YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 9

9
1O que digo é a verdade. Sou de Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é controlada pelo Espírito Santo, também confirma que não minto. 2Meu coração está abatido dentro de mim, e eu me entristeço amargamente no meu coração 3por causa do meu povo, que é a minha raça e o meu sangue. Para o bem desse povo eu digo que estaria pronto a ser condenado#9.3 Ou “amaldiçoado”. eternamente, se isso pudesse salvá-los. 4Ó povo de Israel, Deus lhes deu tanto, mas vocês ainda não querem escutá-lo. Vocês foram adotados como filhos, receberam a glória divina e a aliança. Ele deu-lhes suas leis, a fim de que soubessem o que ele desejava que vocês fizessem. Permitiu que o adorassem no templo, e deu-lhes promessas maravilhosas. 5Vocês são descendentes dos patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana do próprio Cristo, que é Deus que reina sobre todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amém.
6Bem, então as promessas de Deus a Israel ficaram sem valor? Naturalmente que não. Nem todo aquele que é nascido de família judaica é verdadeiramente judeu. 7O simples fato de terem vindo da descendência de Abraão não os faz, na verdade, filhos de Abraão. As Escrituras dizem que as promessas se destinam somente ao filho de Abraão, Isaque, e aos descendentes de Isaque. 8Isso significa que nem todos os filhos de Abraão são filhos de Deus, mas somente aqueles que creem na promessa de salvação que ele fez a Abraão. 9Deus havia prometido: “No tempo devido darei um filho a você e Sara”. 10E, anos mais tarde, os dois filhos de Rebeca tinham o mesmo pai, o nosso antepassado Isaque. 11E antes mesmo que as crianças tivessem nascido, antes que tivessem feito qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, 12não por causa do que os filhos fizeram, mas por aquele que chama — Deus disse a ela que Esaú, o filho que nasceria primeiro, seria servo de Jacó, seu irmão gêmeo. 13Como está escrito: “Escolhi amar Jacó, e não Esaú”.#9.13 Ml 1.2,3.
14Será que Deus estava sendo injusto? Claro que não. 15Deus disse a Moisés:
“Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e me compadecerei de quem eu quiser me compadecer”.#9.15 Êx 33.19.
16Assim, as misericórdias de Deus não são dadas só porque alguém decide recebê-las ou trabalhar arduamente para consegui-las. São dadas porque Deus tem misericórdia de quem ele quer ter. 17Pois a Escritura diz ao faraó, rei do Egito: “Mas conservei a sua vida para mostrar-lhe o meu poder, e para anunciar o meu nome em toda a terra”.#9.17 Êx 9.16. 18Assim, vocês percebem que Deus tem misericórdia de quem ele quer, e faz que outros se recusem a ouvi-lo.
19Mas algum de vocês me dirá: “Então por que Deus os culpa por não o ouvirem? Pois quem resiste à sua vontade?” 20Mas quem são vocês homens para criticarem#9.20 Ou “questionarem”. a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer àquele que o fez: “Por que é que você me fez deste jeito?” 21Quando o oleiro faz um vaso de barro, ele não tem o direito de usar o mesmo barro para fazer um vaso bonito para uso especial, e outro para uso comum?
22Será que Deus não tem perfeitamente o direito de mostrar a sua ira e o seu poder contra aqueles que estão prontos para a destruição, aqueles com quem ele tem sido paciente todo esse tempo? 23E ele também quis mostrar como é grande a sua glória, que ele derramou sobre nós, que somos aqueles de quem ele teve misericórdia, que ele havia preparado para receberem a sua glória. 24Pois nós somos aqueles a quem ele também chamou, quer sejamos judeus ou gentios. 25Como diz a profecia de Oseias:
“Aqueles que não eram meu povo eu chamarei de ‘meu povo’.
A nação que eu não amava chamarei de ‘minha amada’ ”#9.25 Os 2.23..
26“E no mesmo lugar onde certa vez foi dito: ‘Vocês não são meu povo’,
eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’ ”.#9.26 Os 1.10.
27O profeta Isaías, falando de Israel, clamava que embora houvesse milhões deles, somente um remanescente seria salvo. 28“Pois o Senhor executará sua sentença sobre a terra, e apressará o seu intento”.#9.28 Is 10.22,23.
29E, em outra parte, disse Isaías:
“Se o Senhor Todo-poderoso não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos completamente arrasados como Sodoma e Gomorra”.#9.29 Is 1.9.
30Bem, então que vamos dizer disso tudo? Tão somente isto: Que Deus deu aos gentios a oportunidade de obterem uma justiça que vem da fé, muito embora eles não estivessem realmente buscando a justiça. 31E os israelitas, porém, que tão arduamente buscavam uma lei que trouxesse justiça, nunca tiveram resultado. 32E por que não? Porque não a buscavam pela fé, mas por meio de suas boas ações. Assim, tropeçaram na pedra de tropeço. 33Deus os advertiu disso nas Escrituras, quando disse:
“Eu coloquei em Sião uma pedra,
uma pedra de tropeço
e uma rocha que vai fazê-los cair;
aquele que nela confia, jamais será abalado”.#9.33 Is 8.14; 28.16.

Currently Selected:

Romanos 9: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy