5
Ananias e Safira
1Entretanto, havia um homem chamado Ananias que, junto com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade2e levou somente parte do dinheiro para os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem., guardando o restante para ele. Safira sabia disso e concordou com a atitude do marido.3Então Pedro lhe disse:
—Ananias, por que você deixou que Satanás enchesse o seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., ficando com parte do dinheiro da venda do terreno?4O terreno não era seu, antes de você vendê-lo? E depois que você o vendeu, não tinha a liberdade de fazer o que quisesse com o dinheiro? Por que decidiu fazer isso? Você não mentiu para os homens, mas sim para Deus!
5Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto, e todos os que souberam dessas coisas ficaram com muito medo.6Alguns jovens se levantaram, cobriram-lhe o corpo, levaram para fora e o enterraram.7Mais ou menos três horas mais tarde chegou Safira, ainda sem saber o que tinha acontecido a seu marido.8Pedro, então, lhe perguntou:
—Diga-me uma coisa: Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno?
Ela respondeu:
—Sim, foi por essa quantia.
9Então Pedro lhe disse:
—Por que você e seu marido concordaram em pôr à prova o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. do Senhor? Olhe! Os jovens que acabaram de enterrar seu marido estão aí e agora eles vão levar você também.
10E no mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Ao entrarem os jovens, viram na morta e a levaram para fora e a enterraram ao lado de seu marido.11E um grande temor veio sobre toda a igreja e sobre todos aqueles que ficaram sabendo dessas coisas.
Os apóstolos fazem muitos milagres
12Os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. faziam muitos sinais e maravilhas entre o povo e todos se reuniam no Alpendre de Salomão.13Dos restantes, ninguém se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo falava muito bem deles.14E mais e mais pessoas, tanto homens como mulheres, criam no Senhor e eram adicionados ao grupo.15E, como resultado disso, o povo levava os doentes para as ruas e os colocava em camas e macas para que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra tocasse em alguns deles.16Multidões de pessoas também vinham das cidades próximas a Jerusalém. Elas levavam os seus doentes e aqueles que eram atormentados por demônios e todos eram curados.
Os apóstolos são perseguidos
17O sumo sacerdote#sumo sacerdote O líder e sacerdote judeu mais importante. e os seus associados, isto é, os saduceus#saduceus Um principal grupo religioso de judeus. Eles aceitavam somente os primeiros cinco livros do Velho Testamento. Eles acreditavam que as pessoas não tinham uma outra vida depois da morte., ficaram com muita inveja.18Então, mandaram prender os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. e os colocaram numa cadeia pública.19Durante a noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão, os levou para fora e disse:
20—Vão para o templo e digam para as pessoas todas as coisas a respeito desta nova vida.
21Ao ouvir isto, eles foram para o templo assim que amanheceu, e começaram a ensinar. Quando o sumo sacerdote#sumo sacerdote O líder e sacerdote judeu mais importante. e os seus associados chegaram, mandaram convocar o Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. e toda a assembléia dos anciãos de Israel. Depois eles mandaram buscá-los na cadeia.22Quando os guardas chegaram à prisão, eles não encontraram os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.. Então voltaram e contaram isto:
23—Nós encontramos a prisão bem fechada, e também os guardas ao lado das portas mas, quando as abrimos, não havia ninguém lá dentro.
24Quando o capitão da guarda do templo e os líderes dos sacerdotes ouviram isto, ficaram sem saber o que pensar sobre eles e o que poderia acontecer em seguida.25Depois entrou alguém e disse:
—Os homens que vocês puseram na cadeia estão no templo ensinando o povo!
26Então, o capitão e os guardas foram até lá e os levaram de volta. Eles não usaram de violência porque tinham medo que o povo os apedrejasse.27Eles os levaram para dentro e os puseram diante do Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento.. O sumo sacerdote#sumo sacerdote O líder e sacerdote judeu mais importante. começou a interrogá-los, dizendo:
28—Nós mandamos que vocês não ensinassem mais nesse nome, e vejam o que vocês fizeram! Vocês encheram Jerusalém com esse ensino e querem colocar a culpa da morte dele sobre nós!
29Pedro e os outros apóstolos disseram:
—Nós devemos obedecer a Deus e não aos homens.30O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, a quem vocês mataram, pendurando-o numa cruz de madeira.31Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Líder e Salvador, para que Ele pudesse dar arrependimento e perdão de pecados a Israel.32Nós somos testemunhas destas coisas; e o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., que Deus deu a todos os que lhe obedecem, também é testemunha.
33Quando ouviram isto, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.34Mas, entre as pessoas que estavam no Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento., levantou-se certo fariseu#fariseu(s) Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. chamado Gamaliel. Ele era professor da lei e todos o respeitavam. Ele mandou que os homens fossem levados para fora por um pouco de tempo e35depois disse ao Conselho:
—Homens de Israel! Tenham cuidado com o que vocês vão fazer a estes homens!36Há algum tempo atrás apareceu Teudas, insinuando ser ele alguém muito importante, e mais ou menos quatrocentos homens o seguiram. Teudas foi morto, os que o seguiam foram dispersos, e nada mais aconteceu.37Depois dele veio Judas, o galileu; ele apareceu durante o período do recenseamento e, da mesma forma, algumas pessoas o seguiram. Ele também foi morto e todos que o seguiam também foram dispersos.38Portanto, para esta situação de agora eu lhes digo: Afastem-se destes homens e deixem que eles vão embora! Se este plano ou esta obra que eles fazem vem de homens, ela também falhará, como as outras.39Mas se a obra deles vem de Deus, vocês não conseguirão pará-los, e pode ser que vocês se achem lutando contra Deus.
O tribunal decidiu aceitar o conselho de Gamaliel.40Eles mandaram chamar os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. e, depois de os açoitarem, ordenaram que não falassem mais no nome de Jesus. Depois disso, deixaram que fossem embora.41Os apóstolos deixaram o Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. contentes por terem sido considerados dignos de sofrer por causa do nome de Jesus.42E todos os dias, quer no templo, quer de casa em casa, eles nunca paravam de ensinar e proclamar as Boas Novas#Boas Novas, mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. a respeito de Jesus Cristo.
Loading reference in secondary version...