YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 46

46
1Israel partiu com tudo o que possuía. Ele parou em Berseba e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. 2Ainda em Berseba, Deus falou de noite com Israel por meio de visões. Deus disse: “Jacó! Jacó!”
Ele respondeu: “Eis-me aqui!”
3“Eu sou Deus, o Deus do seu pai”, disse ele. “Não tema em descer para o Egito, porque lá eu farei de você uma grande nação. 4Estarei com você na viagem para o Egito e certamente o trarei de volta. E a mão de José fechará os seus olhos”.
5Então Jacó deixou Berseba. E os filhos de Israel levaram o seu pai, seus filhos e suas mulheres nas carruagens mandadas pelo faraó. 6Levaram os seus rebanhos e os bens que tinham conseguido em Canaã, e Jacó e toda a sua família foram para o Egito. 7Levou para aquela terra seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, ou seja, toda a sua descendência.
8Estes são os nomes dos israelitas, Jacó e os seus filhos, que foram para o Egito:
Rúben, o filho mais velho de Jacó. 9Os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. 10Simeão e seus filhos Jemueel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, que era filho de uma cananeia. 11Levi e seus filhos Gérson, Coate e Merari. 12Judá e seus filhos Er, Onã, Selá, Perez e Zerá. Er e Onã morreram na terra de Canaã. Perez e seus filhos Hezrom e Hamul. 13Issacar e seus filhos Tolá, Puva, Jó e Sinrom. 14Zebulom e seus filhos Serede, Elom e Jaleel. 15Foram esses os filhos de Jacó e de Lia nascidos em Padã-Arã. Diná também era filha dela. No total, entre filhos e filhas, netos e netas, eram trinta e três pessoas. 16Gade e seus filhos: Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli. 17Aser e seus filhos: Imna, Isvá, Isvi, Berias e a irmã deles, Sera. Os filhos de Berias foram Héber e Malquiel. 18Foram esses os filhos que Jacó teve com Zilpa, serva que Labão deu a sua filha Lia. Ao todo, os filhos e filhas, netos e netas de Zilpa eram dezesseis pessoas. 19Os filhos de Raquel, a mulher de Jacó, José e Benjamim. 20No Egito nasceram estes filhos de José e de Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om: Manassés e Efraim. 21Os filhos de Benjamim: Bela, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde. 22Foram esses os filhos de Jacó e de Raquel. Ao todo, eram catorze pessoas. 23Dã e seu filho Husim. 24Naftali e seus filhos Jazeel, Guni, Jezer e Silém. 25Foram esses os filhos de Bila, que Labão deu à sua filha Raquel. Bila deu à luz sete filhos.
26Todos os que foram com Jacó para o Egito, todos os seus descendentes, sem contar as mulheres e seus filhos, somavam sessenta e seis pessoas. 27Com mais os dois filhos que nasceram de José no Egito, somando os membros da família de Jacó que foram para o Egito, eram setenta pessoas.
28Jacó mandou Judá à frente até José, para saber o caminho para Gósen. Quando eles chegaram, 29José mandou preparar uma carruagem, e foi encontrar-se com seu pai em Gósen. Ao vê-lo, José o abraçou e chorou. E ficou muito tempo abraçado ao pai, chorando.
30Israel disse a José: “Agora já posso morrer, pois já vi o seu rosto. Encontrei o meu filho vivo!”
31E José disse aos irmãos e a toda a família de seu pai: “Vou falar com o faraó e lhe direi: ‘Meus irmãos e toda a família de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram para cá. 32Os homens são pastores e criadores de gado. Eles trouxeram consigo os rebanhos, o seu gado e tudo o que têm’. 33Quando, pois, o faraó perguntar qual é a profissão de vocês, 34respondam assim: ‘Estes seus servos criam rebanhos desde pequenos. Esse também era o trabalho dos nossos antepassados’. Assim, vocês poderão ficar morando na terra de Gósen, porque os pastores são desprezados pelos egípcios”.

Currently Selected:

Gênesis 46: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy