8
Saulo persegue a igreja
1Saulo tinha concordado com a morte de Estêvão.2Alguns homens que temiam a Deus o enterraram e choraram muito por causa de sua morte.
Daquele dia em diante a igreja em Jerusalém começou a sofrer uma grande perseguição. Todos os discípulos foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria, com exceção dos apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem..3Saulo procurava destruir a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastava para fora tanto homens como mulheres e os punha na cadeia.4Aqueles que tinham sido dispersos iam a todos os lugares anunciando as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita..
Filipe em Samaria
5Filipe foi para a cidade de Samaria e lá proclamava o Cristo a todos.6Quando a multidão o ouviu e viu os sinais que ele fazia, começou a prestar muita atenção às coisas que ele dizia.7Demônios, gritando alto, saíam de muitas pessoas possuídas por eles, muitos coxos e paralíticos eram curados8e houve grande alegria naquela cidade.9Havia em Samaria um homem chamado Simão que, já há algum tempo, praticava magias e fascinava as pessoas de lá. Ele se dizia ser alguém importante10e todas as pessoas, desde o mais humilde até o mais importante, lhe davam atenção e diziam:
—Este homem tem o poder de Deus, chamado “O Grande Poder!”
11Todos lhe davam muita atenção porque, já há algum tempo, os vinha fascinando com a sua magia.
O batismo dos samaritanos
12Mas muitas pessoas, tanto homens como mulheres, acreditaram no que Filipe lhes tinha dito a respeito das Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. do reino de Deus e do poder de Jesus Cristo e foram batizadas#batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo..13Até mesmo Simão acreditou e, depois de ter sido batizado, acompanhava Filipe de perto, e observava fascinado os grandes sinais e milagres que eram feitos.
14Em Jerusalém, os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. ouviram dizer que Samaria tinha aceitado a mensagem de Deus#mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.. Então eles enviaram a Pedro e João para lá.15Quando os dois chegaram, oraram por eles para que pudessem receber o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo..16Eles fizeram isso porque o Espírito Santo ainda não tinha descido sobre nenhum deles, uma vez que eles só tinham sido batizados#batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. em nome do Senhor Jesus.17Então Pedro e João puseram as mãos sobre eles e eles receberam o Espírito Santo.
18Simão viu que o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. era dado quando os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. punham as mãos sobre as pessoas. Então ele lhes ofereceu dinheiro e disse:
19—Dêem-me também este poder, para que toda pessoa sobre quem eu puser as minhas mãos receba o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo..
20Pedro, então, lhe disse:
—Que você e o seu dinheiro sejam destruídos para sempre! Você pensa que pode comprar a oferta de Deus com dinheiro?21Você não tem lugar e nem pode participar deste ensino, pois o seu coração não é honesto diante de Deus.22Arrependa-se dessa sua maldade e ore ao Senhor! Assim, talvez, você poderá ser perdoado por ter pensado desta forma.23Pois vejo que está cheio de inveja e amargura e preso pelo pecado!
24Então Simão disse:
—Orem ao Senhor por mim, para que nenhuma dessas coisas que vocês disseram me aconteça.
25Pedro e João voltaram para Jerusalém depois de terem testificado e proclamado a mensagem do Senhor#mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus.. No caminho, eles foram anunciando as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. em muitas aldeias samaritanas.
Filipe e o homem da Etiópia
26Um anjo do Senhor falou com Filipe e disse:
—Prepare-se e vá para o sul, pela estrada que desce de Jerusalém e vai até Gaza.
(Aquela estrada é deserta).
27Ele, então, se preparou e partiu. No caminho encontrou um homem etíope que era eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes.. Ele era um alto oficial de Candace, rainha da Etiópia, encarregado de todo o tesouro dela. Ele estava voltando de Jerusalém onde tinha ido adorar a Deus.28Sentado em sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta#profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. Isaías.29Então o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. disse a Filipe:
—Vá até aquela carruagem e fique perto dela.
30Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. lendo o livro do profeta#profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. Isaías, e então disse:
—O senhor entende o que está lendo?
31O homem respondeu:
—Como posso entender se ninguém me explica?
E convidou a Filipe para subir e sentar-se com ele.32A passagem da Escritura#Escritura As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. que o eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. estava lendo era esta:
“Ele foi levado como uma ovelha para o matadouro
e assim como o cordeiro fica em silêncio diante daquele que corta a sua lã,
ele também não abriu a sua boca.
33Na sua humilhação, foi-lhe negada justiça
e ninguém falará dos seus descendentes,
pois a sua vida foi tirada da terra.”
34Então o eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. perguntou a Filipe:
—Por favor, diga-me: de quem o profeta#profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. está falando? Ele está falando dele mesmo ou de outra pessoa?
35Então Filipe começou a explicar por esta passagem da Escritura#Escritura As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. e anunciou ao eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. a respeito de Jesus.
O batismo do eunuco
36E, prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. então disse:
—Olhe! água! O que me impede de ser batizado#batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.?37#verso 37 8.37 Algumas cópias gregas mais recentes adicionam o verso 37: “Filipe respondeu: —Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. —O oficial disse: —Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.38Então, mandou que a carruagem parasse e ambos, tanto ele como Filipe, entraram na água e Filipe o batizou.39Quando saíram da água, o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. do Senhor pegou a Filipe e o levou embora e o eunuco#eunuco Um homem que não pode ter relações sexuais. Eles geralmente tinham cargos muito importantes. nunca mais o viu, mas seguiu o seu caminho cheio de alegria.40De repente Filipe se encontrou na cidade de Azoto e, partindo dali, foi anunciando as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho mediante de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. por todas as cidades, até chegar a Cesaréia.
Loading reference in secondary version...