Versions

Cancel
 
14
Jesus consola os discípulos
1Jesus disse: —Não se abalem! Continuem confiando em Deus e continuem confiando em mim.2Na casa de meu Pai há muitos cômodos. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito, pois vou preparar um lugar para vocês.3Depois de ir e preparar lugar para vocês, eu voltarei. Então levarei vocês comigo, para que possam estar onde eu estiver.4Vocês sabem como chegar ao lugar para onde eu vou.
5Tomé então disse a Jesus:
—Senhor, não sabemos para onde vai! Como podemos saber o caminho?
6Jesus respondeu a ele:
—Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai se não for por mim.7Se vocês realmente me conhecessem, então conheceriam também meu Pai. De agora em diante, vocês o conhecem, pois já o viram.
8Filipe disse-lhe:
—Senhor, mostre-nos o Pai e ficaremos satisfeitos.
9Jesus respondeu:
—Já faz tanto tempo que estou com vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu também o Pai. Como você pode dizer: “Mostre-nos o Pai?”10Você acredita que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não vêm de mim. O Pai que vive em mim está fazendo suas próprias obras.11Acreditem em mim quando digo que eu estou no Pai e que o Pai está em mim. Se não for assim, acreditem, pelo menos, por causa das obras que faço.12Digo a verdade a vocês: Aquele que acredita em mim fará as mesmas coisas que eu faço. E fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o meu Pai.13E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, para que o Pai receba glória por meio do Filho.14Qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome, eu farei.
A promessa do Espírito Santo
15—Se vocês me amam, cumprirão os meus mandamentos.16Pedirei ao Pai e ele lhes dará um outro Auxiliador#Auxiliador O Conselheiro ou o Consolador. Jesus aqui está se referindo ao Espírito Santo., para que esteja com vocês para sempre.17O Auxiliador é o Espírito#Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. da verdade. O mundo não pode aceitá-lo porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
18—Não os deixarei órfãos; eu voltarei para vocês.19Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão, porque eu vivo e vocês também viverão.20Nesse dia, vocês saberão que eu estou em meu Pai; e saberão também que vocês estão em mim e que eu estou em vocês.21Aquele que conhece os meus mandamentos e os obedece, é esse que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai e eu também o amarei e me revelarei a ele.
22Então Judas (não o Judas Iscariotes) disse:
—Mas Senhor, por que vai se revelar a nós e não ao mundo?
23Jesus respondeu:
—Se alguém me ama, obedecerá ao meu ensino. Meu Pai o amará, nós viremos até ele e viveremos com ele.24Quem não me ama não obedece aos meus ensinamentos. E os ensinamentos que vocês estão ouvindo nem são de fato meus, mas do Pai que me enviou.
25—Eu lhes tenho dito todas estas coisas enquanto estou com vocês.26Mas o Auxiliador, que é o Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. e que o Pai vai mandar em meu nome, vai ensinar tudo a vocês. Ele vai lembrar a vocês tudo o que eu já lhes disse.
27—Eu lhes deixo a paz. A minha própria paz eu dou a vocês. Eu não lhes dou essa paz como o mundo a dá. Portanto seus corações não devem ficar nem perturbados nem com medo.28Vocês me ouviram dizer que eu estou indo embora e que vou voltar para vocês. Se vocês me amassem, estariam felizes por eu estar indo para o Pai, pois ele é maior que eu.29Eu disse isto a vocês agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, vocês acreditem.30Não falarei com vocês por muito mais tempo, pois o príncipe deste mundo está chegando. Ele não tem poder sobre mim.31Porém, o mundo tem de saber que eu amo ao Pai e que, por isso, faço exatamente aquilo que ele me diz para fazer. Levantem-se e vamos embora.