YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 27

27
1Quando amanheceu, os sacerdotes principais e os líderes religiosos do povo judeu reuniram-se outra vez para discutir a maneira de convencer o governo romano a sentenciar Jesus à morte. 2Então eles mandaram Jesus amarrado a Pilatos, o governador romano.
3Quando Judas, o traidor, viu que Jesus tinha sido condenado à morte, ficou com muito remorso pelo que tinha feito e trouxe de volta o dinheiro aos sacerdotes principais e aos outros líderes religiosos.
4“Eu pequei”, declarou ele, “pois traí um homem inocente”.
“O problema é seu”, responderam eles.
5Então ele atirou o dinheiro no chão do templo, saiu e foi enforcar-se.
6Os sacerdotes principais ajuntaram as moedas. “Não podemos pôr o dinheiro na coleta”, disseram eles, “porque é contra as nossas leis aceitar dinheiro pago por assassinato”.
7Eles discutiram a questão e finalmente decidiram comprar certo campo, onde o barro era usado pelos oleiros, e transformá-lo num cemitério para os estrangeiros que morressem em Jerusalém. 8Por isso o cemitério se chama “O Campo de Sangue” até o dia de hoje. 9Isto cumpriu a profecia de Jeremias que diz:
“Tomaram as trinta peças de prata, preço pelo qual ele foi avaliado pelo povo de Israel, 10e compraram um campo dos oleiros, como o Senhor me orientou”.
11Agora Jesus estava de pé diante de Pilatos, o governador romano. “Você é o rei dos judeus?”, perguntou-lhe o governador.
Jesus respondeu: “O senhor é que está dizendo”.
12Mas quando os sacerdotes principais e os outros líderes religiosos dos judeus fizeram numerosas acusações contra ele, Jesus ficou calado. 13“Você não ouve o que eles estão fazendo contra você?”, perguntou Pilatos. 14Mas Jesus não disse nada, para a surpresa do governador.
15Ora, o governador tinha o costume de todo ano durante a celebração da Páscoa soltar um prisioneiro judeu escolhido pela multidão. 16Nesse ano estava preso um criminoso muito conhecido, chamado Barrabás, 17e quando o povo se reuniu diante da casa de Pilatos naquela manhã, ele perguntou a eles: “Quem vocês querem que eu solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?”#27.17 Ou “Messias”. 18Pois ele sabia muito bem que os líderes dos judeus tinham prendido Jesus por inveja.
19Nesse momento, enquanto Pilatos estava presidindo o tribunal, a esposa dele mandou-lhe este recado: “Deixe esse bom homem em paz; porque na noite passada eu tive um pesadelo com ele”.
20Enquanto isso, os sacerdotes principais e os oficiais religiosos convenceram o povo a pedir a liberdade de Barrabás, e a morte de Jesus.
21Então, quando o governador perguntou outra vez: “Qual destes dois eu devo soltar para vocês?”, a multidão respondeu gritando: “Barrabás!”
22“E que farei de Jesus, chamado Cristo?”, perguntou Pilatos.
Eles gritaram: “Crucifique-o!”
23“Por quê?”, perguntou Pilatos. “Que crime ele cometeu?”
24Porém eles continuaram gritando: “Crucifique! Crucifique!” Quando Pilatos viu que não estava chegando a resultado algum, e que começava a se formar uma confusão, mandou buscar uma bacia d’água e lavou as mãos diante da multidão, dizendo: “Eu estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é de vocês!”
25E a multidão gritou: “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos!”
26Então Pilatos soltou-lhes Barrabás. Depois mandou chicotear Jesus, e o entregou aos soldados romanos para que fosse crucificado.
27Mas primeiro os soldados levaram Jesus para o pátio do quartel e chamaram a tropa toda. 28Tiraram-lhe a roupa e vestiram-lhe um manto vermelho. 29Fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça; depois puseram-lhe uma vara na mão direita, como se fosse um cetro, e se ajoelharam diante dele em sinal de zombaria. “Salve, rei dos judeus”, gritavam eles. 30E cuspiam nele, tomavam a vara da mão dele e batiam com ela na cabeça dele. 31Depois da zombaria, eles tiraram o manto e o vestiram novamente com as suas próprias roupas; aí o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.
32Quando estavam a caminho do lugar de execução, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz de Jesus. 33Então saíram para um lugar conhecido como Gólgota, isto é, “monte da Caveira”, 34onde os soldados lhe deram para beber vinho para aliviar a dor; mas depois de prová-lo, rejeitou-o. 35Depois da crucificação, os soldados tiraram a sorte para dividir entre si as roupas dele. 36Então sentaram-se em volta e ficaram montando guarda, enquanto ele estava pendurado ali. 37E puseram uma tabuleta por cima da sua cabeça com a acusação feita contra ele: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”. 38Dois assaltantes foram também crucificados ali, um à sua direita e outro à sua esquerda. 39E o povo que passava dirigia-lhe ofensas, sacudindo a cabeça para ele 40e dizendo: “É! Você pode destruir o templo e construí-lo outra vez em três dias, não é? Ora, desça da cruz e salve sua vida se é o Filho de Deus!”
41E os sacerdotes principais e os mestres da lei também zombaram dele. 42“Ele salvou os outros”, caçoavam, “mas não pode salvar-se a si mesmo! Então ele é o rei de Israel? Pois desça da cruz e nós creremos nele! 43Ele confiou em Deus. Deus que mostre sua aprovação a ele, livrando-o! Ele não disse: ‘Sou o Filho de Deus’?” 44E os assaltantes que haviam sido crucificados com ele também faziam-lhe as mesmas acusações.
45Naquela tarde, a terra inteira ficou escura durante três horas, desde o meio-dia até as três da tarde. 46Perto das três horas, Jesus clamou: “Eli, Eli, lamá sabactâni?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que o Senhor me abandonou?”
47Alguns dos que estavam presentes ouviram isso e disseram: “Ele está chamando Elias”.
48Um deles correu e ensopou uma esponja com vinho azedo, pôs numa vara e suspendeu-a para que ele bebesse. 49Mas os outros diziam: “Deixe-o sozinho. Vamos ver se Elias vem salvá-lo”.
50Então Jesus clamou outra vez, entregou o espírito e morreu.
51Naquele mesmo instante a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Templo foi rasgada de cima até embaixo; a terra estremeceu, e as rochas se partiram. 52Os túmulos se abriram e muitos homens e mulheres piedosos que tinham morrido ressuscitaram!
53E, saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, entraram em Jerusalém, e lá apareceram a muita gente!
54Os soldados da crucificação e o centurião tiveram muito medo do terremoto e de tudo que aconteceu e exclamaram: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus”.
55E muitas mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus para cuidar dele olhavam de longe. 56Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.#27.56 Isto é, Tiago e João.
57Quando anoitecia, um homem rico de Arimateia, chamado José, um dos seguidores de Jesus, 58foi a Pilatos e pediu o corpo dele. Pilatos deu ordem para que fosse entregue a ele. 59José pegou o corpo, enrolou-o num lençol limpo de linho 60e o colocou no seu próprio túmulo aberto havia pouco tempo na rocha. Quando foi embora, rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo. 61Tanto Maria Madalena como a outra Maria estavam sentadas ali perto em frente ao túmulo.
62No dia seguinte, no encerramento do primeiro dia das cerimônias da Páscoa, os sacerdotes principais e os fariseus foram a Pilatos, 63e lhe disseram: “Senhor, aquele mentiroso enquanto ainda estava vivo, disse: ‘Depois de três dias vou ressuscitar!’ 64Portanto, pedimos que o senhor guarde o túmulo até o terceiro dia, para que os discípulos dele não venham roubar o seu corpo, e depois digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos! Se isto acontecer, nós estaremos em pior situação do que antes”.
65“Levem um destacamento”, disse-lhes Pilatos. “Guardem o sepulcro como acharem melhor”.
66Assim eles lacraram a pedra e puseram guardas para proteger o túmulo contra qualquer pessoa que aparecesse lá.

Currently Selected:

Mateus 27: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy