YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 26

26
1Nessa época veio fome sobre aquela região, o mesmo que havia ocorrido durante a vida de Abraão. Por causa disso, Isaque foi para Gerar, encontrar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito. Fique na terra que eu lhe indicar. 3Habite nela, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei a você e a seus descendentes todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai, Abraão. 4Farei com que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; por meio dos seus descendentes todas as nações da terra serão abençoadas. 5Farei isso porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus decretos e as minhas leis”. 6Assim, Isaque ficou em Gerar.
7Quando os homens daquele lugar perguntaram a respeito de sua mulher, ele disse: “Ela é minha irmã”. Ele teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensava: “Os homens daqui podem matar-me por causa de Rebeca, porque é muito bonita”.
8Isaque já morava ali havia muito tempo, quando Abimeleque, rei dos filisteus, viu da janela que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher. 9Então Abimeleque mandou chamar Isaque e disse: “É claro que ela é sua esposa! Por que você disse que ela era sua irmã?”
Isaque respondeu: “Porque fiquei com medo. Achei que alguém poderia me matar para ficar com ela”.
10Disse Abimeleque: “Como você pôde fazer uma coisa dessas conosco? Um de nós poderia facilmente ter-se deitado com sua mulher e você teria trazido culpa sobre nós”.
11E o rei deu a seguinte ordem ao povo: “Qualquer um que tocar neste homem ou em sua mulher certamente morrerá!”
12Isaque semeou naquela terra e, no mesmo ano, colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoava. 13Ele enriqueceu, prosperou, até ficar muito rico. 14Possuía ovelhas e bois e um grande número de servos, a tal ponto que os filisteus o invejavam. 15Por isso, tapavam todos os poços que os servos de Abraão, seu pai, tinham cavado nos seus dias, enchendo-os de terra.
16Então Abimeleque disse a Isaque: “Vá para outro lugar, pois você ficou mais rico e mais poderoso do que nós”.
17Então, Isaque saiu de lá, acampou-se no vale de Gerar, e ficou morando ali. 18Ele voltou a abrir os poços cavados no tempo do seu pai Abraão. Os filisteus tinham enchido de terra aqueles poços, depois da morte de Abraão. E Isaque deu aos poços os mesmos nomes que seu pai tinha dado.
19Os servos de Isaque cavaram um novo poço no vale e viram brotar ali uma fonte de águas subterrâneas. 20Mas os pastores de Gerar brigaram com os pastores de Isaque, dizendo: “Esta água é nossa!” Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque, porque discutiram por causa dele. 21Então os homens de Isaque abriram outro poço, e novamente houve briga por causa dele. Por isso, recebeu o nome de Sitna.#26.21 Sitna quer dizer “inimizade”. 22Saindo dali, Isaque mandou cavar outro poço, e como ninguém brigou por causa dele, chamou-o de Reobote e disse: “Agora o Senhor nos deu um lugar e prosperaremos na terra”.
23Dali Isaque foi até Berseba. 24Na mesma noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus do seu pai Abraão. Não tenha medo, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes, por amor ao meu servo Abraão”.
25Isaque construiu um altar e ofereceu culto ao Senhor. Ele armou ali as suas tendas, e os seus servos cavaram outro poço.
26Certo dia, Isaque recebeu visita de Gerar. Eram o rei Abimeleque, o conselheiro real Auzate e Ficol, o comandante do seu exército. 27Isaque perguntou: “Por que vieram a mim, visto que foram hostis comigo e me mandaram embora?”
28Eles responderam: “Vimos claramente que o Senhor está com você; por isso dissemos: 29‘Façamos um juramento entre nós e façamos uma aliança. Você não nos prejudicará, assim como nós não prejudicaremos você. Na verdade, nós tratamos bem você e o despedimos em paz. Vemos que o Senhor tem abençoado você’ ”.
30Então Isaque ofereceu um banquete para eles, e comeram e beberam. 31De manhã bem cedo, os dois fizeram um juramento. Isaque os despediu, e eles partiram em paz.
32Naquele mesmo dia, os servos de Isaque vieram contar-lhe a respeito de um poço que tinham cavado, e disseram: “Achamos água!” 33Isaque deu ao poço o nome de Seba#26.33 Seba significa “juramento”. e, por isso, aquela cidade é conhecida como Berseba.
34Esaú tinha quarenta anos quando casou com Judite, filha do heteu Beeri. Casou também com Basemate, filha do heteu Elom. 35Ambas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca.

Currently Selected:

Gênesis 26: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy