YouVersion Logo
Search Icon

Josué 4

4
1Quando todo o povo estava a salvo no outro lado do Jordão, o Senhor disse a Josué: 2“Chame os doze homens que foram escolhidos para a tarefa especial, um de cada tribo, 3e diga para que apanhem doze pedras do meio do rio, do lugar em que os sacerdotes ficaram parados. Levem as pedras e façam com elas um monumento no lugar em que Israel acampar esta noite”.
4Assim Josué reuniu os doze homens que havia escolhido entre os israelitas, um de cada tribo, 5e disse a eles: “Passem adiante da arca da aliança do Senhor, o seu Deus, até o meio do Jordão, e cada um de vocês deverá colocar uma pedra nos ombros — doze pedras ao todo, uma para cada tribo de Israel. 6Com elas vamos construir um monumento, de modo que no futuro, quando os filhos de vocês perguntarem: ‘Para que servem estas pedras?’, 7vocês dirão: ‘É para lembrar que as águas do Jordão pararam de correr quando estávamos atravessando o rio com a arca da aliança do Senhor!’ Essas pedras vão servir para fazer o povo de Israel lembrar sempre deste espantoso milagre”.
8Os homens fizeram como Josué havia ordenado a eles; pegaram doze pedras no meio do rio Jordão — uma para cada tribo conforme a ordem dada pelo Senhor a Josué, e as levaram para o lugar onde o povo estava acampado. 9Além disso, Josué mandou fazer outro monumento de doze pedras no meio do rio Jordão, no lugar em que estavam parados os sacerdotes que carregavam a arca da aliança. E essas pedras estão lá até o dia de hoje.
10Os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no meio do rio, e dali não saíram enquanto não foram cumpridas as ordens dadas pelo Senhor a Josué, por meio de Moisés. Enquanto isso o povo atravessou o leito seco do rio o mais rápido possível. 11Depois que todos passaram, os sacerdotes passaram para o outro lado diante do povo, com a arca do Senhor. 12As tropas das tribos de Rúben, de Gade e da meia tribo de Manassés atravessaram bem armadas, à frente dos israelitas, como Moisés havia instruído. 13Cerca de quarenta mil guerreiros preparados para a guerra foram na frente das outras tribos, como forças do exército do Senhor, marchando para as planícies de Jericó.
14Aquele foi um dia marcante para Josué. O Senhor fez com que o povo reconhecesse o valor de Josué. E o povo passou a respeitar Josué como havia respeitado Moisés, e não só naquele dia, mas durante toda a vida dele!
15Então o Senhor disse a Josué: 16“Mande que os sacerdotes que carregam a arca da aliança#4.16 Em hebraico “a arca do Testemunho”. saiam do Jordão”.
17Josué passou essa ordem aos sacerdotes. 18E assim que os sacerdotes saíram do leito do rio, as águas começaram a correr de novo e cobriram as suas margens como antes!
19Este milagre aconteceu no décimo dia do primeiro mês.#4.19 Ou no dia 25 de março, segundo o nosso calendário. Nesse dia, todo o povo cruzou o rio Jordão e acampou em Gilgal, no lado oeste da cidade de Jericó; 20e ali as doze pedras tiradas do Jordão foram empilhadas por Josué como um monumento. 21Então Josué voltou a explicar a finalidade das pedras. “No futuro”, disse ele, “quando os filhos perguntarem aos seus pais: ‘Que significam essas pedras?’, 22vocês poderão dizer: ‘Aqui o povo de Israel cruzou o rio pisando em terra seca!’ 23Pois o Senhor, o seu Deus, secou o rio bem diante dos nossos olhos e manteve seco o leito do rio, até que todos tivessem atravessado! A mesma coisa o Senhor, o seu Deus, fez quarenta anos antes com o mar Vermelho! 24Ele fez assim para que todas as nações da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sirvam e respeitem o Senhor, o seu Deus, para sempre”.

Currently Selected:

Josué 4: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy