Versions

Cancel
 
6
A escolha de sete ajudantes
1Naqueles dias, ao se multiplicar o número dos discípulos, houve queixas daqueles judeus que falavam grego contra os judeus que falavam aramaico, pois as suas viúvas não estavam sendo atendidas na distribuição diária.2Os doze apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. reuniram todo o grupo de discípulos e disseram:
—Não está certo deixarmos de ensinar a mensagem de Deus#Boas Novas, mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. para fazermos a distribuição diária.3Irmãos! Escolham entre vocês sete homens de confiança e que estejam cheios do Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. e de sabedoria para que nós os encarreguemos deste serviço.4Dessa forma poderemos nos dedicar à oração e ao ensino da mensagem de Deus.
5A sugestão agradou a toda a comunidade e eles escolheram: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, que era de Antioquia e tinha se tornado judeu.6Os discípulos apresentaram estes homens aos apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem., e estes oraram e impuseram as suas mãos sobre eles.7A mensagem do Senhor#mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus. se espalhava. O número de discípulos em Jerusalém se multiplicava e também um grande número de sacerdotes judeus aceitava a fé.
A prisão de Estêvão
8Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fez grandes maravilhas e sinais entre o povo.9Mas alguns dos homens da “Sinagoga#Sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras. dos Homens Livres” (era assim que a chamavam), opuseram-se a ele. Eles eram judeus da região de Cirene, de Alexandria, da Cilícia e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão.10Esses judeus, porém, não conseguiam vencer o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. e a sabedoria com que Estêvão falava.11Então eles subornaram algumas pessoas que disseram:
—Nós ouvimos esse homem falar coisas ruins contra Moisés e contra Deus!
12E dessa forma eles agitaram o povo, os anciãos e os professores da lei que o pegaram e o levaram para o Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento..13Eles arranjaram também testemunhas falsas para falar contra Estêvão, e elas diziam:
—Esse homem nunca pára de falar contra este lugar santo e contra a lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica..14Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré vai destruir este templo e vai mudar todos os costumes que Moisés nos deu.
15Todos os que estavam sentados no Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. olharam bem para Estêvão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo.