YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 4

4
1Então Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, ficou com muita fome. 3Então o Diabo tentou Jesus, sugerindo:
“Já que você é Filho de Deus, transforme estas pedras em pães”.
4Mas Jesus respondeu: “As Escrituras nos dizem que não é só de pão que vive o homem; mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
5Então o Diabo o levou a Jerusalém, a cidade santa, para o lugar mais alto do templo. 6“Salte dai”, disse ele, “já que é o Filho de Deus; porque as Escrituras declaram:
“ ‘Porque o Senhor dará instruções especiais aos seus anjos para o protegerem em todos os seus caminhos. Eles o apoiarão com as mãos, para que você não tropece em alguma pedra no caminho’ ”.#4.6 Sl 91.11,12.
7Jesus replicou: “Porém as Escrituras também dizem: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus!”
8A seguir, o Diabo levou Jesus a um monte muito alto e mostrou-lhe as nações do mundo e toda a glória delas. 9“Eu lhe darei tudo isso”, disse ele, “se você ajoelhar-se e me adorar”.
10“Saia daqui, Satanás”, disse-lhe Jesus. “As Escrituras ordenam: ‘Adore somente o Senhor, o seu Deus. Sirva somente a ele’ ”.#4.10 Dt 6.13.
11Então o Diabo foi embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus.
12Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, voltou para a Galileia. 13Ele voltou para Nazaré, na Galileia, mas logo mudou-se para Cafarnaum, na margem do mar da Galileia, perto de Zebulom e Naftali, 14para se cumprir a profecia de Isaías:
15“Terra de Zebulom e terra de Naftali, na margem do mar; território além do rio Jordão, e a Galileia Superior onde tantos estrangeiros moram, ouçam:
16O povo que está andando na escuridão verá uma grande luz. Essa luz vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte”.
17Daí em diante, Jesus começou a pregar: “Deixem o pecado e voltem-se para Deus, porque o Reino dos céus está próximo”.
18Um dia, quando estava andando à beira da praia do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam num barco pescando com uma rede, pois eram pescadores por profissão.
19Jesus gritou: “Venham comigo e eu lhes mostrarei como se tornar pescadores de homens!” 20No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram!
21Um pouco mais adiante na praia ele viu outros dois irmãos, Tiago e João, sentados num barco com Zebedeu, o pai deles, consertando as suas redes; e ele os chamou para que viessem também. 22Os dois irmãos pararam de trabalhar na mesma hora e, deixando o pai, seguiram Jesus.
23Jesus ia por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas dos judeus, e pregando por toda parte as boas-novas acerca do Reino dos céus; ia curando toda espécie de mal e doenças entre o povo. 24A notícia dos seus milagres espalhou-se além das fronteiras da Galileia, de tal modo que começou a vir gente para ser curada, até mesmo de regiões distantes, como a Síria. Qualquer doença ou sofrimento — se estivessem endemoninhados, fossem epilépticos#4.24 Ou “loucos” ou “lunáticos”. ou paralíticos — ele curava a todos. 25Multidões enormes o seguiam: gente da Galileia, da Decápolis,#4.25 Ou Dez Cidades. de Jerusalém, de toda a Judeia e até do outro lado do rio Jordão.

Currently Selected:

Mateus 4: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy