YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 9

9
1Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes: “Tenham muitos filhos e povoem novamente a terra. 2Todos os animais da terra terão medo de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, os animais que rastejam pelo chão e os peixes do mar. Todos eles serão dominados por vocês. 3Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento, além dos vegetais.
4“Mas nunca comam a carne com a sua vida, isto é, com o sangue. 5Pedirei contas de cada ser humano e de cada animal que derramar o sangue de alguém.
6“Quem derramar o sangue de um ser humano, pelo ser humano seu sangue será derramado, pois ele foi criado à imagem de Deus.
7“Multipliquem-se, povoem novamente a terra e exerçam domínio sobre ela”.
8Deus disse mais a Noé e aos seus filhos: 9“Estabeleço a minha aliança com vocês, com todos os seus descendentes 10e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, todos os animais que saíram da embarcação com vocês e com todos os animais da terra. 11Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais os seres vivos da terra serão destruídos pelas águas. Nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra”.
12E Deus disse: “E como sinal desta aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações, 13aparecerá um arco-íris nas nuvens. Este será o sinal da aliança entre mim e a terra. 14Quando o céu se acumular de nuvens e nelas aparecer esse arco, 15então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. Nunca mais destruirei a vida por meio de um dilúvio semelhante. 16Verei o arco-íris e atentarei para a aliança eterna que eu, como Deus, fiz com os seres vivos de todas as espécies que existem na terra”.
17Deus disse a Noé: “Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e todos os seres vivos que existem na terra”.
18Os três filhos de Noé que saíram da embarcação foram Sem, Cam e Jafé. (Cam é aquele de quem descendem todos os cananeus). 19Esses são os três filhos de Noé. Destes descendem todos os povos da terra.
20Noé tornou-se agricultor e plantou vinhas. 21Um dia embriagou-se e despiu-se completamente dentro da sua tenda. 22Cam, pai de Canaã, viu o pai despido, saiu e foi chamar os outros dois irmãos. 23Então Sem e Jafé pegaram uma capa, chegaram-se de costas com a capa suspensa nos ombros, aproximaram-se do pai no meio da tenda, e o cobriram, sem terem visto a nudez do pai.
24Quando Noé se refez da sua embriaguez e soube o que tinha acontecido e a forma como o seu filho mais novo tinha agido, 25disse:
“Maldito seja Canaã. Que se torne escravo dos descendentes de seus irmãos”.
26E acrescentou:
“Bendito seja o Senhor, Deus de Sem. Que os cananeus sirvam a ele. 27Que Deus abençoe Jafé e que partilhe da prosperidade de Sem, e que os cananeus também sirvam a ele”.
28Noé viveu ainda 350 anos depois do dilúvio. 29Ele morreu com 950 anos de idade.

Currently Selected:

Gênesis 9: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy