3
Pedro cura um paralítico
1Certo dia, às três horas da tarde—hora da oração—Pedro e João foram ao templo.2Havia no templo um portão chamado Formoso. Todos os dias um homem que era paralítico desde que nascera era carregado até lá. Ele ficava perto do portão pedindo esmolas às pessoas que iam para o templo.3Quando este homem viu a Pedro e João prestes a entrar no templo, pediu-lhes uma esmola.4Pedro, assim como João, olharam bem para ele e disseram:
—Olhe para nós!
5O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa deles.6Mas Pedro lhe disse:
—Eu não tenho nenhum dinheiro para dar, mas vou lhe dar o que tenho: Em nome de Jesus Cristo de Nazaré: levante-se e ande!
7E, puxando-o pela mão direita, Pedro o levantou. No mesmo instante, os seus pés e tornozelos ficaram fortes e,8dando um salto, o homem se colocou de pé e começou a andar. Ele entrou no templo com eles, andando, saltando e louvando a Deus.9Todas as pessoas o viram andar e a louvar a Deus,10e reconheceram que ele era o homem que estava sempre pedindo esmolas perto do portão Formoso do templo. Todos ficaram admirados e maravilhados com o que tinha acontecido com ele.11O homem se agarrou a Pedro e João, e todas as pessoas, admiradas, corriam para onde eles estavam, no lugar chamado Alpendre de Salomão.
O discurso de Pedro
12Quando Pedro viu isso, disse ao povo:
—Homens de Israel! Por que vocês ficaram admirados com isto? Por que vocês nos olham como se fosse pelo nosso próprio poder ou virtude que tivéssemos feito este homem andar?13O Deus dos nossos antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, glorificou ao seu servo Jesus. Vocês, porém, o entregaram às autoridades para ser morto e também o rejeitaram diante de Pilatos; e quando Pilatos quis soltá-lo, vocês não quiseram.14Vocês rejeitaram o Santo e o Justo e pediram que um assassino fosse libertado em seu lugar.15Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou, e nós somos testemunhas disso.16Pela fé no poder de Jesus, esse mesmo poder fortaleceu a este homem que vocês vêem e conhecem. Sim, foi a fé que vem por meio de Jesus que curou completamente este homem diante de todos vocês.
17—Agora, irmãos, eu sei que tanto vocês como os seus líderes fizeram o que fizeram por ignorância.18Foi dessa maneira que Deus fez com que acontecesse aquilo que Ele tinha dito pela boca de todos os profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.: que o seu Cristo tinha de sofrer.19Portanto, arrependam-se e voltem-se para Deus para que os pecados de vocês sejam apagados;20para que, da presença de Deus, venham tempos de alívio e também para que Deus possa enviar o Cristo que já escolheu para vocês, isto é, Jesus.
21—Mas é preciso que Jesus permaneça no céu até chegar o tempo de todas as coisas serem renovadas. Deus nos falou a respeito dessas coisas há muito tempo atrás, pela boca dos seus santos profetas.22Pois Moisés disse: “O Senhor seu Deus lhes dará um profeta como eu, e esse profeta virá do meio do seu próprio povo. Vocês devem obedecer a tudo o que Ele lhes disser.23Qualquer pessoa que não obedecer àquele profeta será completamente eliminada do povo”#“O Senhor … povo” 3.23 Citação de Deuteronômio 18.15, 19..24Todos os profetas, começando por Samuel e indo até todos os que vieram depois dele, falaram a respeito destes dias.25Vocês são os descendentes dos profetas e da aliança que Deus fez com os antepassados de vocês. Ele disse a Abraão: “Todas as pessoas do mundo serão abençoadas por meio de sua descendência”#“Todas … seus descendentes” 3.25 Citação de Gênesis 22.18; 26.24..26Quando Deus ressuscitou o seu servo, Ele o enviou primeiro a vocês, para que cada um de vocês fosse abençoado ao abandonar a sua vida de pecados.
Loading reference in secondary version...