YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 33

33
1De longe Jacó viu que Esaú estava vindo ao seu encontro, e com ele vinham quatrocentos homens. Então ele dividiu os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. 2Ele colocou as servas e seus filhos à frente, em seguida Lia e seus filhos, e por último Raquel com José. 3Depois, ele mesmo passou à frente e, à medida que se aproximava do seu irmão, Jacó inclinou-se sete vezes.
4Mas Esaú correu ao seu encontro e o abraçou. Ele colocou seus braços ao redor do pescoço de Jacó e o beijou. E os dois choraram. 5Então Esaú viu as mulheres e as crianças e perguntou: “Quem são esses que estão com você?”
“São os filhos que Deus bondosamente concedeu ao seu servo”, respondeu-lhe Jacó.
6Nesse meio-tempo, se aproximaram as servas e seus filhos e se inclinaram diante de Esaú. 7Aproximaram-se também Lia e seus filhos e se inclinaram. Finalmente, aproximaram-se Raquel e José e se inclinaram.
8Esaú então perguntou: “Com que intenção você mandou todos esses rebanhos que encontrei?”
Jacó respondeu: “Para ser bem recebido diante do meu senhor”.
9Esaú, porém, disse: “Eu já tenho muitas riquezas, meu irmão. Guarde o que é seu”.
10“Não recuse!”, insistiu Jacó. “Se existe aprovação da sua parte, por favor aceite o meu presente, porque ver a sua face é como contemplar a face de Deus; além disso, o senhor me recebeu tão bem. 11Aceite, pois, o presente que eu lhe trouxe. Deus tem sido muito generoso comigo. O que tenho é mais do que suficiente para mim”. E insistiu tanto que Esaú acabou aceitando.
12Esaú disse: “Vamos seguir em frente. Eu seguirei com você”.
13Jacó, porém, lhe disse: “Meu senhor sabe que as crianças que trago são frágeis. Além disso, tenho comigo ovelhas e vacas de leite, que amamentam suas crias. Se forçá-las demais num só dia, morrerão todos os rebanhos. 14Portanto, é melhor que meu senhor vá à frente de seu servo. Nós iremos mais devagar, acompanhando o passo dos rebanhos e das crianças, até me encontrar com o meu senhor em Seir”.
15Esaú respondeu: “Então, pelo menos permita-me deixar alguns homens com você”.
“Para quê?”, perguntou Jacó. “O fato de ser bem recebido pelo meu senhor já é o bastante para mim”.
16Assim Esaú começou a viagem de volta para Seir. 17Enquanto isso, Jacó foi para Sucote. Ali Jacó construiu uma casa para si e abrigos para os animais. Por isso, aquele lugar recebeu o nome de Sucote.#33.17 Sucote significa “barracas”.
18Completando a viagem de volta de Padã-Harã, Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, em Canaã, e acampou próximo da cidade. 19Ele comprou a parte do campo onde tinha montado o acampamento dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata.#33.19 Em hebraico 100 quesitas. Uma quesita é uma unidade monetária de valor desconhecido. 20Ali Jacó construiu um altar, ao qual deu o nome de El Elohe Israel.#33.20 El Elohe Israel significa “Deus, o Deus de Israel”.

Currently Selected:

Gênesis 33: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy