YouVersion Logo
Search Icon

Números 16

16
1Certo dia Coré,#16.1 Ou “Corá”. filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, conspirou com Datã e Abirão, os filhos de Eliabe, e com Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben, 2contra Moisés. Com eles estavam duzentos e cinquenta israelitas, líderes respeitados do povo, eleitos pela comunidade de Israel. 3Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão e disseram: “Chega! A assembleia toda é santa, e cada indivíduo é santo, e o Senhor está entre eles. Então por que vocês se colocam acima de nós e querem mandar em nós?”
4Quando Moisés ouviu isso, caiu no chão com o rosto na terra 5e disse a Coré e a todos os seus seguidores: “Amanhã pela manhã o Senhor mostrará quem pertence a ele e quem é santo.#16.5 Isto é, quem foi separado para o seu serviço. E fará aproximar-se dele quem ele escolheu. 6Façam isto: Você, Coré, e todos os que estão com você, apanhem incensários#16.6 Incensário é a vasilha onde se queima o incenso, que produz um aroma agradável. 7e amanhã coloquem fogo e incenso neles perante o Senhor, e descobriremos quem o Senhor escolheu. Chega, filhos de Levi!”
8Então Moisés falou novamente a Coré: “Agora ouçam-me, filhos de Levi: 9Parece sem valor, para vocês, o fato de Deus ter escolhido vocês dentre todo o povo de Israel para estar perto dele, quando trabalham no Tabernáculo do Senhor e ficam de pé perante o povo para servir? 10Ele trouxe você e todos os seus irmãos levitas para perto dele. E agora vocês também querem ser sacerdotes. 11Esse é o verdadeiro motivo da sua rebelião contra o Senhor. Quem é Arão, para se queixarem dele?”
12Então Moisés mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe, mas eles responderam: “Não iremos”. 13Será que não foi suficiente você nos tirar de uma terra que produz muito leite e mel#16.13 Isto é, do Egito. para matar-nos neste deserto? E ainda quer mandar em nós? 14Além disso, você não cumpriu a promessa de nos levar a uma terra que produz muito leite e mel, nem recebemos campos e vinhas como herança. Quem você quer enganar? Nós não iremos até você”.
15Moisés ficou muito irado e disse ao Senhor: “Não aceite os sacrifícios deles, pois não roubei um só jumento deles, nem fiz mal a nenhum deles”.
16E Moisés disse a Coré: “Você e todos os seus seguidores, apresentem-se aqui amanhã perante o Senhor; você e eles, e Arão também estará aqui. 17Cada um deverá trazer o seu incensário; nele colocará incenso e o apresentará ao Senhor. Ao todo serão duzentos e cinquenta incensários; você e Arão também apresentarão o seu incensário”. 18Assim, cada um deles apanhou o incensário, acendeu o incenso, e foram todos até a porta do Tabernáculo, junto com Moisés e Arão. 19Coré ajuntou todo o povo à entrada do Tabernáculo e o incitou contra Moisés e Arão. Então a glória do Senhor apareceu a todo o povo. 20E o Senhor disse a Moisés e a Arão: 21“Afastem-se deste povo, porque vou matá-los num momento”.
22Mas Moisés e Arão caíram com o rosto na terra e disseram: “Ó Deus, Deus que cria e conserva toda a vida, será que por causa do pecado de um só homem o Senhor ficará irado com todo o povo?”
23Então o Senhor respondeu a Moisés: 24“Diga a todo o povo para ficar longe das tendas de Coré, Datã e Abirão”.
25Então Moisés foi até as tendas de Datã e Abirão, e os líderes de Israel o seguiram. 26E Moisés disse à comunidade: “Fiquem longe das tendas destes homens maus e não toquem em nada que seja deles, para que não morram por causa do pecado deles”. 27Então o povo se afastou das tendas de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão estavam em pé, à entrada de suas tendas, junto com as suas mulheres, seus filhos e suas crianças.
28E Moisés disse: “Assim vocês saberão que foi o Senhor que me enviou para fazer todas estas coisas e que não fiz isso por mim mesmo. 29Se estes homens morrerem naturalmente, ou devido a um acidente ou doença, então o Senhor não me enviou, 30mas, se o Senhor fizer alguma coisa diferente, se a terra se abrir e os engolir, junto com tudo que lhes pertence, e eles caírem vivos no abismo#16.30 Em hebraico “Sheol”. Essa palavra também pode ser traduzida por sepultura, profundezas, pó ou morte. então vocês saberão que esses homens desprezaram o Senhor”.
31E quando Moisés acabou de dizer isso, a terra se abriu debaixo deles 32e engoliu Coré, Datã e Abirão junto com as suas famílias e todos os seus bens. 33Eles e tudo o que possuíam caíram vivos no abismo, a terra se fechou sobre eles, e eles morreram e desapareceram do meio da assembleia. 34Todo o povo de Israel, quando ouviu os gritos daqueles que morreram, fugiu com medo, gritando: “Que a terra não nos engula também!”
35Então o Senhor mandou fogo matando os duzentos e cinquenta homens que ofereciam incenso.
36E o Senhor disse a Moisés: 37“Diga a Eleazar, filho do sacerdote Arão, para apanhar os incensários do meio do fogo e espalhar as brasas, porque os incensários são santos. 38A respeito dos incensários daqueles que pecaram e morreram, serão transformados em placas de bronze e servirão para cobrir o altar. Esses incensários são sagrados, porque foram usados perante o Senhor, e servirão como sinal para os filhos de Israel”.
39Então o sacerdote Eleazar juntou os incensários de bronze daqueles que morreram queimados e os transformou em placas para cobrir o altar, 40para lembrar a todo o povo de Israel que somente os sacerdotes, descendentes de Arão, podem acender incenso perante o Senhor, e para não acontecer o que aconteceu com Coré e os seus seguidores, conforme o Senhor havia mandado por meio de Moisés.
41Mas no dia seguinte, todo o povo de Israel se queixou de Moisés e de Arão, dizendo: “Vocês mataram o povo do Senhor”.
42Quando o povo se ajuntou contra Moisés e Arão e se voltou para o Tabernáculo, subitamente a nuvem cobriu o Tabernáculo e a glória do Senhor apareceu. 43Moisés e Arão vieram até diante do Tabernáculo, 44e o Senhor disse a Moisés: 45“Fiquem longe desta comunidade, porque eu acabarei com este povo num instante”. Mas eles caíram no chão com o rosto em terra, 46e Moisés disse a Arão: “Pegue o incensário, coloque fogo do altar e incenso nele e corra pelo meio do povo para obter o perdão dos pecados deles, porque o Senhor está muito irado e a praga#16.46 Ou “epidemia”. já começou. 47Arão fez o que Moisés ordenou e correu até o meio do povo. A praga já havia começado entre o povo, mas Arão ofereceu o incenso e obteve o perdão dos pecados do povo.#16.47 Ou “fez propiciação” ou “fez expiação”. 48Ele ficou entre os vivos e os mortos, e a praga parou. 49E os que morreram em decorrência da praga foram 14.700 pessoas, sem contar aqueles que morreram por causa de Coré. 50Então Arão voltou a Moisés, à entrada do Tabernáculo, pois a praga havia parado.

Currently Selected:

Números 16: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy