16
A oferta para os cristãos da Judéia
1Quanto à coleta para o povo de Deus, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia:2No primeiro dia de cada semana, cada um de vocês deve separar e guardar quanto dinheiro puder, de acordo com a sua prosperidade. Vão ajuntando, para que não se façam coletas quando eu chegar.3Depois que eu chegar, enviarei para Jerusalém as pessoas que vocês escolherem, com cartas de apresentação. Elas levarão a oferta de vocês para lá.4Se for conveniente que eu também vá, elas irão comigo.
Os planos de Paulo
5Eu visitarei a vocês quando passar pela Macedônia, pois realmente planejo passar por lá.6E pode ser até que eu fique com vocês algum tempo, ou passe aí o inverno. Assim vocês poderão me enviar nas viagens que eu tenha que fazer.7Não vou visitá-los agora pois em breve eu teria que deixá-los, e espero passar mais tempo com vocês, se o Senhor permitir.8Ficarei em Éfeso até a Festa de Pentecostes#Pentecostes Dia de festa judaico (50 dias depois da Páscoa) quando se celebrava a colheita do trigo.,9pois para mim abriu-se uma grande porta, uma ótima oportunidade para um proveitoso trabalho, ainda que muitas pessoas estejam contra mim.
10E, se Timóteo chegar, façam com que ele se sinta à vontade entre vocês, pois ele trabalha para o Senhor, assim como eu.11Que ninguém o despreze. Vocês devem ajudá-lo a continuar sua viagem em paz, para que ele e os outros irmãos possam vir até a mim, pois eu os estou esperando.
12Quanto ao irmão Apolo, eu o encorajei muito a visitá-los em companhia dos outros irmãos. Mas de modo nenhum ele quis ir agora. Quando houver uma boa oportunidade, ele irá.
Recomendações e saudações
13Tenham cuidado. Continuem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes.14Façam tudo com amor.15Vocês sabem que Estéfanas e a sua família foram os primeiros a seguir a Cristo na região da Acaia#Acaia A parte do sul da Grécia onde Corinto se localizava.. Eles se dedicaram totalmente ao serviço do povo de Deus. Peço-lhes, irmãos,16que sejam obedientes a pessoas como estas e também a qualquer outra pessoa que coopera e trabalha para o Senhor.
17Alegro-me com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico, pois fizeram o que vocês, por estarem ausentes, não podiam fazer.18Eles trouxeram conforto ao meu espírito e ao de vocês. Reconheçam o valor de pessoas como estas.
19As igrejas da região da Ásia mandam lembranças. Áqüila e Priscila mandam muitas lembranças a vocês no Senhor, assim como também a igreja que se reúne na casa deles.20Todos os irmãos aqui mandam lembranças. Cumprimentem-se uns aos outros com um beijo de irmãos.21Eu, Paulo, escrevo estes cumprimentos com minha própria mão.22Se alguém não ama ao Senhor, que seja maldito. “Marana tá”#“Marana tá!” 16.22 Palavras aramaicas que significam: “Venha, nosso Senhor!” ou: “Nosso Senhor vem”.!23Que a graça#graça A bondade divina. do Senhor Jesus esteja com vocês.24O meu amor esteja com todos vocês em Cristo Jesus.
Loading reference in secondary version...