YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 2

2
1Você não tem desculpa quando julga os outros. Quando você afirma que alguém é mau e deveria ser castigado, você está falando de si mesmo, pois faz essa mesma coisa, e está condenando a si mesmo. 2E sabemos que Deus, com justiça, castigará qualquer um que fizer coisas como essas. 3Você pensa que Deus julgará e condenará os outros por fazê-las, e poupará você quando as fizer também? 4Será que você não compreende quão paciente ele está sendo com você? Ou você não se incomoda com isso? Não vê que ele tem esperado todo esse tempo sem castigá-lo, a fim de dar tempo para que abandone o pecado? Sua bondade tem a finalidade de levá-lo ao arrependimento.
5Mas, você não quer ouvir; assim, você está guardando um castigo terrível para si mesmo, devido à sua teimosia em recusar-se a abandonar seus pecados; pois virá o dia da ira, quando Deus será o justo Juiz do mundo inteiro. 6Ele dará a cada um o que suas obras merecem. 7Ele dará a vida eterna àqueles que pacientemente fazem a vontade de Deus, procurando a glória invisível, a honra e a vida eterna que ele oferece. 8Porém haverá ira e indignação para aqueles que são egoístas e lutam contra a verdade divina e andam em maus caminhos.#2.8 Ou “seguem a injustiça”. 9Haverá tristeza e angústia para todo ser humano que pratica o mal; primeiro para os judeus, depois para os gregos, para aqueles que continuarem pecando. 10Mas haverá glória, honra e paz para todos quantos praticarem o bem: primeiro para os judeus, depois para os gregos. 11Isso porque Deus trata a todos com igualdade.#2.11 Ou “em Deus não há parcialidade”.
12Deus punirá o pecado em qualquer situação. Ele castigará os pagãos quando pecarem, embora eles nunca tenham ouvido a respeito da Lei. E Deus castigará aqueles que pecarem sob a Lei; pela Lei eles serão julgados. 13Porque não são aqueles que ouvem a Lei que são justos#2.13 Ou “aceitos”. aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes são considerados justos. 14Na verdade, os gentios#2.14 Isto é, os não judeus. não têm a Lei. Mas, quando fazem pela própria vontade o que a Lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham lei. 15Eles mostram, pela sua maneira de agir, que no fundo de seus corações sabem fazer a diferença entre o certo e o errado. A Lei está escrita dentro deles; a sua própria consciência e os seus pensamentos mostram que isso é verdade, pois às vezes os acusam e às vezes os desculpam. 16Não há dúvida alguma de que chegará o dia quando Deus, por meio de Jesus Cristo, julgará a vida íntima de todos, seus pensamentos e seus motivos mais secretos, de acordo com o grande plano de Deus que eu anuncio.
17Vocês, os judeus, pensam que tudo vai bem entre vocês e Deus por ele ter-lhes dado sua Lei; orgulham-se de Deus. 18Sim, vocês bem sabem qual é a vontade de Deus; vocês conhecem o certo e o errado, porque foram instruídos pela Lei. 19Estão tão seguros do caminho para Deus que poderiam apontá-lo a um cego. Pensam que são luz para aqueles que estão perdidos na escuridão. 20E pensam poder instruir as pessoas insensatas e simples e até mesmo ensinar às crianças tudo quanto se refere a Deus porque realmente vocês conhecem sua Lei, que é a expressão do conhecimento e da verdade.
21Vocês, que ensinam aos outros, por que não ensinam a si mesmos? Dizem aos outros para não roubar, mas vocês mesmos roubam? 22Vocês afirmam que está errado cometer adultério, mas vocês mesmos adulteram? Vocês dizem: “Não se ora aos ídolos”, mas roubam as coisas do templo. 23Vocês, que têm tanto orgulho de conhecer a Lei, desonram a Deus, quebrando a Lei? 24Não é de admirar que as Escrituras digam: “Os gentios#2.24 Ou “não judeus”. blasfemam#2.24 Ou “falam mal”. de Deus por causa de vocês”.
25A circuncisão#2.25 A circuncisão era uma cerimônia religiosa em que era cortada a pele, chamado prepúcio, do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, como um sinal da aliança que Deus havia feito com Israel. Veja Gn 17.9-14; Gl 5.2. Também no restante do Novo Testamento. tem valor se vocês, que são judeus, obedecem à Lei; mas se vocês não cumprem a Lei, é como se vocês não tivessem sido circuncidados.#2.25 Ou “você é perfeitamente igual aos pagãos”. 26E se os que não são circuncidados obedecem à Lei, será que eles não serão considerados circuncidados?#2.26 Ou “Será que Deus não lhes dará todos os direitos que planejou dar aos judeus?”. 27De fato, aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à Lei, condenará vocês que, tendo a Lei e a circuncisão, não obedecem à Lei.
28Vocês, na realidade, não são judeus só porque nasceram de pais judeus ou porque passaram pela cerimônia da circuncisão para serem admitidos no judaísmo. 29Não! Judeu verdadeiro é qualquer um cujo coração seja reto diante de Deus. Deus não procura aqueles que cortam seu corpo através da circuncisão física, mas procura aqueles cujos corações e mentes foram mudados pelo Espírito e não pela Lei escrita. Qualquer um que tiver esse tipo de mudança em sua vida receberá o louvor de Deus e não de homens.

Currently Selected:

Romanos 2: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy