1
Introdução
1De Paulo, apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. de Cristo Jesus por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Jesus Cristo, nossa esperança,2a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé.
Que Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, lhe dêem graça#graça A bondade divina., misericórdia e paz.
3Como já pedi, quando estava prestes a partir para a Macedônia, quero que você fique em Éfeso para poder repreender algumas pessoas que estão ensinando doutrinas falsas.4Diga a elas que não se ocupem com lendas e genealogias sem fim, as quais só resultam em discussões e não contribuem para o trabalho de Deus, que é realizado pela fé.5A finalidade desta ordem é o amor que procede de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé sem fingimento.6Alguns homens se desviaram disto e falam de coisas que não têm nenhum valor.7Eles querem ser professores da lei#lei Provavelmente a lei que Deus deu a Moisés no Monte Sinai. Leia Êxodo 19-20., mas não compreendem o que dizem e nem entendem os assuntos sobre os quais discutem com tanta certeza.
8Nós sabemos que a lei#lei Provavelmente a lei que Deus deu a Moisés no Monte Sinai. Leia Êxodo 19-20. é boa, se ela for usada corretamente.9Devemos reconhecer que a leinão foi feita para os que fazem o bem. A lei foi feita para aqueles que estão contra a lei, para os rebeldes, para os que são contra a religião, para os pecadores, para os impuros, para os que não têm respeito por Deus, para os que matam pais e mães, ou para os assassinos.10A lei também foi feita para os que cometem imoralidade sexual, para os homossexuais, para os que exploram os outros, para os que fazem juramentos falsos e para todos aqueles que são contra o verdadeiro ensino de Deus.11E este verdadeiro ensino está de acordo com as gloriosas Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. que procedem do Deus Bendito, as quais fui encarregado de anunciar.
Gratidão pela misericórdia de Deus
12Agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que é aquele que me tem fortalecido, pois Ele me considerou fiel e me escolheu para servi-lo.13Ele me fez tudo isto apesar de eu ter falado mal dele no passado e de tê-lo perseguido e insultado. Mas eu obtive misericórdia, pois agi sem saber o que estava fazendo, uma vez que não tinha fé.14A graça#graça A bondade divina. de nosso Senhor foi muito grande para comigo e, com esta graça, vieram a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.
15Isto é verdade, e deve ser completamente aceito: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Eu sou o pior de todos eles,16mas foi por esse mesmo motivo que fui perdoado, para que por meio de mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência. Cristo queria que eu servisse de exemplo para todos aqueles que viessem a crer nele, para que assim pudessem receber a vida eterna.
17Ao Rei eterno, imortal, invisível e Deus único, sejam dadas honra e glória para sempre! Amém!
18Timóteo, meu filho, este é o dever de que eu o encarrego, de acordo com as profecias#profecias Ensinamentos de Deus dados por pessoas que falam por Deus. que há muito tempo foram feitas sobre você: Siga essas profecias e empenhe-se na batalha do Senhor.19Combata com fé e com a consciência limpa, pois alguns rejeitaram a consciência limpa e por isso tiveram a sua fé destruída.20Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás para que aprendam a não falar mal de Deus.
Loading reference in secondary version...