Parallel
26
As primícias da terra
1Quando entrares na terra que Jeová, teu Deus, te está dando por herança, e a possuíres, e nela habitares, 2tomarás das #Êx 22.29; 23.16,19primícias de todos os frutos do solo que recolheres da tua terra que Jeová, teu Deus, te está dando; pô-los-ás num cesto e irás ao lugar que Jeová, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome. 3Chegarás ao sacerdote que estiver de serviço nesses dias e lhe dirás: Hoje, declaro a Jeová, teu Deus, que entrei na terra que ele prometeu, com juramento, a nossos pais que nos daria. 4O sacerdote, tomando o cesto da tua mão, pô-lo-á defronte de Jeová, teu Deus. 5Então, responderás: Um #Gn 25.30; 31.40-42; 43.1-14arameu, prestes a perecer, era meu pai e desceu ao Egito, para ali peregrinar com #Gn 46.27pouca gente. Ali, veio a ser nação #Dt 1.10; 10.22grande, forte e numerosa. 6Os egípcios nos maltrataram, nos afligiram e nos impuseram uma dura servidão. 7Clamamos a Jeová, Deus de nossos pais, e ele ouviu a nossa voz e viu a nossa aflição, o nosso trabalho e a nossa opressão; 8e #Dt 4.34tirou-nos do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com milagres, e com portentos. 9Introduziu-nos neste lugar, numa #Êx 3.8,17terra que mana leite e mel. 10Eis que, agora, trago as primícias dos frutos do solo que tu, ó Jeová, me deste. Assim as porás diante de Jeová, teu Deus, e o adorarás. 11#Dt 12.7Alegrar-te-ás por todo o bem que Jeová, teu Deus, te há dado a ti e a tua casa, tu, e o #Dt 12.12levita, e o peregrino que está no meio de ti.
Oração daquele que deu os dízimos
12 # Dt 14.28-29; Hb 7.5,9,10 Quando tiveres acabado de dizimar todos os dízimos da tua novidade no terceiro ano, que é o ano do dízimo, dá-lo-ás ao levita, ao peregrino, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem. 13Dirás diante de Jeová, teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e também as dei ao levita, ao peregrino, ao órfão e à viúva, de acordo com todo o teu mandamento que me ordenaste. Não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci. 14Delas não comi no meu luto, nem delas tirei coisa alguma, quando eram imundas, nem delas dei para os mortos; eu ouvi a voz de Jeová, meu Deus, e fiz segundo tudo o que me ordenaste. 15Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo de Israel e o solo que nos deste, assim como prometeste, com juramento, a nossos pais, #Dt 26.9uma terra que mana leite e mel.
16Hoje Jeová, teu Deus, te ordena que observes estes estatutos e juízos; portanto, os guardarás e observarás de #Dt 4.29todo o teu coração e de toda a tua alma. 17Hoje, fizeste Jeová dizer que te será por Deus e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, os seus mandamentos e os seus juízos, e ouvirás a sua voz. 18Jeová, hoje, te fez dizer que lhe serás #Dt 7.6por seu próprio povo, como te prometeu, e que guardarás todos os seus mandamentos; 19de modo que, #Dt 28.1,13acima de todas as nações que ele fez, te exalte para seu louvor, renome e honra, a fim de que sejas um #Dt 7.6povo santo a Jeová, teu Deus, como disse.