1
Lucas escreve sobre a vida de Jesus
1Excelentíssimo Teófilo: Muitas pessoas já tentaram escrever a respeito das coisas que aconteceram entre nós.2As mesmas coisas que nos foram transmitidas por aqueles que as viram desde o princípio e que anunciaram a mensagem.3Eu também estudei com bastante cuidado essas coisas e achei que seria bom escrever tudo isto em ordem,4para que o senhor saiba toda a verdade a respeito daquilo que lhe ensinaram.
Zacarias e Isabel
5Quando Herodes era rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo de sacerdotes de Abias. Isabel, sua esposa, era da família de Arão.6Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam sempre todas as leis e mandamentos do Senhor.7Eles, porém, não tinham filhos, pois Isabel era estéril e ambos eram muito velhos.
8Um dia, quando o grupo de Zacarias estava de serviço, coube a ele a função de sacerdote perante Deus.9Conforme o costume, fizeram sorteio para ver quem iria entrar no templo#templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem. e queimar incenso para o Senhor. A sorte coube a Zacarias.10Fora do templo, o povo continuava orando, enquanto o incenso estava sendo queimado.11Então, um anjo do Senhor apareceu a Zacarias do lado direito do altar do incenso.12Ao ver o anjo, Zacarias ficou perturbado e com muito medo.13O anjo lhe disse:
—Não tenha medo, Zacarias! O Senhor ouviu a sua oração. Isabel, sua mulher, vai ter um filho e você lhe dará o nome de João.14Ele vai lhe trazer muita alegria e satisfação e muitas pessoas ficarão felizes com o nascimento dele.15Ele será um grande homem diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebidas fortes e até mesmo antes de nascer estará cheio do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo..16Ele fará com que muitas pessoas do povo de Israel voltem para o Senhor seu Deus.17Ele irá à frente do Senhor com o espírito e o poder do profeta#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. Elias. Ele fará com que os pais façam as pazes com os filhos e com que os desobedientes sejam prudentes como os justos. E assim vai preparar um povo para receber ao Senhor.18Zacarias disse ao anjo:
—Mas como isso pode ser possível? Tanto eu como a minha mulher somos velhos!
19O anjo lhe disse:
—Eu sou Gabriel e estou sempre diante de Deus. Ele me enviou para falar com você e lhe dar estas boas notícias.20Tudo o que eu disse vai acontecer no tempo certo. Você, porém, não acreditou nas minhas palavras e, portanto, vai ficar mudo e não será capaz de falar até o dia do nascimento do seu filho.
21(Enquanto isso, a multidão lá fora esperava por Zacarias, admirada por ele se demorar tanto no templo#templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.).22Quando Zacarias saiu, não podia falar com eles. Então entenderam que ele tinha tido uma visão no templo. E fazia sinais com as mãos ao povo, pois ele tinha ficado mudo.23Quando terminou o seu trabalho, Zacarias voltou para casa.
24Pouco tempo depois, sua mulher Isabel ficou grávida e não saiu de casa durante cinco meses. Ela disse:
25—Finalmente o Senhor me ajudou! Não serei mais humilhada por ninguém!
O nascimento de Jesus é anunciado
26Seis meses depois de Isabel ter ficado grávida, Deus enviou o mesmo anjo, Gabriel, a uma vila na Galiléia chamada Nazaré.27Ele apareceu a uma moça virgem que ia se casar com um homem chamado José. José era da família de Davi e o nome da moça era Maria.28Gabriel lhe disse:
—Saudações, Maria! Você recebeu uma grande honra! O Senhor está com você.29Ela ficou perturbada e perguntava a si mesma o que aquelas palavras queriam dizer.30O anjo disse a ela:
—Não tenha medo, Maria! Deus favoreceu a você.31Escute! Você vai ficar grávida e vai ter um filho a quem vai dar o nome de Jesus.32Ele será um grande homem e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.33Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e o seu reino não terá fim!
34Maria então perguntou ao anjo:
—Mas como será isso possível se eu nunca tive relações com um homem?35E o anjo respondeu a ela:
—O Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. descerá sobre você e o poder do Altíssimo cobrirá você com uma sombra. Por isso, o menino que vai nascer de você será santo e será chamado Filho de Deus.36Isabel, sua prima, também ficou grávida apesar de sua velhice. Aquela a quem chamavam estéril está grávida de seis meses.37Nada é impossível para Deus!
38Maria disse:
—Eu sou uma serva do Senhor. Que aconteça comigo conforme o que diz. E o anjo foi embora.
A visita de Maria a Isabel
39Logo depois disso acontecer, Maria se aprontou e partiu para uma vila na Judéia, na região das montanhas.40E assim que chegou na casa de Zacarias, ela cumprimentou Isabel.41E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo..42E Isabel disse então, em voz alta:
—Você é a mais abençoada de todas as mulheres! Abençoado também é o filho que lhe vai nascer!43Mas quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?44O menino dentro de mim se mexeu de alegria assim que ouviu o seu cumprimento.45Você é abençoada por acreditar nas coisas que o Senhor disse que vão acontecer.
O louvor de Maria
46Maria então disse:
— A minha alma glorifica o Senhor,
47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
48Pois olhou para a sua humilde serva
e, de agora em diante, todos me chamarão de abençoada.
49Porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim.
Santo é o seu nome!
50Ele é bondoso para com todas as pessoas que o temem,
de geração em geração.
51Ele estende sua mão poderosa,
e derrota os orgulhosos com os seus conceitos.
52Ele derruba os poderosos dos seus tronos,
e eleva os humildes.
53Ele enche de bens aqueles que têm fome,
e manda os ricos embora de mãos vazias.
54Ele veio para ajudar o povo de Israel, seu servo,
e não esqueceu da sua misericórdia.
55Ele tem feito o que prometeu aos nossos antepassados,
Abraão e a seus descendentes, para sempre.
56Maria permaneceu mais ou menos três meses na casa de Isabel e depois voltou para a sua casa.
O nascimento de João Batista
57Chegou a hora de Isabel ter o seu filho e ela deu à luz um menino.58Os vizinhos e a família dela ouviram como o Senhor tinha sido bondoso com ela e também ficaram felizes.59No oitavo dia, quando vieram para circuncidar#circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14). o menino, queriam lhe dar o nome de Zacarias, como seu pai.60Porém a mãe dele disse:
—Não. O nome do menino será João.
61Então eles disseram a ela:
—Mas ninguém tem esse nome na sua família!62Então, por meio de sinais, perguntaram ao pai do menino que nome ele queria que lhe dessem.63Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e, para surpresa de todos, escreveu: “O seu nome é João”.64Nesse mesmo instante a sua língua ficou solta, a sua boca se abriu e Zacarias começou a falar e a louvar a Deus.65Todos os vizinhos ficaram impressionados e por todos os montes da Judéia as pessoas falavam destas coisas.66Todos os que ouviam estas coisas, meditavam nisto e diziam:
—Quem virá a ser esta criança?
(Pois era evidente que o poder do Senhor estava sobre ela.)
A profecia de Zacarias
67Então Zacarias, pai de João, cheio do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., profetizou:
68—Louvado seja o Senhor, Deus de Israel,
porque ele veio para ajudar e dar liberdade ao seu povo.
69E nos deu um poderoso Salvador,
nascido da família do seu servo Davi.
70Já faz muito tempo que Deus prometeu todas essas coisas
por meio dos seus profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro..
71Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos
e do poder de todos os que nos odeiam.
72Ele prometeu que ia mostrar misericórdia para com os nossos pais
e se lembrar da sua santa aliança.
73-74Ele prometeu a nosso pai Abraão
que nos livraria do poder dos nossos inimigos,
para que assim nós pudéssemos servir a Deus sem medo.
75Ele fez isso para sermos santos e justos diante dele por todos os dia de nossa vida.
76E você, menino, será chamado profeta#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. do Altíssimo,
porque irá à frente do Senhor, // para lhe preparar o caminho.
77Você vai anunciar ao seu povo a salvação
que vem por meio do perdão dos pecados.
78Isto acontecerá porque o nosso Deus é bondoso // e cheio de misericórdia.
E a luz de um novo dia virá dos céus
e brilhará sobre nós.
79E essa luz iluminará a todos que vivem na escuridão, // na sombra da morte,
e guiará os nossos passos no caminho da paz.
80O menino crescia e se fortalecia no espírito. Ele viveu no deserto até o dia em que se apresentou ao povo de Israel.
Loading reference in secondary version...