YouVersion Logo
Search Icon

Números 21

21
A vitória sobre o rei de Arade
1Quando o rei cananeu de Arade, que vivia no Neguebe, soube que Israel vinha pela estrada de Atarim, guerreou contra os israelitas e capturou alguns deles. 2Então, Israel fez este voto ao Senhor:
― Se entregares este povo nas nossas mãos, separaremos as suas cidades para destruição.#21.2 O termo hebraico indica um ato de consagração irrevogável a Deus, geralmente por meio da destruição de um objeto ou de seres vivos; também no versículo 3.
3O Senhor ouviu o pedido de Israel e lhes entregou os cananeus. Israel os separou para destruição, bem como as suas cidades; de modo que o lugar foi chamado Hormá.#21.3 Hormá significa destruição.
A serpente de bronze
4Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. O povo, porém, ficou impaciente no caminho 5e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo:
― Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! Já estamos fartos desta comida miserável!
6Então, o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos israelitas morreram. 7O povo foi a Moisés e disse:
― Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós.
Moisés orou pelo povo.
8O Senhor disse a Moisés:
― Faça uma serpente e coloque‑a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá.
9Moisés fez, então, uma serpente de bronze e a colocou em um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.
A viagem para Moabe
10Os israelitas partiram e acamparam em Obote. 11Depois, partiram de Obote e acamparam em Ijé-Abarim, no deserto em frente de Moabe, a leste. 12Dali partiram e acamparam no vale de Zerede. 13Partiram dali e acamparam do outro lado do Arnom, que fica no deserto que se estende até o território amorreu. O Arnom é a fronteira de Moabe, entre Moabe e os amorreus. 14É por isso que se diz no livro das guerras do Senhor:
“…Vaebe, em Sufá, e os vales,
o Arnom 15e as ravinas dos vales
que se estendem até a cidade de Ar
e chegam até a fronteira de Moabe”.
16De lá prosseguiram até Beer, o poço onde o Senhor disse a Moisés:
― Reúna o povo, e eu lhe darei água.
17Então, Israel cantou esta canção:
“Brote água, ó poço!
Cantem a seu respeito,
18a respeito do poço
que os príncipes cavaram,
que os nobres abriram com cetros e cajados”.
Então, partiram do deserto para Mataná, 19de Mataná para Naaliel, de Naaliel para Bamote 20e de Bamote para o vale de Moabe, onde fica o monte Pisga, de cujo topo se avista o deserto de Jesimom.
A vitória sobre Seom e Ogue
21Israel enviou mensageiros para dizer a Seom, rei dos amorreus:
22“Deixa‑nos atravessar a tua terra. Não entraremos em nenhuma plantação nem vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela Estrada do Rei até que tenhamos atravessado o teu território”.
23Seom, porém, não deixou Israel atravessar o seu território. Convocou todo o seu exército e atacou Israel no deserto. Quando chegou a Jaza, guerreou contra Israel. 24No entanto, Israel o derrotou com a espada e tomou‑lhe as terras desde o Arnom até o Jaboque, até o território dos amonitas, pois a fronteira dos amonitas era fortificada. 25Israel capturou todas as cidades dos amorreus e as ocupou, até mesmo Hesbom e todos os seus povoados. 26Hesbom era a cidade de Seom, rei dos amorreus, que havia lutado contra o antigo rei de Moabe, tendo tomado todas as suas terras até o Arnom.
27É por isso que os poetas dizem:
“Venham a Hesbom!
Seja ela reconstruída;
seja restaurada a cidade de Seom!
28“Fogo saiu de Hesbom,
uma chama da cidade de Seom;
consumiu Ar, de Moabe,
os senhores das alturas do Arnom.
29Ai de você, Moabe!
Você está destruído, ó povo de Camos!
Ele converteu os seus filhos em fugitivos,
e as suas filhas, em prisioneiras de Seom,
rei dos amorreus.
30“Nós os derrotamos;
Hesbom está destruída por todo o caminho até Dibom.
Nós os arrasamos até Nofá
e até Medeba”.
31Assim, Israel habitou na terra dos amorreus.
32Moisés enviou espias a Jazer, e os israelitas tomaram os povoados ao redor e expulsaram os amorreus que ali estavam. 33Depois, voltaram e subiram pelo caminho de Basã; Ogue, rei de Basã, marchou para enfrentá‑los, com todo o seu exército, em Edrei.
34O Senhor, porém, disse a Moisés:
― Não tenha medo dele, pois eu o entreguei nas suas mãos, com todo o seu exército e com a sua terra. Você fará com ele como fez com Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.
35Então, eles o derrotaram, bem como aos filhos dele e a todo o seu exército, não lhes deixando sobrevivente algum, e tomaram posse da sua terra.

Currently Selected:

Números 21: NVI

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy