YouVersion Logo
Search Icon

Números 15

15
1O Senhor disse a Moisés: 2“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: Quando os filhos de vocês entrarem na terra que eu dei a eles como moradia, 3e apresentarem ao Senhor um animal do rebanho de gado#15.3 Ou “um boi” ou “uma vaca”. ou uma ovelha como oferta queimada, seja um sacrifício para cumprir um voto#15.3 Ou “pagar uma promessa”. ou como oferta voluntária, seja um sacrifício especial em uma das festas anuais ou qualquer outra oferta, ou ainda uma oferta preparada no fogo como aroma agradável ao Senhor, 4aquele que trouxer a sua oferta ao Senhor apresentará a ele uma oferta de cereais de um jarro#15.4 Em hebraico “1/10 de efa”, ou seja, entre 2 e 4 litros. de farinha da melhor qualidade, amassada com um litro#15.4 Em hebraico “1/4 de him”. As estimativas para o him variam entre 3 e 6 litros. de azeite. 5Para cada cordeiro da oferta queimada, ou do sacrifício, deve preparar um litro de vinho como oferta de bebida.#15.5 Ou “oferta derramada”.
6“Se o sacrifício for um carneiro, deve preparar uma oferta de cereais de dois jarros#15.6 Veja a nota de rodapé do v. 4. de farinha da melhor qualidade, 7e um litro de vinho como oferta de bebida. Isso será apresentado como aroma agradável ao Senhor.
8“Quando preparar um novilho para oferta queimada ou sacrifício, para cumprir um voto especial#15.8 Ou “pagar uma promessa”. ou como oferta de paz#15.8 Ou “oferta de comunhão”. ao Senhor, 9então traga com o novilho uma oferta de cereais de três jarros#15.9 Veja a explicação do v. 4. No original diz “3/10 de efa”. de farinha da melhor qualidade, amassada com um litro e três quartos#15.9 Em hebraico “1/2 him”. As estimativas de um him variam entre 3 e 6 litros. de azeite. 10Traga também um litro e três quartos de vinho para a oferta de bebida.#15.10 Ou “oferta derramada”. Essa oferta deve ser preparada no fogo, como aroma agradável ao Senhor. 11Essas são as instruções que devem acompanhar cada sacrifício de novilho, carneiro, ovelha ou cabrito. 12Quando for oferecido mais de um animal, as ofertas deverão ser aumentadas proporcionalmente.
13“Todo israelita natural da terra deverá proceder dessa maneira quando apresentar uma oferta preparada no fogo, para que seja uma oferta de aroma agradável ao Senhor. 14E se um estrangeiro que mora no meio de vocês, ou entre os seus descendentes, apresentar uma oferta preparada no fogo, deverá proceder da mesma maneira, para que seja uma oferta de aroma agradável ao Senhor. 15Porque existe a mesma lei para todos, tanto para os israelitas de nascimento como para os estrangeiros que moram entre vocês; esta é uma lei que será verdadeira para sempre, de geração em geração, pois todos são iguais perante o Senhor. 16A mesma lei e o mesmo regulamento se aplicam tanto a vocês quanto ao estrangeiro”.
17O Senhor também disse a Moises: 18“Diga ao povo de Israel: Quando entrarem na terra para onde os estou levando 19e comerem do alimento que a terra produz, apresentem uma parte como oferta especial ao Senhor. 20Preparem um bolo feito com a farinha da primeira colheita, que deverá ser apresentado como oferta especial. 21Dessa farinha vocês devem apresentar uma oferta especial ao Senhor, de geração em geração.
22“Se vocês falharem em cumprir estes regulamentos que o Senhor tem dado a vocês por meio de Moisés, 23desde o dia em que o Senhor deu esses mandamentos a Moisés e a todas as gerações futuras, vocês deverão proceder da seguinte maneira: 24Se isso ocorrer sem intenção#15.24 Ou “por inadvertência” ou “por ignorância”. e ficar encoberto da comunidade, quando o povo perceber o erro, ele terá de oferecer um novilho como oferta queimada#15.24 Ou “holocausto”. como aroma agradável ao Senhor. Também deverá apresentar com a sua oferta de cereais uma oferta de bebida, conforme o regulamento, e um bode como oferta pelo pecado. 25E o sacerdote apresentará o sacrifício#15.25 Ou “fará a propiciação”. em favor de todo o povo de Israel para obter o perdão dos pecados deles, e esses pecados serão perdoados, pois o pecado não foi intencional, e eles corrigiram isso com o sacrifício preparado no fogo apresentado ao Senhor e com uma oferta pelo pecado. 26E todo o povo, inclusive os estrangeiros que vivem no meio deles, serão perdoados, porque esse pecado involuntário e o perdão envolvem toda a comunidade.
27“Se um único indivíduo pecar, então ele oferecerá uma cabra de um ano de idade como oferta pelo pecado. 28O sacerdote fará o sacrifício pela pessoa que pecar#15.28 Ou “O sacerdote fará propiciação pela pessoa” ou “expiação”. involuntariamente perante o Senhor, e ela será perdoada. 29Esta mesma lei se aplica tanto aos israelitas de nascimento quanto aos estrangeiros que vivem no meio de vocês.
30“Mas todo aquele que pecar deliberadamente,#15.30 Ou “com atitude desafiadora” ou “por vontade própria” ou “pecar atrevidamente”. seja ele israelita de nascimento ou estrangeiro, blasfema contra o Senhor e será eliminado do meio do seu povo. 31Por ter desprezado o mandamento do Senhor e por vontade própria desobedecido à lei, essa pessoa será eliminada e sua culpa estará sobre ela”.
32Certo dia, quando o povo de Israel estava no deserto, encontraram um israelita recolhendo lenha no dia de sábado. 33Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e diante de todo o povo, 34e o prenderam porque ainda não estava determinado o que deveria ser feito com ele. 35Então o Senhor disse a Moisés: “O homem deve morrer. Todo o povo apedrejará esse homem fora do acampamento”. 36Assim, toda a comunidade de Israel o levou para fora do acampamento e o apedrejou até a morte, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.
37O Senhor disse a Moisés: 38“Diga ao povo de Israel para fazerem pingentes#15.38 Uma espécie de enfeite, franja ou pingente. nos cantos de suas roupas e para prenderem cada pingente num cordão azul; este é um mandamento permanente de geração em geração. 39O propósito disto é lembrá-los, sempre que olharem para os pingentes, de todos os mandamentos do Senhor, de que devem obedecer às leis que ele deu, em vez de seguir os desejos dos seus corações e de seus olhos, sendo infiéis servindo a outros deuses.#15.39 Ou “se prostituindo” ou “adulterando”. 40Assim vocês lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos e de ser santos perante o Deus de vocês.#15.40 Ou “ser consagrado ao Deus de vocês”. 41Eu sou o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito para ser o Deus de vocês. Sim, eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.

Currently Selected:

Números 15: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy