Carta aos Hebreus 10
VFL
10
O sacrifício de Cristo nos torna perfeitos
1A lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica. é apenas uma sombra das coisas boas que estavam para vir, e não a imagem real das coisas. É por isso que, mesmo com os sacrifícios que são oferecidos repetidamente ano após ano, a lei não pode tornar perfeitos aqueles que se aproximam para adorar.2Se ela pudesse, estes sacrifícios teriam parado de ser oferecidos, pois os adoradores estariam limpos de seus pecados e não se sentiriam mais culpados por causa desses pecados.3Estes sacrifícios, entretanto, fazem com que as pessoas se lembrem de seus pecados a cada ano,4pois é impossível que sangue de touros e de bodes remova pecados.5Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse:
“O Senhor não quer sacrifícios nem ofertas,
mas me preparou um corpo.
6O Senhor não se agrada de sacrifícios de animais mortos e queimados,
ou de sacrifícios para tirar pecados.
7Então Eu disse:
—Eu estou aqui, ó Deus;
Eu vim para fazer a sua vontade, // assim como está escrito a meu respeito no livro da lei”.
8Primeiro Cristo disse: “O Senhor não quer sacrifícios nem ofertas, e o Senhor não se agrada de animais mortos e queimados, ou de sacrifícios para tirar pecados”. (Estes sacrifícios são oferecidos de acordo com a lei de Moisés.)9Depois Cristo disse: “Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade”. Dessa forma Deus anula o primeiro sistema de sacrifícios para estabelecer o segundo.10E porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados por meio do sacrifício do corpo de Jesus, oferecido de uma vez por todas.
11Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia para realizar seus serviços religiosos e para oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios. Mas estes sacrifícios jamais podem remover pecados.12Jesus, porém, depois de ter oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, se sentou à direita de Deus.13Ali Jesus está esperando até que seus inimigos sejam colocados debaixo dos seus pés.14Assim, com um único sacrifício, Ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo purificados.
15O Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. também nos dá o seu testemunho a respeito disto. Primeiro ele diz:
16“A aliança#aliança Acordo (pacto, contrato) que Deus faz com seu povo. que Eu farei com eles // depois daqueles dias será assim // —diz o Senhor —:
Porei as minhas leis nos seus corações,
e as escreverei nas suas mentes”.
17E depois ele diz:
“Eu nunca mais me lembrarei dos seus pecados // ou das suas maldades”.
18Assim, uma vez que todas estas coisas são perdoadas, não há mais necessidade de se oferecer sacrifício pelos pecados.
O privilégio de nos aproximarmos de Deus
19Por isso, irmãos, nós temos completa liberdade para entrar no Lugar Santíssimo#Lugar Santíssimo O lugar onde Deus habita e é adorado.. E nós podemos fazer isto com toda a confiança, por causa do sangue de Cristo.20Nós podemos entrar através de um novo caminho—um caminho de vida—o qual Jesus nos abriu. E este caminho nos leva através da cortina, isto é, através do seu próprio corpo.21Nós temos um grande sacerdote que governa a família de Deus.22Portanto, vamos nos aproximar de Deus com coração sincero e com firmeza de fé. Nós podemos fazer isso porque nossos corações foram purificados, libertando-nos do peso de nossa consciência, e também porque o nosso corpo foi lavado com água pura.23Vamos seguir firmes e sem vacilar na esperança da nossa fé, pois aquele que fez a promessa é fiel.
24Vamos também considerar uns aos outros, a fim de nos encorajarmos a mostrar amor e a fazer o bem.25Não deixemos de nos reunir, como algumas pessoas estão fazendo. Ao contrário, vamos nos reunir e fortalecer uns aos outros, ainda mais agora que vocês estão vendo que o Dia#Dia 10.25 Provavelmente o dia no qual Cristo voltará. se aproxima.
Não se afastem de Cristo
26Se continuarmos a pecar de propósito, mesmo depois de termos conhecido a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os pecados.27Ao contrário, tudo o que nos resta é o medo, ao esperarmos pelo julgamento e pelo fogo vingador que destruirá todos aqueles que estão contra Deus.28Se duas ou três pessoas testemunharem que um homem desobedeceu à lei de Moisés, esse homem será condenado à morte sem receber qualquer misericórdia.29O que acontecerá, então, com aqueles que desprezam o Filho de Deus, que desrespeitam o sangue da nova aliança#aliança Acordo (pacto, contrato) que Deus faz com seu povo., com o qual eles mesmos foram purificados, ou ainda que insultam o Espírito#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. que nos mostra a graça#graça A bondade divina. de Deus? Vocês não acham que eles merecem um castigo muito mais severo?30Ora, nós conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; Eu retribuirei”#“A mim pertence … Eu retribuirei” 10.30 Citação de Deuteronômio 32.35.. Ele também disse: “O Senhor julgará o seu povo”#“O Senhor … povo” 10.30 Citação de Salmo 135.14..31Que coisa horrível é cair nas mãos do Deus vivo!
Não percam a esperança e a alegria que vocês têm
32Lembrem-se daqueles dias em que vocês, depois de terem recebido a luz da verdade, tiveram que passar por grandes lutas e muitos sofrimentos.33Algumas vezes vocês foram maltratados e insultados publicamente; outras vezes ajudaram aos que estavam sendo tratados desse modo.34Vocês não somente ajudaram aos que estavam sofrendo na prisão, como também aceitaram com alegria o fato de que os seus bens tinham sido tirados de vocês. Vocês agiram assim porque sabiam que possuíam algo muito melhor—algo que dura para sempre.
35Portanto, não abandonem a confiança que vocês têm; ela traz uma grande recompensa.36Vocês precisam ser perseverantes para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que foi prometido.37Pois ainda dentro de pouco tempo, “Aquele que tem de vir, virá; Ele não vai demorar.38Aquele que é justo diante de mim viverá pela fé. Mas Eu não ficarei contente com ele se, por causa do medo, ele voltar atrás”#“Aquele que tem … voltar atrás” 10.38 Citação de Habacuque 2.3-4, na Septuaginta, que é a versão grega do Velho Testamento..39Nós, porém, não somos daqueles que, por causa do medo, voltam atrás e são destruídos. Ao contrário, nós somos daqueles que têm fé e são salvos por ela.