram ao seu encontro. Eles pararam a certa distância13e gritaram:
—Jesus, Mestre, tenha pena de nós!
14Quando Jesus os viu, disse:
—Vão e apresentem-se aos sacerdotes.
Enquanto eles estavam indo, ficaram curados.15Um deles, porém, voltou atrás, quando percebeu que estava curado e louvou a Deus em voz alta.16E se ajoelhou aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. Ele era samaritano.17Jesus lhe perguntou:
—Não foram dez os homens que foram curados? Onde estão os outros nove?18Nenhum deles voltou atrás para dar graças a Deus a não ser este estrangeiro?
19Então Jesus disse ao homem:
—Levante-se e vá embora. Você está curado porque teve fé.
A vinda do reino
20Uma vez, quando os fariseus#fariseu(s) Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. lhe perguntaram quando viria o reino de Deus, ele lhes respondeu:
—O reino de Deus não vem de maneira visível.21Nem ninguém poderá dizer: “Está aqui!” ou “está ali!”, porque o reino de Deus está dentro de vocês.
22Jesus disse aos seus discípulos:
—Dias virão em que vocês desejarão participar da glória do Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). quando ele voltar, mas não poderão.23Então muitos dirão a vocês: “Aqui está ele!” ou “Lá está ele!” Mas não vão nem os sigam!24Pois, assim como um relâmpago brilha e ilumina o céu de um lado a outro, assim também será no dia em que o Filho do Homem voltar.25Mas, antes disso, ele tem que sofrer muitas coisas e tem que ser rejeitado por esta geração.26Pois assim como aconteceu nos dias de Noé#Noé O homem que construiu a arca antes de vir o dilúvio. Leia Gênesis 6.5-14., também acontecerá quando o Filho do Homem voltar:27Eles comiam e bebiam; os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento; tudo isso até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a todos.28Acontecerá a mesma coisa que aconteceu no tempo de Ló# Sobrinho do patriarca Abraão.: Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.29Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma#Sodoma Uma cidade que Deus destruiu para castigar as pessoas más que moravam lá., choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos.30Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado.31Nesse dia, aquele que estiver no telhado e tiver as suas coisas em casa, não entre para ir buscá-las. Assim também, aquele que estiver no campo, não volte para casa.32Lembrem-se da mulher de Ló#mulher de Ló A história do que aconteceu à mulher de Ló se encontra no livro de Gênesis 19.15-17, 26.!33Quem tentar salvar a sua vida, irá perdê-la; e quem perder a sua vida, irá salvá-la.34Eu lhes digo uma coisa: Naquela noite, duas pessoas estarão numa cama; uma será levada e a outra, deixada.35Duas mulheres estarão moendo trigo juntas; uma será tirada e a outra, deixada.36#verso 36 17.36 Algumas cópias gregas do livro de Lucas adicionam o verso 36: “Dois homens estarão no campo; um será tirado, e o outro deixado”.
37Os discípulos, então, lhe perguntaram:
—Senhor, onde vai acontecer isto?
E Jesus lhes disse:
—Onde estiver o morto, ali se ajuntarão os urubus.
Loading reference in secondary version...