5
A nossa vitória sobre o mundo
1Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo#Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus., é filho de Deus. E todo aquele que ama ao Pai, também ama os filhos dele.2A maneira pela qual sabemos se amamos os filhos de Deus é esta: Se amarmos a Deus e obedecermos aos seus mandamentos.3Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não nos são penosos,4porque todo aquele que é filho de Deus vence o mundo. E é isto que nos dá a vitória sobre o mundo: a nossa fé.5Quem vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
O testemunho sobre Jesus Cristo
6Jesus Cristo é aquele que veio por meio de água#água 5.6 Provavelmente “água” aqui se refere ao batismo de Jesus. e sangue#sangue 5.6 Provavelmente “sangue” aqui se refere ao sangue da morte de Jesus.. Ele não veio somente com água, mas com a água e o sangue. E o Espírito#Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.7Há, pois, três que dão testemunho:8o Espírito, a água e o sangue. E estes três estão em harmonia.9Se nós aceitamos o testemunho dos homens, devemos reconhecer que o testemunho de Deus tem mais valor, pois consiste no testemunho que Deus deu a respeito do seu próprio Filho.10Aquele que crê no Filho de Deus, tem dentro de si mesmo este testemunho. Aquele que não acredita no que Deus disse, o faz mentiroso, porque não acredita no testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho.11E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna e esta vida é encontrada no seu Filho.12Aquele que tem o Filho, tem a vida. Aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
Nós temos a vida eterna
13Eu estou escrevendo estas coisas a vocês que crêem no Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna.14Nós temos muita confiança em Deus, pois sabemos que, se lhe pedirmos alguma coisa e se o nosso pedido estiver de acordo com a sua vontade, Ele nos atenderá.15E, se sabemos que Ele atende a todos os nossos pedidos, temos a certeza de haver conseguido todas as coisas que lhe pedimos.
16Se alguém vir a seu irmão cometer pecado que não leva à morte, deve orar e Deus lhe dará vida. Refiro-me aos que cometem pecado que não leva à morte. Há pecado que leva à morte e por esse não digo que se deva orar.17Toda maldade é pecado; mas nem todo pecado leva à morte.
18Sabemos que todo aquele que se torna filho de Deus não vive em pecado. Porém, o Filho de Deus o guarda e o Maligno#Maligno O Diabo. não consegue atingi-lo.19Sabemos que pertencemos a Deus, embora o mundo inteiro esteja debaixo do poder do Maligno.20Também sabemos que o Filho de Deus já veio e nos tem dado entendimento para que possamos reconhecer ao verdadeiro Deus. E nós estamos naquele que é verdadeiro, uma vez que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.21Filhinhos, afastem-se dos ídolos.
Loading reference in secondary version...