Romanos 10
NBV-P
10
1Queridos irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração são que os israelitas possam ser salvos. 2Eu sei que eles têm zelo por Deus, mas esse é um zelo mal dirigido. 3Pois eles não conhecem a justiça que vem de Deus e procuram estabelecer a sua própria justiça; assim acabam rejeitando a justiça de Deus. 4Porque o fim da lei é Cristo, para que todo que crer nele seja declarado justo.#10.4 Isto é, seja aceito por Deus.
5Pois Moisés escreveu a respeito da justiça que vem da Lei: Viverá aquele que fizer o que a Lei manda. 6Entretanto, a justiça que vem pela fé diz: “Você não precisa fazer uma busca nos céus para encontrar Cristo e trazê-lo aqui embaixo para que ele o ajude”; 7ou “Você não precisa descer os abismos” (a fim de fazer Cristo subir dentre os mortos). 8Mas o que diz a justiça? A palavra — aquela que pregamos — já é de fácil acesso a cada um de nós; de fato, ela está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra da fé que estamos anunciando: 9Pois, se você confessar com seus próprios lábios que Jesus Cristo é o seu Senhor, crendo do fundo do coração que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo. 10Porque é crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus;#10.10 Ou “crê para a justiça”. e com a boca é que se confessa a sua salvação. 11As Escrituras nos dizem: “Todo aquele que crê em Deus jamais será decepcionado”. 12Não há diferença entre judeus e gentios, pois todos eles têm o mesmo Senhor, aquele que dá generosamente de suas riquezas a todos quantos lhe pedem.#10.12 Ou “o invocam”. 13Porque todo aquele que chamar#10.13 Ou “invocar”. pelo nome do Senhor será salvo.
14Como, porém, eles pedirão a ele que os salve, se não crerem nele? E como podem crer nele, se nunca ouviram falar dele? E como podem ouvir acerca dele, sem que alguém fale#10.14 Ou “pregue”. a eles? 15E como é que irão falar, sem que sejam enviados? É sobre isso que as Escrituras falam, quando afirmam: “Como são bonitos os pés daqueles que pregam o evangelho da paz com Deus, e trazem notícias alegres de coisas boas”.#10.15 Is 52.7. Em outras palavras, como são bem-vindos aqueles que vêm anunciando o evangelho!
16Entretanto, nem todos que ouvem o evangelho o aceitam, pois o profeta Isaías disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?”#10.16 Is 53.1 17Assim é que a fé vem pelo ouvir o evangelho a respeito de Cristo. 18Mas eu pergunto: Será que eles não ouviram a palavra de Deus? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras:
“A sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras até os confins do mundo”.#10.18 Sl 19.4.
19Eu pergunto outra vez: Será que o povo de Israel não entendeu que Deus daria a sua salvação para outros se eles se recusassem a recebê-la? Sim, pois Moisés já disse:
“Vou fazer o mesmo com Israel: vou provocar ciúmes nele! Vou dedicar afeição a um povo que não é meu; provocarei sua ira por meio de uma nação insensata”.#10.19 Dt 32.21.
20E mais tarde Isaías afirmou ousadamente:
“Povos que antes nunca se interessaram por mim, agora estão me procurando. Nações que nunca haviam me procurado, agora estão me encontrando”.#10.20 Is 65.1.
21Mas a respeito de Israel, ele disse:
“Mas o meu povo fugiu de mim enquanto eu, dia após dia, estendia minhas mãos para recebê-lo, um povo que preferiu seguir seus caminhos errados, fazendo a sua própria vontade”.#10.21 Is 65.2.

Nova Bíblia Viva

Copyright © 2007 por Biblica, Inc.®

Usado com permissão da Biblica, Inc.® Todos os direitos reservados.

Learn More About Nova Bíblia Viva Português