1
Introdução
1No meu primeiro livro, Teófilo, eu escrevi a respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o princípio2até o dia em que foi levado para o céu. Antes, porém, por meio do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., Ele deu instruções aos apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. que tinha escolhido.
3Depois de sua morte, Jesus se apresentou vivo aos apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. e lhes deu muitas e indiscutíveis provas de que estava vivo. Ele lhes apareceu durante quarenta dias e lhes falou a respeito do reino de Deus.4Numa ocasião, quando estava comendo com eles, Ele lhes deu esta ordem:
—Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa do Pai, da qual eu lhes falei.5Pois João batizava#batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. em água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo., daqui a alguns dias.
6Quando os apóstolos#apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. estavam reunidos com Jesus, eles lhe perguntavam:
—É agora, Senhor, que vai devolver o reino para Israel?
7Ele lhes disse:
—O Pai é o único que tem autoridade de decidir sobre datas e tempos; não cabe a vocês saber essas coisas.8Mas receberão poder, quando o Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. vier sobre vocês, e então serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a região da Judéia e Samaria e também pelos quatro cantos do mundo.
9Depois de dizer isto, Jesus foi levado para o céu diante deles; e uma nuvem o cobriu, escondendo-o deles.10Eles continuaram olhando para o céu enquanto Jesus se afastava. De repente, dois homens vestidos de branco apareceram ao lado deles,11e disseram:
—Homens da Galiléia, por que vocês estão aqui de pé olhando para o céu? Esse mesmo Jesus que foi levado de vocês para o céu voltará da mesma maneira que o viram partir.
A escolha de Matias
12Depois disto, os discípulos voltaram para Jerusalém. Eles estavam no Monte das Oliveiras, que ficava mais ou menos a um quilômetro de distância.13Quando chegaram, foram para uma sala que ficava no andar de cima de uma casa, pois era ali que eles iam ficar. Eram eles: Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, o filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, o irmão de Tiago.14Eles estavam sempre juntos e se dedicavam à oração. Com eles estavam também algumas mulheres, os irmãos de Jesus e Maria, a mãe dele.
15Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos (havia naquele lugar mais ou menos cento e vinte pessoas) e disse:
16—Meus irmãos! As coisas que o Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. revelou por meio de Davi a respeito de Judas, e que estão nas Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento., tinham que acontecer. Foi Judas que guiou os homens que prenderam a Jesus.17Esse homem era do nosso grupo e ajudava no nosso serviço.18Ele comprou um campo com o dinheiro que ganhou pela sua maldade e foi lá que ele caiu de cabeça para baixo e se arrebentou e os seus intestinos se esparramaram.19Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso e o campo ficou conhecido na própria língua deles como “Aceldama”, que quer dizer “Campo de Sangue”.
20Pois assim está escrito no livro dos Salmos:
“Que a sua habitação fique deserta
e que ninguém viva nela”.
e também:
“Que outra pessoa fique com o seu cargo”.
21Por isso, é necessário escolher um dos homens que esteve conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus também esteve,22começando pelo batismo#batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. de João, até o dia em que Jesus foi para o céu, para que juntos possamos ser testemunhas da sua ressurreição.
23Então eles sugeriram estes dois homens: José, chamado Barsabás, mas também conhecido como Justo, e Matias.24Depois eles oraram, dizendo:
—O Senhor conhece os corações de todos. Então mostre-nos qual destes dois homens deve trabalhar conosco25e ocupar o cargo de apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. que Judas abandonou para ir para o seu próprio lugar.
26Eles sortearam entre os dois e a sorte saiu para Matias, que foi incluído no grupo dos onze apóstolos#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem..
Loading reference in secondary version...