3
Uma vida nova em Cristo
1Portanto, já que vocês foram ressuscitados com Cristo, busquem as coisas que estão no céu, onde Cristo está sentado à direita de Deus.2Pensem sempre nas coisas do céu e não nas que são aqui da terra.3Pois aquela natureza velha de vocês já morreu e a vida nova de vocês está escondida com Cristo, em Deus.4Quando Cristo, que é a vida de vocês, aparecer, então vocês também vão aparecer com Ele em glória.
5Por isso, façam morrer todas as coisas deste mundo que agem em vocês, isto é: imoralidade sexual, impureza, paixões baixas, maus desejos e cobiça, que é uma forma de adorar ídolos.6É por causa destas coisas que virá o castigo de Deus#verso 6 3.6 Algumas cópias gregas adicionam: “sobre as pessoas que não lhe obedecem”..7Antigamente, vocês também tinham esse tipo de vida, quando costumavam fazer estas coisas.
8Agora, porém, deixem tudo isto de lado: ira, irritação, maldade, insultos e o uso de linguagem indecente.9Não mintam uns aos outros, pois vocês abandonaram aquela velha natureza e as coisas que faziam no passado10e se vestiram de uma nova natureza. Esta é a nova pessoa que é renovada continuamente na imagem do seu Criador, para que ela adquira um conhecimento completo de Deus.11Desta forma, não há diferença entre um judeu e um que não é judeu, entre um que é circuncidado#circuncisão, circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14). e alguém que não é circuncidado, entre um estrangeiro e um selvagem e entre um escravo e um livre. Porém Cristo é tudo e está em todos.
12Por isso, como um povo escolhido de Deus que é amado e santo, procurem viver sempre com misericórdia, com bondade, com mansidão e com paciência.13Tolerem uns aos outros e também perdoem uns aos outros se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Assim como o Senhor lhes perdoou, vocês também devem perdoar uns aos outros.14E acima de tudo isto, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.15Deixem que a paz que Cristo dá controle os seus corações. Foi para esta paz que Deus os chamou num só corpo. Sejam sempre agradecidos.16Que a mensagem de Cristo habite ricamente em vocês. Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Façam isso louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, e cantem com o coração cheio de gratidão para com Deus.17E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e, por meio dele, agradeçam a Deus Pai.
18Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como se fosse ao Senhor.
19Maridos, amem as suas esposas e sejam gentis com elas.20Filhos, obedeçam aos seus pais em tudo, pois isto agrada ao Senhor.
21Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.
22Servos, obedeçam em tudo a seus senhores aqui da terra. Mas não obedeçam apenas quando vocês estão sendo vigiados, como se estivessem tentando agradar a pessoas. Porém, obedeçam com um coração sincero, por causa do respeito que vocês têm pelo Senhor.23O que vocês fizerem, façam de todo o coração, como se estivessem fazendo para o Senhor e não para as pessoas.24Lembrem-se de que é o Senhor quem vai lhes dar a herança celestial como recompensa. É a Cristo, o Senhor, que vocês devem continuar servindo.25Pois aquele que faz o mal receberá como troco o mal que fez. E nisto Deus trata a todos da mesma maneira.
Loading reference in secondary version...