YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 12

12
1Portanto, queridos irmãos, eu apelo pelas misericórdias de Deus que vocês ofereçam seus corpos a Deus. Que eles sejam um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.#12.1 Isto é, o tipo de sacrifício que ele pode aceitar. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3Como mensageiro de Deus, digo a cada um de vocês: Sejam honestos na avaliação de si mesmos, medindo seu próprio valor pela quantidade de fé que Deus lhes concedeu. 4Pois tal como existem muitos membros em nosso corpo, e esses membros têm um trabalho diferente a executar, 5assim também é com o corpo de Cristo. Todos nós somos parte dele, e cada um de nós é necessário para fazê-lo completo. Assim, pertencemos uns aos outros, e cada um está ligado a todos os demais.
6Deus deu a cada um de nós dons de fazer bem determinadas coisas, de acordo com a sua graça. Assim, se Deus deu a você o dom#12.6 Ou “a capacidade”. de profetizar, então profetize, de acordo com a proporção da sua fé. 7Se tiver o dom de prestar serviço a outros, então sirva bem. Se alguém tem o dom de ensinar, ensine. 8Se é de animar os outros, então anime. Se Deus lhe deu o dom de contribuir,#12.8 Ou “de dar dinheiro com liberalidade”. ajude os outros com generosidade. Se Deus lhe deu capacidade administrativa de liderança, então exerça esse cargo com seriedade. Aqueles que levam o consolo aos entristecidos, devem fazê-lo com alegria.
9Não finjam apenas amar aos outros: amem com sinceridade. Odeiem tudo aquilo que está errado. Coloquem-se ao lado do bem. 10Amem-se uns aos outros com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros mais do que a si próprios. 11Não sejam nunca preguiçosos no trabalho, porém sirvam fervorosamente ao Senhor. 12Fiquem alegres na esperança, sejam pacientes na dificuldade e sempre perseverantes na oração. 13Quando os filhos de Deus estiverem em necessidade, sejam vocês os primeiros a ajudá-los. E criem o hábito de ser hospitaleiros.
14Se alguém os perseguir, não o destratem; abençoem e não amaldiçoem. 15Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles. Se estiverem chorando, chorem com eles. 16Trabalhem juntos com alegria. Não sejam orgulhosos. Não procurem cair nas boas graças de gente importante, mas tenham prazer na companhia de gente comum. E não sejam sábios aos seus próprios olhos!
17Nunca paguem o mal com o mal. Façam as coisas de maneira tal que todos possam ver que vocês são absolutamente honestos. 18Não contendam com ninguém. Tanto quanto possível, vivam em paz com todos. 19Amados, nunca se vinguem. Deixem a ira com Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”.#12.19 Dt 32.35. 20Pelo contrário:
“Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe de beber.
Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.#12.20 Pv 25.21,22.
21Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, praticando o bem.

Currently Selected:

Romanos 12: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy