2
Um bom soldado de Cristo
1Quanto a você Timóteo, meu filho, fortifique-se por meio da graça#graça A bondade divina. que temos em Cristo Jesus.2Pegue as palavras que você me ouviu dizer diante de muitas testemunhas e entregue-as a pessoas de confiança que sejam capazes de ensinar a outros.3Participe dos meus sofrimentos, como um bom soldado de Cristo Jesus.4Nenhum soldado se envolve com negócios da vida civil, pois o seu objetivo é agradar o seu comandante.5Da mesma forma, nenhum atleta é coroado se não competir de acordo com as regras.6O lavrador que trabalha duro deve ser o primeiro a comer dos frutos da colheita.7Pense bem no que estou dizendo, e o Senhor o ajudará a compreender todas estas coisas.
8Lembre-se de Jesus Cristo, que ressuscitou da morte e é descendente de Davi. Estas são as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. que eu anuncio.9É por causa de anunciar as Boas Novas que estou sofrendo até ao ponto de estar acorrentado como se fosse um criminoso. Mas a mensagem de Deus não está acorrentada.10Por esta razão, suporto tudo por causa daqueles que foram escolhidos por Deus. E faço isso para que eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus e também glória eterna.11O que eu digo é verdade:
Se morrermos com Ele, também com Ele viveremos;
12se continuarmos firmes junto com Ele, também com Ele reinaremos;
se nós o negarmos, Ele também nos negará;
13se não formos fiéis, Ele continuará sendo fiel,
pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo.
O trabalhador aprovado
14Continue a recomendar estas coisas, e ordene a todos diante de Deus para que não discutam por causa de palavras. Essas discussões não têm valor nenhum e somente prejudicam aqueles que as ouvem.15Faça o possível para se apresentar aprovado diante de Deus, como um trabalhador que não tem do que se envergonhar, ensinando corretamente a mensagem da verdade.16Evite os falatórios inúteis a respeito de assuntos deste mundo, pois eles servem somente para afastar as pessoas de Deus.17Além disso, o ensino das pessoas que incentivam esses falatórios corrói como câncer. Entre elas estão Himeneu e Fileto,18os quais se desviaram da verdade. Eles afirmam que a ressurreição já se realizou e estão destruindo a fé que algumas pessoas têm.19Mas Deus estabeleceu uma base sólida que permanece firme. E sobre esta base estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem”#“O Senhor … pertencem” 2.19 Citação de Números 16.5. e “Todos aqueles que dizem pertencer ao Senhor devem afastar-se do mal”.
20Numa casa grande não há somente utensílios feitos de ouro e de prata, mas também utensílios feitos de madeira e de barro. Alguns são para uso especial e outros para uso comum.21Assim, pois, todo aquele que se purificar será um utensílio para uso especial, consagrado e útil ao seu Mestre, e estará preparado para todo o tipo de boa obra.
22Evite as paixões da mocidade. Procure viver uma vida reta, com fé, amor e paz, junto com todos os que de coração puro invocam ao Senhor.23Afaste-se das discussões tolas e absurdas, pois você sabe que elas só servem para causar brigas.24O servo do Senhor não deve brigar. Ele deve ser gentil com todas as pessoas, competente para ensinar, e paciente.25Ele também deve instruir com mansidão os que estão contra ele. Talvez Deus mude o coração deles para que possam conhecer a verdade26e voltar a ser sensatos. Dessa forma poderão escapar da armadilha na qual o diabo os mantinha presos e os fazia obedecer a sua vontade.
Loading reference in secondary version...