1
Introdução
1De Paulo, chamado para ser apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem. de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e também de Sóstenes, o nosso irmão em Cristo.
2Para a igreja de Deus em Corinto, consagrada em Cristo Jesus, chamada para ser o povo santo de Deus; e também para todos os que, por toda parte, confiam em Cristo Jesus, Senhor deles e nosso.
3Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes dêem graça#graça A bondade divina. e paz.
Paulo agradece a Deus
4Agradeço sempre ao meu Deus por causa da graça#graça A bondade divina. que Ele mostrou ter para com vocês em Cristo Jesus.5Em Jesus vocês foram enriquecidos em tudo: tanto no que dizem como no que sabem.6Tudo o que nós testemunhamos a respeito de Cristo foi confirmado entre vocês.7Portanto, não lhes falta nenhuma capacidade espiritual enquanto esperam a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.8Jesus vai guardá-los firmes até ao fim, para que não tenham nenhuma culpa no dia em que Ele voltar.9Deus cumpre o que promete e foi Ele quem os chamou para poderem participar na vida do seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Divisões na igreja
10Peço-lhes, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejam de acordo uns com os outros e que entre vocês não haja divisões. Peço-lhes que sejam completamente unidos, tendo o mesmo pensamento e o mesmo propósito.11Meus irmãos, algumas pessoas da família de Cloe me contaram que há brigas entre vocês.12Eu me refiro ao fato de cada um de vocês dizer: Eu sou de Paulo, e eu sou de Apolo, e eu sou de Cefas, e eu sou de Cristo.13Por acaso Cristo está dividido? Foi Paulo quem morreu na cruz por vocês? Foi em nome de Paulo que vocês foram batizados#batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.? Não!14Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, a não ser Crispo e Gaio.15Agradeço a Deus porque agora ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome.16(Batizei também a família de Estéfanas, mas não me lembro se batizei mais alguém.)17Cristo não me enviou para batizar. Ele me enviou para anunciar as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita., mas sem usar palavras de sabedoria humana, para que a cruz#cruz 1.17 Paulo usa a cruz de Cristo representando o evangelho. A cruz ou a morte de Cristo foi o plano de Deus para salvar as pessoas do mundo. de Cristo não perca o seu poder.
Cristo é o poder e a sabedoria de Deus
18A mensagem da cruz é uma tolice para aqueles que estão se perdendo. Mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.19Pois as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Destruirei a sabedoria dos sábios
e farei com que a inteligência dos inteligentes fique sem valor”.
20Onde está o sábio? Onde está o entendido? Onde está o filósofo dos nossos tempos? Deus mostrou como a sabedoria deste mundo é uma tolice.21Deus, na sua sabedoria, não quis que o mundo viesse a conhecê-lo pela sabedoria humana. Ele escolheu, pela mensagem#mensagem O mesmo que a Mensagem de Deus. que parece uma tolice, salvar os que crêem.22Os judeus pedem milagres como prova e os gregos procuram sabedoria.23Mas nós anunciamos a Cristo pregado na cruz—que é uma ofensa para os judeus e tolice para os que não são judeus.24Mas Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus para aqueles que Deus chamou, tanto os judeus como os que não são judeus.25Até mesmo o que parece uma tolice de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana; e o que parece uma fraqueza de Deus é mais forte do que o poder humano.
26Irmãos, pensem no que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano, poucos de vocês eram sábios, poucos tinham influência e poucos eram de famílias importantes.27Mas Deus escolheu as coisas que para o mundo são tolas para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas que para o mundo são fracas para envergonhar as fortes.28Deus escolheu as coisas que para o mundo são humildes, desprezadas e sem valor, para destruir as coisas que para o mundo têm valor.29E isto é para ninguém se orgulhar diante de Deus.30Foi Deus quem os fez parte de Cristo Jesus. Cristo é a sabedoria que Deus nos deu. Cristo é a razão pela qual somos declarados justos diante de Deus, libertados de nossos pecados e separados para o serviço de Deus.31Por isso as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Quem se orgulhar, que se orgulhe no Senhor”.
Loading reference in secondary version...