YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 4

4
1Então Jesus, cheio do Espírito Santo, deixou o rio Jordão, e foi levado pelo Espírito às terras áridas e desertas da Judeia, 2onde o diabo o tentou durante 40 dias. Ele não comeu nada durante esse tempo, e no final ficou com muita fome.
3O diabo disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra se transforme em pão”.
4Mas Jesus respondeu: “Está nas Escrituras: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ ”.
5Então o diabo o levou para o alto e mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo. 6Depois disse-lhe: “Eu darei a você todos estes magníficos reinos e sua glória porque eles me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser, 7se tão somente você cair de joelhos e me adorar”.
8Jesus respondeu: “Está nas Escrituras: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e sirva somente a ele’ ”.
9Então o diabo o levou a Jerusalém, colocou-o no alto do templo, e disse: “Se você é o Filho de Deus, salte! 10Pois está nas Escrituras:
‘Porque o Senhor dará instruções especiais aos seus anjos para protegerem você em todos os seus caminhos.
11Eles o apoiarão com as mãos, para que você não tropece em alguma pedra!’ ”#4.11 Sl 91.11,12.
12Jesus respondeu: “As Escrituras também dizem: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ ”.#4.12 Dt 6.16.
13Quando o diabo terminou todas as tentações, deixou Jesus até ocasião oportuna.
14Jesus então voltou para a Galileia, cheio do poder do Espírito. Logo ele ficou bem conhecido em toda aquela região. 15Por causa dos seus ensinamentos nas sinagogas, todos o elogiavam.
16Estando na cidade de Nazaré, terra da sua infância, como de costume foi à sinagoga no sábado, e se levantou para ler as Escrituras. 17Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías. Ele abriu no lugar onde está escrito:
18“O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar as boas notícias de salvação aos pobres. Ele me enviou para consolar os que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e dar vista aos cegos 19e proclamar o ano da graça do Senhor”.#4.19 Is 61.1,2.
20Então Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se, enquanto todo mundo na sinagoga olhava atentamente para ele. 21Então acrescentou: “Hoje estas Escrituras se cumpriram!”
22Todos os que se achavam ali falavam bem dele e estavam admirados com as palavras de graça que saíam dos seus lábios. “Como pode ser isto?”, perguntavam eles. “Este não é o filho de José?”
23Então ele disse: “Provavelmente vocês citarão para mim aquele provérbio: ‘Médico, cure-se a si mesmo! Por que você não opera aqui, na sua própria cidade, milagres iguais àqueles que fez em Cafarnaum?’
24“Porém eu lhes afirmo que de fato nenhum profeta é aceito em sua própria terra! 25Havia muitas viúvas judias em Israel no tempo de Elias, precisando de ajuda naqueles dias de crise, porque por três anos e meio não tinha chovido, e a fome espalhava-se pela terra; 26todavia Elias não foi enviado a nenhuma delas, a não ser à viúva de Sarepta, na região de Sidom. 27Ou pensem no profeta Eliseu, que purificou Naamã, o sírio, todavia nenhum dos leprosos em Israel foi purificado”.
28Essas observações provocaram a ira de todos os que estavam na sinagoga. 29Levantando-se, amotinaram-se contra Jesus, expulsaram-no da cidade e o levaram à encosta do monte sobre o qual a cidade estava construída, para empurrá-lo precipício abaixo. 30Porém ele passou por entre a multidão e os deixou.
31Depois voltou para Cafarnaum, uma cidade da Galileia, e começou a ensinar na sinagoga todos os sábados. 32Ali também o povo estava maravilhado com as coisas que ele ensinava, porque ele falava com autoridade.
33Certa ocasião, quando estava ensinando na sinagoga, um homem dominado por um demônio começou a gritar para Jesus: 34“Nós não queremos nada com você, Jesus de Nazaré. O Senhor veio para nos destruir. Eu sei quem o Senhor é: o Santo de Deus”.
35Jesus o repreendeu e disse: “Cale-se! E saia dele!” O demônio jogou o homem no chão à vista da multidão, e depois o deixou sem lhe fazer mal.
36Admirado, o povo perguntava: “Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles vão embora!” 37E as notícias a seu respeito espalharam-se rapidamente por toda aquela região.
38Depois de deixar a sinagoga naquele dia, ele foi para a casa de Simão, onde encontrou a sogra dele muito doente, com febre alta. “Faça algo para curá-la”, suplicavam todos. 39Chegando ao lado dela, inclinou-se, repreendeu a febre, e a febre a deixou; e ela se levantou e começou a servi-los!
40Quando o sol se pôs naquela tarde, trouxeram a Jesus todos os que apresentavam algum tipo de doença; e ele os curou impondo as mãos sobre cada um deles! 41Alguns estavam dominados por demônios, e os demônios, diante da sua ordem, saíam gritando: “O Senhor é o Filho de Deus”. Mas porque sabiam que ele era o Cristo, Jesus os repreendia e não permitia que falassem.
42No outro dia de manhã, Jesus saiu a um lugar deserto. O povo o procurava por toda parte, e quando finalmente o encontraram, pediram-lhe que não os deixasse. 43Porém, ele respondeu: “Eu preciso pregar a boa-nova do Reino de Deus em outros lugares também, porque foi para isso que fui enviado”. 44Por isso ele continuou a viajar de um lado para outro, pregando nas sinagogas de toda a Judeia.#4.44 Alguns manuscritos dizem “Galileia”.

Currently Selected:

Lucas 4: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy