2
O casamento em Caná
1Dois dias depois, houve um casamento na vila de Caná, na Galiléia. A mãe de Jesus estava ali.2Jesus e os seus discípulos também foram convidados para o casamento.3Quando o vinho se acabou, a mãe de Jesus lhe disse:
—Eles não têm mais vinho.
4Jesus respondeu:
—Senhora, por que me incomoda? O momento determinado para mim ainda não chegou.
5A sua mãe disse aos criados:
—Façam tudo o que ele disser.6Havia nesse lugar seis jarros de pedra para água. Os judeus usavam jarros como estes para as suas purificações religiosas#purificações religiosas Os judeus se lavavam de uma maneira toda especial antes de comer, de adorar no templo e antes de outras ocasiões especiais.. Em cada jarro cabiam mais ou menos cem litros.7Jesus disse aos criados:
—Encham estes jarros de água.
E eles encheram os jarros até a boca.8Depois disse:
—Agora tirem um pouco de água e levem ao mestre de cerimônias.
E os criados levaram.9Quando o dirigente da festa provou a água, ela tinha se tornado vinho. O dirigente não sabia de onde tinha vindo o vinho (mas os criados que tinham trazido a água sabiam). E então chamou o noivo10e disse:
—É costume servir o melhor vinho primeiro. Depois de os convidados já terem bebido bastante é que se serve o vinho mais barato. Você, porém, guardou o melhor vinho até agora.
11Assim, em Caná da Galiléia, Jesus fez o seu primeiro milagre. Ele mostrou a sua glória, e as pessoas que o seguiam creram nele.
Jesus no templo
12Depois disto, Jesus foi para a cidade de Cafarnaum. A mãe de Jesus, os seus irmãos e os seus discípulos foram com ele. Lá ficaram alguns dias.13Mas, como se aproximava a festa da Páscoa#Páscoa Dia sagrado e importante para os judeus. Todo ano eles comiam uma refeição especial nesse dia para lembrar que Deus os tinha libertado da escravidão do Egito na época de Moisés. dos judeus, Jesus foi para Jerusalém.14No templo#templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem., ele viu homens vendendo gado, ovelhas e pombas. Também viu outros sentados às mesas trocando dinheiro.15Jesus fez um chicote com algumas cordas e expulsou a todos do templo e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas e espalhou o dinheiro dos cambistas#cambistas Pessoas que negociam em câmbios (troca de dinheiro)..16Depois disse aos que vendiam pombas:
—Tirem tudo isto daqui! Não façam da casa do meu Pai um lugar de compras e vendas!
17Quando isto aconteceu, os discípulos se lembraram que estava escrito nas Escrituras Sagradas#Escrituras Sagradas As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
A minha grande dedicação pela tua casa vai me consumir.
18Os judeus disseram a Jesus:
—Que milagre você vai fazer para provar que tem autoridade para fazer essas coisas?19Jesus respondeu:
—Destruam este templo e em três dias eu o construirei de novo.
20Os judeus responderam:
—Levou quarenta e seis anos para construir este templo! Acredita que pode construí-lo de novo em três dias?
21(Mas o templo de que Jesus falava era o seu próprio corpo.22Depois da ressurreição de Jesus, os seus discípulos se lembraram que ele tinha dito isto e creram nas Escrituras Sagradas#Escrituras Sagradas As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. e nas palavras de Jesus.)
23Jesus estava em Jerusalém para a festa da Páscoa#Páscoa Dia sagrado e importante para os judeus. Todo ano eles comiam uma refeição especial nesse dia para lembrar que Deus os tinha libertado da escravidão do Egito na época de Moisés.. Muitos creram nele porque viram os milagres que ele fez.24Mas Jesus não confiava neles, pois conhecia todas as pessoas.25Ele não precisava de que alguém lhe falasse a respeito delas. Ele mesmo sabia o que estava na mente delas.
Loading reference in secondary version...