5
Vivam na luz
1Imitem a Deus como filhos amados.2Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como sacrifício e oferta de aroma agradável a Deus.
3Mas nem a imoralidade sexual, nem impurezas de quaisquer tipos e nem mesmo a cobiça devem ser sequer mencionados entre vocês, como convém ao povo santo de Deus.4Nem deveria haver conversação indecente, palavras tolas, ou piadas sujas, pois essas coisas são inconvenientes a vocês. Ao contrário, deve haver ações de graça#graça A bondade divina. entre vocês.5Pois podem estar certos disto: Ninguém que seja sexualmente imoral, ou impuro, ou avarento (que é o mesmo que ser adorador de ídolos), tem herança no reino de Cristo e de Deus.6Não deixem que ninguém engane a vocês com palavras vãs. É por causa dessas coisas que a ira de Deus virá sobre aqueles que são desobedientes.7Portanto, não sejam participantes com eles.
8Antigamente vocês estavam cheios de escuridão. Porém agora, sendo seguidores do Senhor, estão cheios de luz. Vivam como pessoas que pertencem à luz.9(Pois os efeitos da luz são encontrados em todo o tipo de bondade, justiça e verdade.)10Procurem saber o que agrada ao Senhor,11e não participem das coisas inúteis que aqueles que pertencem à escuridão fazem. Pelo contrário, exponham-nas à luz.12De fato é vergonhoso até falar sobre as coisas que eles fazem em segredo.13Mas todas as coisas se tornam visíveis quando são expostas à luz.14E tudo o que se torna visível pode também se tornar luz, e é por isso que nós dizemos:
“Acorde, ó você que dorme!
Levante-se da morte
e Cristo o iluminará”.
15Portanto, tomem cuidado com a maneira como vocês vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios16que aproveitam o máximo de cada oportunidade para fazer o bem, pois vivemos numa época má.17Por isso não sejam tolos, mas procurem entender qual é a vontade do Senhor.18E não continuem a se embriagar com vinho, pois isso vai levá-los à ruína espiritual, mas encham-se com o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”..19Comuniquem-se uns com os outros com salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantem e louvem de coração ao Senhor,20e sempre agradeçam a nosso Deus e Pai por tudo, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esposas e maridos
21Sujeitem-se uns aos outros por causa do respeito que vocês têm por Cristo.22Esposas, sejam submissas a seus próprios maridos, como se fosse ao Senhor.23Pois o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da igreja. A igreja é o corpo de Cristo, e Cristo é o Salvador do corpo.24Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as esposas sejam em tudo submissas a seus maridos.
25Maridos, amem as suas esposas, assim como Cristo também amou à igreja e deu a sua vida por ela.26Ele fez isto para consagrar a igreja ao serviço de Deus, purificando-a por meio da lavagem em água com a palavra.27Assim Ele pode apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer outra coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
28E é desta maneira que os maridos também devem amar as suas esposas como a seus próprios corpos. Aquele que ama a sua esposa, ama a si mesmo.29Ninguém odeia o seu próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele. E é isso o que Cristo faz pela igreja,30pois nós somos parte do seu corpo.31Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.: “Por isso o homem deixará o seu pai e sua mãe para se unir à sua esposa e os dois se tornarão um só”#“Por isso … um só” 5.31 Citação do livro de Gênesis 2.24..32É muito importante este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.33Contudo, cada um de vocês também deve amar a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa deve respeitar a seu marido.
Loading reference in secondary version...