1
Introdução
1De Paulo, apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. de Cristo Jesus pela vontade de Deus, enviado para anunciar a promessa de vida que há em Cristo Jesus,2a Timóteo, meu querido filho. Que Deus Pai e Cristo Jesus nosso Senhor lhe dêem graça#graça A bondade divina., misericórdia e paz.
Agradecimentos e encorajamento
3Ao lembrar de você constantemente nas minhas orações noite e dia, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência pura, assim como os meus antepassados fizeram.4Eu me lembro das suas lágrimas e estou ansioso por tornar a vê-lo, para que possa transbordar de alegria.5Recordo-me da sua fé sincera, a mesma fé que primeiro existia na sua avó Lóide e na sua mãe Eunice. E eu estou convencido de que esta fé também existe em você.6Por esta razão eu quero que se lembre disto: Não deixe que se apague a chama do dom de Deus, o qual você recebeu pela imposição das minhas mãos#imposição das minhas mãos 1.6 Um sinal de que Paulo tinha poder de Deus para dar a Timóteo um dom especial..7O Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. que Deus nos deu não nos faz covardes, mas enche-nos de poder, de amor e de domínio próprio.
8Portanto, não se envergonhe de testemunhar a favor de nosso Senhor e nem de mim, que estou preso por causa dele, mas participe comigo dos sofrimentos a favor das Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita., de acordo com o poder que Deus lhe dá.9Ele nos salvou e nos chamou para vivermos uma vida dedicada a Ele. Não foi por causa das nossas obras que Ele nos chamou, mas sim pela sua própria vontade e pela graça#graça A bondade divina. que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos começarem.10Porém, somente agora é que nos foi revelada esta graça com a vinda de Cristo Jesus, nosso Salvador. Ele destruiu a morte e, por meio das Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita., trouxe à luz a vida e a imortalidade.11Foi para anunciar e ensinar estas Boas Novas, e também para servir de apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. que eu fui escolhido.12E é por esta razão que eu agora estou sofrendo estas coisas. Contudo não me envergonho, porque sei em quem eu tenho colocado a minha fé e estou certo de que Ele é poderoso para guardar aquilo que me confiou, até que aquele Dia#Dia O dia em que Cristo vai voltar para julgar todas as pessoas e vai levar o seu povo para morar com Ele. chegue.13Siga como modelo para a sua vida os verdadeiros ensinamentos que você recebeu de mim, e faça isso com a mesma fé e o mesmo amor que são encontrados em Cristo Jesus.14Guarde como um tesouro aquilo que lhe foi confiado, por meio do Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. que habita em nós.
15Como você já sabe, todos os da região da Ásia me abandonaram, incluindo Fígelo e Hermógenes.16Que o Senhor tenha misericórdia da família de Onesíforo, porque ele me deu ânimo muitas vezes e nunca se envergonhou por eu estar preso.17Pelo contrário, assim que chegou a Roma ele me procurou diligentemente até me encontrar.18Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou enquanto eu estava em Éfeso. Queira Deus que ele encontre misericórdia da parte do Senhor naquele Dia#Dia O dia em que Cristo vai voltar para julgar todas as pessoas e vai levar o seu povo para morar com Ele..
Loading reference in secondary version...