YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 7

7
1Finalmente chegou o dia em que o Senhor disse a Noé: “Entra na embarcação com toda a sua família, porque, de toda a humanidade, você é o único justo que encontrei. 2Leve para dentro da embarcação sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea. 3Leve também sete casais de aves de cada espécie. Assim se poderá manter viva cada espécie após o dilúvio. 4Daqui a uma semana vou fazer chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e tudo quanto criei com vida morrerá”.
5Noé fez tudo conforme o Senhor lhe tinha ordenado.
6Noé tinha 600 anos de idade quando as águas do dilúvio vieram sobre a terra. 7Ele, seus filhos, sua mulher e as noras entraram na embarcação, para escaparem das águas do dilúvio. 8Com eles entraram toda espécie de vida animal, puros e impuros, os que rastejavam pelo chão e as aves. 9Entraram com Noé na embarcação em pares, macho e fêmea, tal como Deus havia ordenado. 10Passados sete dias, as águas do dilúvio inundaram a terra.
11Quando Noé tinha precisamente 600 anos, um mês e dezessete dias de idade, romperam-se todas as fontes do abismo, e as comportas do céu se abriram. 12Desabou forte chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
13No dia em que as chuvas começaram a cair, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com suas noras, entraram na embarcação. 14Entraram também todos os animais de acordo com as suas espécies: animais domésticos, animais selvagens, todos os demais seres vivos que rastejam pelo chão, e todas as criaturas com asas: todas as aves e os outros animais que voam. 15Pares de todas as espécies vivas vieram a Noé e entraram na embarcação. 16Os animais que entraram eram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, tudo como Deus tinha ordenado a Noé. Depois, o Senhor fechou a porta.
17O dilúvio durou quarenta dias, e as águas aumentaram e levantaram a embarcação acima da terra. 18O nível das águas foi subindo cada vez mais, cobrindo a terra. E a embarcação flutuava na superfície das águas. 19As águas aumentaram tanto que cobriram até as montanhas mais altas existentes debaixo do céu, 20chegando a quase sete metros acima dos picos. 21Todos os seres vivos existentes na terra morreram: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens, todas as pequenas criaturas que povoam a terra e todo ser humano. 22Tudo o que havia na terra seca e que respirava, morreu. 23Assim foram destruídos todos os seres vivos que existiam na terra; tanto os seres humanos quanto os animais grandes e os animais pequenos que rastejam pelo chão e as aves do céu foram extintos da terra. Apenas Noé e os que estavam com ele na embarcação sobreviveram.
24E as águas cobriram a terra por cento e cinquenta dias.

Currently Selected:

Gênesis 7: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy