YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 15

15
1Então chegaram de Jerusalém alguns fariseus e mestres da lei e perguntaram a Jesus: 2“Por que os seus discípulos desobedecem às antigas tradições judaicas? Pois eles não obedecem à nossa cerimônia de lavar as mãos antes de comer”.
3Jesus respondeu: “E por que as tradições de vocês desobedecem aos mandamentos diretos de Deus? 4Por exemplo, a lei de Deus diz: ‘Honre o seu pai e a sua mãe; qualquer um que amaldiçoar seu pai ou sua mãe deve morrer’.#15.4 Êx 21.17; Lv 20.9. 5Mas vocês ensinam que se um jovem disser aos seus pais: ‘O que vocês poderiam receber de mim é uma oferta ao Senhor’, esse jovem está desobrigado de honrar seu pai. 6Assim, por meio da sua regra feita pelos homens, vocês anulam a ordem direta de Deus. 7Seus hipócritas! Bem que Isaías profetizou acerca de vocês:
8‘Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’ ”.#15.9 Is 29.13.
10Então Jesus chamou o povo e disse: “Ouçam o que eu digo e procurem entender: 11Você não se torna impuro com o que entra na sua boca. Mas o que sai da sua boca, isto é que o torna impuro”.
12Então os discípulos vieram e lhe disseram: “O Senhor ofendeu os fariseus com aquela observação”.
13Jesus respondeu: “Toda planta que não foi plantada por meu Pai celestial será arrancada. 14Portanto, não façam caso deles. São guias cegos guiando cegos. Se um cego conduz outro cego, ambos cairão num buraco”.
15Então Pedro pediu a Jesus que explicasse o que ele queria dizer quando declarou que não é a comida que contamina o homem.
16“Vocês não entendem?”, perguntou-lhe Jesus. 17“Vocês não veem que qualquer coisa que se come passa pelo estômago e mais tarde é expelida? 18Porém as palavras que saem da boca vêm do coração, e contaminam o homem que fala essas palavras. 19Porque do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras#15.19 Ou “falsos testemunhos”. e as calúnias. 20São estas coisas que contaminam o homem; mas não há contaminação espiritual em comer sem primeiro cumprir a cerimônia de lavar as mãos!”
21Jesus então deixou aquela parte do país e caminhou para a região de Tiro e Sidom. 22Uma mulher de Canaã, que estava morando ali, veio a ele implorando: “Tenha pena de mim, ó Senhor, Filho de Davi! Porque a minha filha está endemoninhada e é atormentada constantemente”.
23Mas Jesus não lhe deu resposta alguma, nem mesmo uma palavra! Então seus discípulos insistiram para que a mandasse embora. “Mande que ela vá andando”, diziam eles, “porque ela continua gritando atrás de nós”.
24Então ele disse à mulher: “Eu fui enviado para socorrer as ovelhas perdidas de Israel”.
25Porém ela ajoelhou-se e adorou a Jesus, suplicando novamente: “Senhor, socorra-me!”
26“Não parece direito tirar o pão das crianças para jogá-lo aos cachorros”, disse ele.
27“Sim, Senhor!”, respondeu ela, “porém até os cachorros podem comer as migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
28“Mulher”, disse Jesus, “sua fé é grande, e o seu pedido será atendido”. E a filha dela foi curada naquele mesmo instante.
29Então Jesus voltou para o mar da Galileia, subiu a um monte e sentou-se ali. 30E uma enorme multidão dirigiu-se a ele, trazendo os paralíticos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocavam aos pés de Jesus, e ele curou a todos. 31O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os paralíticos andando e saltando, e os cegos enxergando! As multidões ficaram admiradas e louvavam o Deus de Israel.
32Então Jesus chamou seus discípulos para perto dele e disse: “Eu tenho compaixão desta gente; eles estão aqui comigo há três dias, e não têm nada para comer; eu não quero mandar ninguém embora com fome, senão podem desmaiar no caminho”.
33Os discípulos responderam: “E onde conseguiríamos o suficiente aqui no deserto para alimentar tanta gente?”
34Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães vocês têm?” Eles responderam: “Sete pães e alguns peixinhos!”
35Então Jesus mandou todo o povo sentar-se no chão. 36Tomou os sete pães e os peixes, deu graças, dividiu-os em pedaços e os entregou aos discípulos para distribuí-los à multidão. 37E cada um comeu até fartar-se. Depois disso, quando as sobras foram recolhidas, havia sete cestos cheios de comida! 38Os que comeram foram 4.000 homens, além de mulheres e crianças!
39Então Jesus mandou o povo para casa, entrou no barco e foi para a região de Magadã.

Currently Selected:

Mateus 15: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy