10
A Confissão de Pecado do Povo
1Enquanto Esdras estava orando e confessando, chorando prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas, homens, mulheres e crianças, reuniram-se em volta dele. Eles também choravam amargamente. 2Então Secanias, filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão, disse a Esdras: “Fomos infiéis ao nosso Deus quando nos casamos com mulheres estrangeiras procedentes dos povos vizinhos. Mas, apesar disso, ainda há esperança para Israel. 3Façamos agora um acordo diante do nosso Deus e mandemos de volta todas essas mulheres e seus filhos, segundo o conselho do meu senhor e daqueles que tremem diante dos mandamentos de nosso Deus. Que isso seja feito em conformidade com a Lei. 4Levante-se! Esta questão está em suas mãos, mas nós o apoiaremos. Tenha coragem e mãos à obra!”
5Esdras levantou-se e fez os sacerdotes principais, os levitas e todo o Israel jurarem que fariam o que fora sugerido. E eles juraram. 6Então Esdras retirou-se de diante do templo de Deus e foi para o quarto de Joanã, filho de Eliasibe. Enquanto esteve ali, não comeu nem bebeu nada, lamentando a infidelidade dos exilados.
7Fez-se então uma proclamação em todo o Judá e em Jerusalém convocando todos os exilados a se reunirem em Jerusalém. 8Os líderes e as demais autoridades tinham decidido que aquele que não viesse no prazo de três dias perderia todos os seus bens e seria excluído da comunidade dos exilados.
9No prazo de três dias, todos os homens de Judá e de Benjamim tinham se reunido em Jerusalém e, no vigésimo dia do nono mês, todo o povo estava sentado na praça que ficava diante do templo de Deus. Todos estavam profundamente abatidos por causa da reunião e também porque chovia muito. 10Então o sacerdote Esdras levantou-se e lhes disse: “Vocês têm sido infiéis! Vocês se casaram com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. 11Agora confessem seu pecado ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam a vontade dele. Separem-se dos povos vizinhos e das suas mulheres estrangeiras”.
12A comunidade toda respondeu em alta voz: “Você está certo! Devemos fazer o que você diz. 13Mas há muita gente aqui, e esta é a estação das chuvas; por isso não podemos ficar do lado de fora. Além disso, essa questão não pode ser resolvida em um dia ou dois, pois foram muitos os que assim pecaram. 14Que os nossos líderes decidam por toda a assembleia. Depois, que cada homem de nossas cidades que se casou com mulher estrangeira venha numa data marcada, acompanhado dos líderes e juízes de cada cidade, para que se afaste de nós o furor da ira de nosso Deus por causa desse pecado”. 15Somente Jônatas, filho de Asael, e Jaseías, filho de Ticvá, apoiados por Mesulão e o levita Sabetai, discordaram.
16E assim os exilados fizeram conforme proposto. O sacerdote Esdras escolheu chefes de família, um de cada grupo de famílias, todos eles chamados por nome. E no primeiro dia do décimo mês eles se assentaram para investigar cada caso. 17No primeiro dia do primeiro mês terminaram de investigar todos os casos de casamento com mulheres estrangeiras.
Os Culpados de Casamento Misto
18Entre os descendentes dos sacerdotes, estes foram os que se casaram com mulheres estrangeiras:
Entre os descendentes de Jesua, filho de Jozadaque, e de seus irmãos: Maaseias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. 19Eles apertaram as mãos em sinal de garantia de que iam despedir suas mulheres, e cada um apresentou um carneiro do rebanho como oferta por sua culpa.
20Entre os descendentes de Imer:
Hanani e Zebadias.
21Entre os descendentes de Harim:
Maaseias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias.
22Entre os descendentes de Pasur:
Elioenai, Maaseias, Ismael, Natanael, Jozabade e Eleasa.
23Entre os levitas:
Jozabade, Simei, Quelaías, também chamado Quelita, Petaías, Judá e Eliézer.
24Entre os cantores:
Eliasibe.
Entre os porteiros:
Salum, Telém e Uri.
25E entre os outros israelitas:
Entre os descendentes de Parós:
Ramias, Jezias, Malquias, Miamim, Eleazar, Malquias e Benaia.
26Entre os descendentes de Elão:
Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jeremote e Elias.
27Entre os descendentes de Zatu:
Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza.
28Entre os descendentes de Bebai:
Joanã, Hananias, Zabai e Atlai.
29Entre os descendentes de Bani:
Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jeremote.
30Entre os descendentes de Paate-Moabe:
Adna, Quelal, Benaia, Maaseias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés.
31Entre os descendentes de Harim:
Eliézer, Issias, Malquias, Semaías, Simeão, 32Benjamim, Maluque e Semarias.
33Entre os descendentes de Hasum:
Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei.
34Entre os descendentes de Bani:
Maadai, Anrão, Uel, 35Benaia, Bedias, Queluí, 36Vanias, Meremote, Eliasibe, 37Matanias, Matenai e Jaasai.
38Entre os descendentes de Binui:#10.37,38 Muitos manuscritos dizem Jaasai, 38 Bani, Binui.
Simei, 39Selemias, Natã, Adaías, 40Macnadbai, Sasai, Sarai, 41Azareel, Selemias, Semarias, 42Salum, Amarias e José.
43Entre os descendentes de Nebo:
Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.
44Todos esses tinham se casado com mulheres estrangeiras, e alguns deles tiveram filhos dessas mulheres.#10.44 Ou e eles as despediram com seus filhos.
Loading reference in secondary version...

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®
Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.®
Used by permission. All rights reserved worldwide.