4
Unidos pelo Espírito
1Eu, pois, que sou prisioneiro por pertencer ao Senhor, peço-lhes que vivam de maneira digna das pessoas que foram chamadas por Deus.2Sejam sempre humildes, gentis, pacientes, e tolerem uns aos outros com amor.3Já que vocês estão unidos pela paz, façam tudo para preservar essa união que o Espírito#Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. lhes dá.4Há um só corpo e um só Espírito, como também vocês foram chamados numa só esperança.5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo#batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.,6um só Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e que está em todos.
7Cada um de nós recebeu seu dom especial, de acordo com o que Cristo quis dar.8É por isso que as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Quando ele subiu às alturas,
levou consigo prisioneiros
e deu dons aos homens”.
9O que quer dizer “ele subiu”? Quer dizer que ele primeiro desceu até as regiões mais baixas—até a terra.10Aquele que desceu é o mesmo que também subiu acima do mais alto céu, para encher tudo com a sua presença.11E o próprio Cristo deu a alguns o dom de serem apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem., a outros, o de serem profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro., a outros, o de serem evangelistas#evangelistas Aquelas pessoas que anunciam o evangelho, isto é, a mensagem de salvação., e a outros, o de serem pastores e mestres.12Estes dons foram dados com o propósito de preparar o povo de Deus para servir, e assim fortalecer o corpo de Cristo.13Isto deve continuar até estarmos todos unidos na mesma fé e no mesmo conhecimento a respeito do Filho de Deus. Assim seremos pessoas maduras e cresceremos até alcançarmos a altura espiritual de Cristo.
14Então não seremos mais crianças, que são como navios agitados pelas ondas e levados de um lado para outro por todo tipo de ensinamento que apareça. Nem seremos enganados por pessoas astutas que querem nos levar pelos caminhos do erro.15Ao contrário, falemos sempre a verdade com amor, e cresçamos para ser em tudo como Cristo, que é o cabeça,16e de quem todo o corpo depende. Todas as partes do corpo estão unidas e ligadas pelas juntas e, quando cada parte funciona como deve, todo o corpo cresce e fica cada vez mais forte em amor.
Como devemos viver
17Portanto, em nome do Senhor eu quero avisá-los disto: Não continuem a viver como aqueles que não conhecem a Deus. Os pensamentos deles são inúteis,18eles não têm entendimento, são ignorantes e os corações deles estão endurecidos. Por causa dessas coisas, eles estão separados da vida que Deus nos dá.19Eles perderam toda a vergonha, entregaram-se à sensualidade e praticam todo o tipo de impureza, sem qualquer restrição.20Mas não foi isto que vocês aprenderam a respeito de Cristo.21Eu estou certo de que vocês ouviram falar a respeito dele e foram ensinados de acordo com a verdade que há em Jesus, uma vez que vocês eram seus seguidores.22Com respeito à maneira que viviam, vocês foram ensinados a abandonar a natureza velha de vocês, que está sendo destruída pelos seus maus desejos.23Vocês foram ensinados a viver com um espírito novo e com uma nova maneira de pensar24e também, a se vestir com uma natureza nova. Essa natureza nova é criada para ser semelhante a Deus, e é demonstrada com uma vida verdadeiramente justa e pura.
25Portanto vocês não devem mentir mais. Falem sempre a verdade uns aos outros, porque todos fazemos parte uns dos outros, no mesmo corpo.26Quando ficarem irados, não deixem que essa ira os leve a pecar, e não fiquem irados até o fim do dia.27Não dêem chance ao diabo.28Quem roubava, não roube mais. Antes trabalhe, fazendo com as suas próprias mãos alguma coisa de bom, para que assim tenha com que ajudar aos pobres.
29Vocês não devem dizer palavras sujas, mas somente palavras que sejam boas para a necessária edificação das pessoas, e que levem benefício aos que as ouvem.30Não entristeçam o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. de Deus, pois Ele é a marca de que vocês pertencem a Deus e a garantia de que Deus nos libertará algum dia.31Deixem de lado a amargura, a raiva e a ira. Não gritem com os outros e nem falem mal deles. Afastem-se de todo tipo de maldade.32Antes sejam bons e tenham compaixão uns dos outros. Perdoem uns aos outros como também Deus, em Cristo, perdoou a vocês.
Loading reference in secondary version...