Parallel
8
Jesus alimenta quatro mil pessoas
1Em outra ocasião, uma outra grande multidão se reuniu e não tinham nada para comer. Jesus, então, chamou seus discípulos e disse-lhes:
2—Sinto muita pena de toda esta gente; já faz três dias que estão comigo e não têm nada para comer.3Se eu mandá-los embora sem comer eles morrerão pelo caminho, pois alguns deles são de muito longe.4Os seus discípulos perguntaram:
—Mas onde poderíamos encontrar comida suficiente para toda essa multidão no meio deste deserto?
5Mas Jesus lhes perguntou:
—Quantos pães vocês têm?
Eles responderam:
—Sete.
6Então, ordenando à multidão que se sentasse no chão, Jesus pegou os sete pães, agradeceu a Deus, partiu-os e os deu aos seus discípulos, que os distribuíram entre a multidão.7E, como tinham também alguns peixinhos, Jesus agradeceu a Deus por eles e os deu aos discípulos para que também fossem distribuídos entre o povo.8Todos comeram e ficaram satisfeitos e, em seguida, recolheram sete cestos cheios com os pedaços que sobraram.9(Havia mais ou menos quatro mil pessoas.) Depois disso Jesus mandou que todos fossem para suas casas.10Logo depois disto Jesus entrou num barco com os seus discípulos e partiu para a região de Dalmanuta.
Os fariseus pedem um milagre
11Os fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. chegaram e começaram a discutir com ele e, testando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.12Mas Jesus, dando um suspiro profundo, disse:
—Por que é que esta geração pede um sinal? Digo a verdade a vocês: nenhum sinal será mostrado para esta geração.
13Depois, deixando-os, voltou para o barco e partiu para o outro lado do lago.
Cuidado com os líderes judeus
14Aconteceu que os discípulos tinham se esquecido de levar pão e tinham somente um pão com eles no barco.15Jesus, então, chamando a atenção deles, disse:
—Olhem, previnam-se contra o fermento#fermento Usado como símbolo de má influência. dos fariseus#fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. e de Herodes.
16Eles começaram a discutir uns com os outros e diziam:
—Ele está dizendo isso porque nós não temos pão.
17Jesus entendeu o que estava acontecendo com eles e lhes disse:
—Por que vocês estão discutindo a respeito do fato de não haver pão? Ainda não entenderam? Será que as mentes de vocês são tão estreitas assim?18Vocês têm olhos mas não vêem; têm ouvidos mas não ouvem! Será que já se esqueceram?19Quando eu reparti os cinco pães entre aquelas cinco mil pessoas, quantos cestos vocês encheram com o que sobrou?—Doze—responderam eles.
20—E quando eu reparti os sete pães para aquelas quatro mil pessoas, quantos cestos vocês encheram com o que sobrou?—Sete—responderam eles.
21Então Jesus lhes disse:
—Vocês ainda não entenderam?
Jesus cura um cego de Betsaida
22Depois disso eles chegaram a Betsaida. Lá as pessoas levaram a ele um cego e imploraram para que tocasse nele.23Jesus levou o cego pela mão e guiou-o para fora da vila. Depois, cuspiu-lhe nos olhos e, colocando as mãos sobre ele, perguntou-lhe:
—Você está vendo alguma coisa?
24Ele olhou e respondeu:
—Sim, estou vendo pessoas; e elas se parecem com árvores, mas estão andando.
25Jesus colocou novamente as mãos nos olhos dele. Ele abriu de novo os olhos, sua visão foi restabelecida e podia ver tudo claramente.26Depois disto Jesus mandou que fosse para casa, dizendo:
—Não vá para a vila.
A confissão de Pedro
27Jesus e seus discípulos partiram para as vilas situadas ao redor da cidade de Cesaréia de Filipe. No caminho, Jesus perguntou a seus discípulos:
—Quem é que as pessoas dizem que eu sou?
28Eles responderam:
—Alguns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias#Elias Um homem que falava por Deus. Ele viveu centenas de anos antes de Cristo.; e outros, ainda, dizem que é um dos profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.,
29Então Jesus lhes perguntou:
—E vocês? Quem é que vocês dizem que eu sou?
E Pedro respondeu:
—É o Cristo#Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus..
30Ao ouvir isto, Jesus lhes ordenou que não dissessem nada a ninguém a respeito dele.
Jesus prediz a sua morte e a sua ressurreição pela primeira vez
31Depois Jesus começou a ensinar a seus discípulos, dizendo:
—É necessário que o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). sofra muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos líderes dos sacerdotes e pelos professores da lei, que seja morto e que ressuscite no terceiro dia.
32Jesus disse estas coisas claramente a eles. Mas Pedro o chamou de lado e começou a repreendê-lo.33Então Jesus virou-se e, olhando para os discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo:
—Afaste-se de mim, Satanás! Você não está interessado nas coisas de Deus, mas nas coisas humanas.
Condições para seguir Cristo
34Depois de convocar a multidão e os seus discípulos, disse-lhes:
—Se alguém quiser vir comigo, tem que negar a si mesmo, pegar a sua cruz e me seguir.35Pois todo aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que perder a sua vida por minha causa e por causa das Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita., irá salvá-la.36Que vantagem terá alguém em ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?37O que pode um homem dar em troca de sua alma?38Se alguém desta geração perversa e pecadora tiver vergonha de mim e das coisas que ensino, o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). também terá vergonha dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.