YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 16

16
1Sarai, mulher de Abrão, não tinha filhos. Sarai tinha uma criada egípcia chamada Hagar. 2Sarai disse a Abrão: “Já que o Senhor não me deu filhos, tenha relações com a minha criada. Se ela tiver filhos, serão meus”. Abrão concordou com a proposta de Sarai. 3Então Sarai, mulher de Abrão, deu a sua criada egípcia Hagar por mulher a Abrão, seu marido. Isso ocorreu depois de Abrão ter habitado por dez anos na terra de Canaã. 4Ele concordou, teve relações com Hagar e ela engravidou.
Quando Hagar viu que estava grávida, ficou arrogante e começou a tratar a sua senhora com desprezo. 5Então Sarai falou com Abrão: “Você deveria sentir a vergonha que estou passando! Entreguei a minha serva a você. Dei a ela o privilégio de ser a sua mulher, e agora que sabe que está grávida, me despreza!”
6Respondeu-lhe Abrão: “Sua serva é propriedade sua. Faça com ela o que você achar melhor”. Então Sarai maltratou-a de tal forma que Hagar precisou fugir.
7O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, ao lado da estrada de Sur, 8e disse a ela: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem e para onde está indo?”
Respondeu Hagar: “Estou fugindo da minha senhora, Sarai”.
9Então o Anjo do Senhor lhe disse: “Volte para a sua senhora e humilhe-se”. 10E o Anjo do Senhor continuou: “Faça o que digo, pois vou fazer de você uma grande nação. Ela se tornará tão numerosa que ninguém poderá contá-la”.
11Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor:
“Você está grávida e vai ter um filho. Dê a ele o nome de Ismael,#16.11 Que quer dizer “Deus ouve”. porque o Senhor deu ouvidos ao seu sofrimento e queixa. 12O seu filho se tornará um homem livre e indomável como um jumento selvagem! Ele será contra todos, e todos serão contra ele. Ele viverá perto de todos os descendentes do seu pai”.
13Este foi o nome que Hagar deu ao Senhor: “O Deus que me vê”. Ela perguntou: “Será que eu vi aquele que me vê?” 14Por isso aquela fonte que fica entre Cades e Berede passou a ser chamada de Beer-Laai-Roi.#16.14 Que quer dizer “Fonte do que vive e me vê”.
15Assim Hagar deu um filho a Abrão. Abrão deu ao menino o nome de Ismael. 16Abrão tinha 86 anos quando Ismael nasceu.

Currently Selected:

Gênesis 16: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy