YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 14

14
1Quando o rei Herodes ouviu a respeito de Jesus, 2disse aos homens que o serviam: “Esse deve ser João Batista, que ressuscitou dos mortos! É por isso que ele pode fazer esses milagres”.
3Pois Herodes tinha mandado acorrentar João na prisão por causa de sua esposa Herodias, esposa de seu irmão Filipe. 4Porque João tinha dito a ele que estava errado casando-se com ela. 5Ele queria matar João, mas estava com medo do povo, porque todos acreditavam que João era um profeta.
6Mas, numa festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou muito ao rei; 7por isso ele jurou dar-lhe qualquer coisa que ela lhe pedisse! 8Então, por insistência de sua mãe, a moça pediu a cabeça de João Batista numa bandeja! 9O rei ficou aflito, mas por causa do seu juramento, e porque não queria voltar atrás diante dos seus convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia. 10E assim João foi decapitado na prisão, 11e sua cabeça foi trazida numa bandeja e entregue à moça, que a levou à sua mãe. 12Então os discípulos de João vieram e levaram o seu corpo e o sepultaram; depois foram contar a Jesus o que havia acontecido.
13Logo que Jesus recebeu a notícia, saiu sozinho num barco para uma região distante, a fim de ficar só. Mas o povo viu para onde ele tinha ido, e pessoas vindas de muitas vilas seguiram a Jesus por terra.
14Quando Jesus saiu do barco e viu a vasta multidão que estava esperando por ele, teve compaixão e curou os seus doentes.
15Naquela tarde os discípulos vieram a ele e disseram: “Está ficando tarde, e não há nada para comer aqui neste lugar deserto; mande este povo embora, para que eles possam ir às vilas e comprar alguma comida”.
16Mas Jesus respondeu: “Isto não é necessário. Vocês é que devem dar de comer a esta multidão!”
17“Como!?”, exclamaram eles. “Nós temos somente cinco pãezinhos e dois peixes!”
18“Tragam isso para mim”, disse ele.
19Então ele mandou o povo sentar-se na grama; tomou os cincos pães e os dois peixes, levantou os olhos para o céu, deu graças, partiu os pães e deu aos discípulos para distribuírem ao povo. 20E cada um comeu até ficar satisfeito! Quando os restos foram recolhidos, havia doze cestos cheios de pedaços que sobraram! 21Cerca de 5.000 homens estavam na multidão naquele dia, além de mulheres e crianças.
22Logo depois, Jesus mandou que seus discípulos entrassem no barco e atravessassem para o outro lado, enquanto ele permanecia ali, a fim de despedir o povo para suas casas. 23Tendo despedido a multidão, ele subiu sozinho ao monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, 24e no lago os discípulos estavam em dificuldades, pois o vento tinha se levantado, e eles lutavam contra o mar agitado.
25Já de madrugada,#14.25 Entre as três e seis horas. Jesus veio até eles, caminhando em cima da água! 26Eles gritaram de medo, pois pensaram que fosse um fantasma.
27Mas Jesus logo os tranquilizou, dizendo: “Não tenham medo. Coragem! Sou eu!”
28Então Pedro gritou: “Senhor, se realmente é o Senhor, diga-me para eu ir caminhando em cima da água até onde o Senhor está”.
29“Venha”, disse o Senhor.
Assim Pedro saiu do barco e caminhou por cima da água na direção de Jesus. 30Mas quando ele olhou em volta e sentiu a força do vento, ficou cheio de pavor, começou a afundar e gritou: “Salve-me, Senhor!”
31No mesmo instante Jesus estendeu-lhe a mão e o segurou. “Ó homem de pequena fé, por que você duvidou?”, disse Jesus.
32E quando eles subiram no barco, o vento parou. 33Os outros ficaram muito admirados e o adoraram, dizendo: “Realmente o Senhor é o Filho de Deus!”
34Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré. 35A notícia da chegada deles espalhou-se depressa por toda aquela região, e logo o povo trouxe seus doentes para serem curados. 36Os doentes pediam-lhe que os deixasse tocar mesmo que fosse na barra do seu manto, e todos os que faziam isso foram curados!

Currently Selected:

Mateus 14: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy