4
Pedro e João no Conselho Superior
1Os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus#saduceus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. se aproximaram enquanto eles ainda estavam falando.2Eles ficaram irritados porque Pedro e João estavam ensinando o povo e proclamando a ressurreição dos mortos por meio de Jesus.3Então prenderam os dois e os puseram na cadeia até o dia seguinte, pois já era muito tarde.4No entanto, muitos dos que ouviram a mensagem acreditaram e o número de homens subiu para cinco mil.
5No dia seguinte, os líderes do povo, os anciãos e os professores da lei se reuniram em Jerusalém.6Também estavam presentes: Anás, o sumo sacerdote#sumo sacerdote O líder e sacerdote judeu mais importante., Caifás, João, Alexandre e todos os que pertenciam à família do sumo sacerdote.7Ao colocar os apóstolos#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. no meio deles, começaram a fazer-lhes perguntas:
—Com que poder ou em nome de quem é que vocês fizeram isso?
8Pedro, então, cheio do Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., disse-lhes:
—Líderes do povo e anciãos!9Parece que hoje nós estamos sendo interrogados por causa da boa ação que fizemos ao homem paralítico, e de como ele foi curado.10Muito bem! Então fiquem todos vocês e todo o povo de Israel sabendo que este homem se apresenta curado diante de vocês pelo poder de Jesus Cristo de Nazaré, o mesmo a quem vocês crucificaram e a quem Deus ressuscitou.11Ele é
“a pedra que vocês, os construtores,
rejeitaram e que passou a ser a mais importante”.
12E não há salvação em mais ninguém, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
13Os membros do Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eles eram homens simples e sem cultura. Eles reconheceram, então, que os dois tinham sido companheiros de Jesus.
14Eles não puderam dizer nada, pois o homem que tinha sido curado estava de pé, ali, entre eles.15Os membros do Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. ordenaram que os dois saíssem, e começaram a discutir entre si:
16—O que podemos fazer a estes homens? Está claro para todas as pessoas que vivem em Jerusalém que um milagre notável foi feito entre elas e isso nós não podemos negar!17No entanto, para que isto não se espalhe ainda mais pelo povo, vamos ameaçá-los e dizer para que não falem neste nome a mais ninguém.
18E, chamando os dois novamente, mandaram que eles nunca mais dissessem ou ensinassem coisa alguma a ninguém em nome de Jesus.19Mas Pedro e João lhes disseram:
—Vocês decidam se é certo diante de Deus obedecer a vocês ao invés de obedecer a Ele.20Nós não podemos deixar de falar a respeito das coisas que vimos e ouvimos!
21Então, os membros do Conselho Superior#Conselho Superior Era formado por um grupo de 71 líderes religiosos dos judeus. Este conselho também funcionava como Supremo Tribunal em casos de julgamento. os ameaçaram ainda mais e depois os deixaram ir embora. Eles não viam uma forma sequer de castigá-los, pois todo o povo estava dando graças a Deus pelo que tinha acontecido.22O homem que fora curado pelo milagre tinha mais de quarenta anos.
Os discípulos pedem coragem a Deus
23Quando foram libertados, Pedro e João voltaram para junto de seus companheiros e lhes contaram tudo o que os líderes dos sacerdotes e os anciãos tinham dito a eles.24Quando ouviram aquilo, todos juntos oraram a Deus, dizendo:
—Mestre! O Senhor fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles existe.25O Senhor disse por meio do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., pela boca do nosso antepassado Davi, seu servo:
“Por que as nações se mostraram tão arrogantes e as pessoas // conspiraram em vão?
26Os reis da terra se preparam para a batalha,
e os líderes se reúnem contra o Senhor // e contra o seu escolhido, Cristo”.
27Sim, pois Herodes, Pôncio Pilatos, os judeus e os que não são judeus se reuniram nesta cidade contra o seu santo servo, Jesus, a quem o Senhor ungiu.28Eles se reuniram para fazer todas as coisas que o Senhor, pelo seu poder e vontade, já, há muito tempo, tinha decidido que deveriam acontecer.29E agora, Senhor, ouça as ameaças deles e dê aos seus servos habilidade para falarem a sua mensagem com toda a coragem.30Enquanto isso, estenda a sua mão poderosa para curar, e faça com que sinais e coisas maravilhosas sejam feitos pelo poder do seu santo servo Jesus.
31Quando acabaram de orar, o lugar onde eles tinham se reunido tremeu; todos ficaram cheios do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. e começaram a falar a mensagem de Deus#mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. com coragem.
A comunidade cristã
32Todo o grupo dos que creram parecia ter um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que qualquer coisa que tivesse era só sua; ao contrário, eles repartiam tudo o que tinham.33Com grande poder, os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. davam testemunho a respeito da ressurreição do Senhor Jesus e grandes bênçãos de Deus eram derramadas sobre todos eles.34Ninguém do grupo passava necessidades, pois todos os que tinham casas ou terrenos os vendiam35e levavam o dinheiro da venda para os apóstolos. Então se distribuía a cada um conforme a sua necessidade.36José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé (que quer dizer “filho de encorajamento”), levita#levita Os levitas eram homens da família de Levi que ajudavam os sacerdotes judeus com seus serviços no templo., que havia nascido em Chipre,37vendeu um terreno que possuía, levou todo o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.
Loading reference in secondary version...