YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 23

23
1Então Jesus disse ao povo e aos seus discípulos: 2“Os mestres da lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés! 3Obedeçam ao que eles dizem, mas não sigam o exemplo deles. Porque eles não fazem o que mandam vocês fazerem. 4Exigem de vocês coisas pesadas, mas eles mesmos não estão dispostos a ajudá-los, nem ao menos a levantar um dedo para carregar esses fardos.
5“Tudo o que fazem é para se mostrar. Eles se fingem de santos, levam afixados aos braços extensas orações com versículos das Escrituras e alongam as barras dos seus mantos. 6E como gostam de tomar os principais lugares nos banquetes e os assentos mais importantes na sinagoga! 7Como apreciam a consideração que se presta a eles nas praças e serem chamados de ‘mestre’!#23.7 Ou “rabi”.
8“Nunca deixem que alguém chame vocês de ‘mestre’, porque existe um só Mestre e todos vocês estão no mesmo nível, como irmãos. 9Não se dirijam a ninguém aqui na terra chamando-o de ‘Pai’, porque vocês só têm um Pai, que está nos céus. 10E não se deixem chamar de ‘chefe’, porque somente um é o chefe de vocês, isto é, o Messias.#23.10 Ou “Cristo”.
11“Quanto mais humilde for o serviço de vocês aos outros, maiores vocês serão. Para ser o maior de todos, é preciso ser servo. 12Mas aqueles que se acham grandes sofrerão humilhação; e aqueles que se humilham serão engrandecidos.
13“Ai de vocês, fariseus, e demais mestres da lei! Hipócritas! Pois vocês não entram no Reino dos céus e não deixam os outros entrarem.
14“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês parecem santos, com todas as suas longas orações públicas nas ruas, enquanto exploram as viúvas nas casas delas. Por isso o castigo de vocês será maior!
15“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque vão a qualquer distância, percorrendo terra e mar para converter alguém, e depois fazem a mesma pessoa duas vezes mais digna do inferno do que vocês.
16“Ai de vocês, guias cegos, porque dizem: ‘Se alguém jurar “pelo templo de Deus” não tem importância — pode-se quebrar tal voto, mas um juramento “pelo ouro do templo” deve ser cumprido’.
17“Cegos insensatos! Que é maior, o ouro ou o templo que santifica o ouro? 18E vocês dizem que um juramento feito ‘pelo altar’ pode ser quebrado, mas um juramento feito ‘pelas ofertas que estão sobre o altar’ deve ser cumprido! 19Cegos! Pois que é mais importante: a oferta que está sobre o altar, ou o próprio altar que santifica a oferta? 20Portanto, aquele que jura ‘pelo altar’, está jurando por ele e por tudo quanto está sobre ele, 21e quando jura ‘pelo templo’, jura por ele e por aquele que mora nele. 22E aquele que jura ‘pelos céus’, está jurando pelo trono de Deus e por aquele que está sentado nele.#23.22 Isto é, pelo próprio Deus.
23“Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas! Vocês dão o dízimo até da folha de hortelã, da erva-doce e do cominho, mas se esquecem das coisas importantes — a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Sim, vocês devem dar o dízimo, mas não devem deixar de fazer as coisas mais importantes. 24Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.
25“Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas! Vocês são tão cuidadosos em limpar a parte exterior da taça e do prato, mas o interior está imundo, cheio de ganância e de cobiça. 26Fariseus cegos! Limpem primeiro o interior da taça e do prato, e então o seu exterior também ficará limpo.
27“Ai de vocês, fariseus e mestres da lei! Vocês são como belos túmulos pintados: bonitos por fora, mas por dentro cheios de ossos de homens mortos, de podridão e sujeira. 28Vocês procuram parecer homens santos, mas por baixo desses mantos de bondade estão corações manchados de toda espécie de fingimento e maldade.
29“Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas! Pois constroem monumentos aos profetas mortos pelos seus pais, depositam flores nos túmulos dos homens bondosos que eles destruíram, 30e dizem: ‘É claro que se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram; não teríamos derramado o sangue dos profetas’. 31Dizendo isso, vocês estão acusando-se a si mesmos de serem os filhos dos homens perversos que assassinaram os profetas. 32E vocês estão seguindo os passos deles, enchendo a medida da maldade dos seus antepassados.
33“Serpentes! Filhos de víboras! Como vocês escaparão da condenação do inferno? 34Eu enviarei a vocês profetas, homens sábios e mestres, e vocês matarão alguns pela crucificação, ferirão os outros com chicotes em suas sinagogas, e perseguirão todos de cidade em cidade. 35E vocês se tornarão culpados de todo o sangue dos homens justos, desde Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês mataram no templo, entre o altar e o santuário. 36Sim, toda a condenação acumulada nestes séculos cairá sobre esta geração.
37“Jerusalém, Jerusalém, cidade que mata os profetas e apedreja todos aqueles que Deus lhe envia! Quantas vezes eu quis juntar os seus filhos como uma galinha junta seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram. 38E agora a sua casa será deixada ao abandono. 39Pois eu digo isto a vocês: nunca mais me verão, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’ ”.

Currently Selected:

Mateus 23: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy